WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.26.53.jpeg

ASSERJ na Band Rio. Vem saber por que nosso setor foi pauta no jornal!

22/05/2025 • Last updated 6 Months

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.26.53.jpeg

O setor supermercadista do Estado do Rio de Janeiro segue em trajetória de crescimento e consolidação como um dos principais motores da economia fluminense. Esse bom momento foi tema de reportagem especial do Jornal da Band Rio, que contou com a participação do presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz. Durante a matéria, ele destacou os resultados positivos e reforçou o papel estratégico do setor na geração de empregos formais.

No vídeo abaixo, é possível assistir à reportagem completa no canal da Band Rio e conferir como o setor vem contribuindo de forma concreta para o desenvolvimento econômico sustentável do estado.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=kVOcxoezZiQ[/embed]

Desempenho do setor no CAGED

Segundo os dados mais recentes do CAGED/TEM (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego), o setor supermercadista do Rio de Janeiro registrou 232 novas vagas com carteira assinada em março de 2025, consolidando o segundo mês consecutivo de saldo positivo na geração de empregos.

“Em um cenário nacional desafiador, o Rio de Janeiro foi o único estado do Sudeste a registrar saldo positivo de contratações no setor supermercadista. Esse resultado reforça a relevância estratégica da nossa região e o papel fundamental que desempenhamos na geração de empregos e no fortalecimento da economia brasileira”, afirmou Fábio Queiróz.

Com esse desempenho, o Rio de Janeiro figura entre os principais polos empregadores do setor no país, ocupando a nona colocação no ranking nacional de contratações formais em março. No acumulado do primeiro trimestre de 2025, o estado também se destacou regionalmente como o único do Sudeste a registrar crescimento no número de empregos formais no setor, com um saldo positivo de 190 vagas. Em contraste, estados como São Paulo apresentaram retração, com perda de 1.174 postos no mesmo período.

Destaque nacional

O desempenho do setor supermercadista fluminense não apenas contrasta com a média nacional, como também reforça a força da atividade no estado. No acumulado dos três primeiros meses do ano, o Rio alcançou a sexta posição no ranking nacional de geração de empregos formais no setor, consolidando sua importância para a economia tanto regional quanto nacional.

Em nível nacional, o setor também apresentou resultado positivo em março, com a criação de quase 3,5 mil vagas formais, impulsionado especialmente pelos estados das regiões Sudeste e Sul.

  • no-related-news