
ASSERJ HUB: a ponte entre startups e o futuro do varejo!

A transformação digital redefine nosso tempo, nossa sociedade e, evidentemente, o varejo supermercadista não foge à regra. Foi justamente pensando nessa questão que surgiu, em 2024, uma ação 100% dedicada a startups com foco no varejo, o ASSERJ HUB, integrado ao Conecta Varejo, no Rio Innovation Week. Para este ano, a iniciativa se consolida como a vitrine mais poderosa para retailtechs promissoras que queiram demonstrar suas soluções tecnológicas inovadoras para o setor. Sob a idealização da ASSERJ, a plataforma pretende, em 2025, ampliar em 10 vezes seu alcance, reunindo durante todos os dias do Rio Innovation Week 40 startups com propostas de inovação voltadas ao varejo supermercadista, grandes marcas e líderes do setor.
"O varejo como um todo, inclusive o supermercadista, está incorporando tecnologias inovadoras para aprimorar a experiência do consumidor e otimizar operações. Porém, para que essas soluções ganhem escala e se integrem à realidade de empresas de todos os portes, é preciso informação, diálogo, visão e, nada melhor do que o Conecta Varejo para fazer essa ponte entre essas soluções e o mercado. E para que outras ferramentas como essas ganhem espaço no setor, o projeto ASSERJ Hub, vai abrir a oportunidade para que 40 startups possam apresentar as suas soluções para os visitantes do evento, que incluem possíveis clientes, investidores e profissionais do universo varejista. Serão disponibilizados estandes posicionados estrategicamente para que as startups tenham o seu lugar de fala e exposição dentro desse grande e rico ecossistema. O projeto, liderado por mim, teve início no ano passado, num modelo embrionário e, nesta edição, ganha robustez aumentando em 10 vezes o número de empresas participantes", explica Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.
Mais que apresentações: networking e visibilidade
O ASSERJ HUB não se mostra apenas uma excelente oportunidade de apresentar um produto, mas também como uma ponte estratégica e valiosa para startups focadas no varejo, com ampliação de networking, visibilidade de marca e acesso aos mais importantes players do varejo. A missão é clara: converter inovação em negócios reais. Ou seja, o ASSERJ HUB é a conjuntura perfeita para retailtechs apresentarem suas soluções para um público qualificado, incluindo potenciais clientes e investidores, além de se inserirem em debates e discussões sobre o futuro do varejo, facilitando a entrada de novas tecnologias no mercado, beneficiando a todos.
Queiróz frisa: "Essa iniciativa é uma vitrine poderosa, mas também um gesto simbólico de abertura e colaboração. Ao criar pontes entre a inovação e o mercado tradicional, o Conecta ajuda a acelerar o desenvolvimento do setor de forma inclusiva e estratégica, garantindo que o varejo, e aí destaco o supermercadista, continue sendo um importante protagonista na economia brasileira. Precisamos ouvir novas ideias, testar soluções, apoiar talentos e estar abertos ao novo. O Conecta Varejo aponta caminhos e aproxima o presente do futuro".
"Em tempos em que a disrupção é o novo normal, o conhecimento compartilhado se torna o ativo mais valioso. É por isso que, mais do que participar do Rio Innovation Week, nós, do setor de varejo, precisamos estar profundamente engajados. A inovação começa na conversa certa, com as pessoas certas — e o Conecta Varejo é sobre isso!", destaca o presidente da ASSERJ.
Além da gôndolaO Conecta Varejo, embrião da Rio Innovation Week, é um dos principais espaços de encontro e debate sobre tecnologia e transformação do varejo.
Queiróz explica: "Quando criei o Conecta Varejo, o evento tinha como objetivo atualizar conhecimento, estreitar as relações entre indústria e varejo supermercadista e, claro, criar um ambiente propício para a geração de networking, parcerias e negócios. Tudo isso visando algo maior: o desenvolvimento do setor. Seu modelo eficaz e atraente aos públicos envolvidos, inspirou uma versão ainda maior, abrangendo outros setores da sociedade como educação, esporte, cultura, entre outros, dando origem à Rio Innovation Week. Essa breve introdução ilustra a força e relevância do nosso setor para muito além das gôndolas!".
Por que e como uma retailtech deve participar?Entre os benefícios de participar do ASSERJ HUB estão:
Exposição qualificada: espaço exclusivo e alcance de audiência especializada, incluindo supermercadistas, investidores e especialistas em tecnologia;
Networking estratégico: possibilidades de conexões com grandes líderes do varejo e acesso a investidores;
Visibilidade de mercado: projeção de marca dentro de um dos maiores eventos de inovação da América Latina.
"Hoje, as transformações tecnológicas, que antes pareciam distantes, já impactam diretamente nossa operação, nossa relação com os consumidores e nossa capacidade de inovar. E mais, já estão gerando resultados para quem implantou nos seus negócios! Nesse contexto, o Conecta Varejo tem se consolidado como um dos fóruns mais importantes do país para refletirmos sobre os desafios e oportunidades que se apresentam no setor sob o pilar da tecnologia e inovação", aponta o presidente da ASSERJ.
Ricardo Cavaretti, CEO da Loja Imersiva, uma das startups expositoras de 2024, afirma: "A participação foi super interessante para nós. Nos conectamos com parceiros de negócios, com clientes, tivemos a oportunidade de conhecer vários marketplaces. Somos de São Paulo, então participarmos do evento foi uma ótima experiência".
A curadoria é seletiva, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui.
Inscreva sua startup e faça parte da transformação do setor! O futuro do varejo começa no ASSERJ HUB.
Notícias relacionadas
-
Por dentro da asserj
-
Por dentro da asserj
ASSERJ debate temas estratégicos em última reunião do Conselho Diretor em 2025
-
Por dentro da asserj
Escola ASSERJ reforça boas práticas e biossegurança em curso para manipuladores de alimentos
-
Por dentro da asserj
Fábio Queiróz fala sobre isenção do IRPF ao Estadão

