alas-asserj.jpeg

ALAS reforça atuação no setor e aposta em expansão e digitalização

26/09/2025 • Last updated 2 Months

Por dentro da asserj
alas-asserj.jpeg

Fundada em 1986, a Associação das Américas de Supermercados (ALAS) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne instituições, câmaras, associações e federações que representam importantes redes de supermercados das Américas.

Para Jaime Alberto Cabal, presidente da entidade, a atuação da ALAS está cada vez mais consolidada, com foco em fortalecer a articulação entre os supermercados nas Américas. “Estamos consolidando nossa atuação com uma rede cada vez mais robusta. A expansão é fundamental para fortalecer a articulação e o desenvolvimento dos supermercados nas Américas”, destacou.

Integração e intercâmbio internacional

Entre as principais estratégias da associação estão a manutenção de intercâmbios com entidades similares nas Américas e em outras regiões, participação em reuniões internacionais, troca de informações e tecnologias relacionadas ao setor, além da coordenação de eventos de especialização que promovem maior integração entre os associados.

Investimentos e sustentabilidade financeira

Um dos pontos centrais discutidos na última assembleia foi a diversificação das fontes de financiamento da ALAS. A associação pretende ampliar sua base de associados e aumentar suas receitas por meio de mensalidades, patrocínios, alianças estratégicas e missões de delegações internacionais.

Segundo Cabal, essas ações são essenciais para garantir a sustentabilidade da organização. “Estamos construindo um ecossistema que gera valor para o setor supermercadista. Com novos projetos e maior engajamento, podemos fortalecer nossas operações e ampliar nosso impacto”, afirmou.

Supermercadistas do Rio no cenário internacional

Vale destacar que o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, assumiu, no dia 25 de outubro de 2023, em cerimônia de posse em Cartagena, na Colômbia, o cargo de primeiro vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados (ALAS), posto que não era ocupado por um brasileiro há 17 anos.

Desde então, a participação de Fábio Queiróz na diretoria da ALAS representa um avanço estratégico para os supermercadistas fluminenses. Com a presença da ASSERJ na liderança da associação, os varejistas do Rio de Janeiro ganharam acesso ampliado a informações estratégicas, contatos internacionais e debates sobre o futuro do setor.

Além disso, a participação em projetos como o Observatório ALAS oferece uma visão global das tendências, permitindo que o varejo do Rio se antecipe a transformações e fortaleça sua competitividade. E, claro, que as práticas aplicadas aqui também sejam compartilhadas com as empresas da ALAS, fomentando uma riquíssima troca cultural que só visa desenvolver o setor como um todo.

"A trajetória da ALAS mostra como o Brasil tem papel essencial no fortalecimento do setor supermercadista. A parceria com a ASSERJ reforça a integração cultural dos países envolvidos em ambas as associações e projeta o varejo brasileiro como protagonista nas grandes discussões, internacionais, sobre o futuro do setor", explica Fábio Queiróz.