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Indústria de alimentos e bebidas traça estratégia para venda on-line
Varejo físico é principal canal de venda, mas grupos como Mondelez, Pepsico e AmBev querem ampliar a experiência do consumidor no digital As categorias de alimentos e bebidas, embora ainda tenham o varejo físico como principal canal de venda, têm registrado nos últimos anos crescimento acelerado da participação do e-commerce. As compras on-line de alimentação no último ano somaram R$ 7,29 bilhões, o que representa alta de 16,6% no comparativo a 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), correspondendo a 3,93% das vendas digitais do Brasil. Esse índice vem crescendo ano a ano após a pandemia. Em 2019, as vendas de alimentos industrializados e bebidas para o consumidor final representavam 2,99%. Para sustentar o crescimento da categoria no pós-pandemia, gigantes da indústria estão investindo para ampliar ainda mais a receita por esse canal. Além da reposição das despensas, especialistas avaliam que as companhias também podem replicar parte das compras por impulso típicas do varejo físico. O ambiente virtual representa ainda uma oportunidade para apresentar novos produtos do portfólio e entender a jornada de compra dos consumidores. Na Mondelez International, dona de marcas como Lacta e Tang, as vendas digitais em 2023 corresponderam a 10% do negócio da companhia no Brasil. A expectativa é de que a participação alcance 30% até 2030. Um dos desafios para o canal, segundo a diretora de e-commerce Lívia Seabra, é replicar o comportamento de quem está esperando na fila do caixa e é atraído pela gôndola de chocolates e salgadinhos. “É muito difícil criar impulso dentro do digital e é uma ocasião importante para snacks. Mas podemos trazer uma diferenciação, vender produtos que você não encontra na loja física”, afirma. A Mondelez criou uma jornada para impulsionar balas e gomas e registrou alta de 16% nos volumes vendidos entre janeiro e junho ante igual período de 2023. Segundo Seabra, a construção da categoria deve ocorrer pela inovação e pelo aumento de frequência de compra. A gigante do mercado de chocolates passou a olhar para o on-line em 2021, quando entendeu que o canal era parte importante da jornada de compra. “Mais de 80% dos consumidores estão buscando informações on-line, e fazem essa compra no on-line ou no offline”, afirma a executiva. Essa também é a avaliação da PepsiCo. A empresa não revela os dados de faturamento no Brasil, mas afirma que no primeiro semestre do ano registrou crescimento de 11% nas vendas globais do e-commerce em relação ao mesmo período de 2023. “A venda no on-line contribui, cada vez mais, para a venda do offline. De forma estratégica, os canais tornam-se complementares”, afirma Bruno de Oliveira, gerente de e-commerce da PepsiCo Brasil. De acordo com a dona das marcas Elma Chips e Toddy, o Brasil é a segunda maior operação em vendas de e-commerce na América Latina, com perspectiva de manter a trajetória de crescimento. “Acreditamos que o comércio eletrônico deve expandir mais de 5 vezes em importância, chegando de 5% a 6% de nossos negócios até 2025”, afirma Oliveira. O executivo ressalta que, além dos aplicativos de entrega e dos marketplaces, as plataformas de supermercados também compõem a estratégia para as vendas on-line. Uma exceção é a fabricante de bebidas Ambev, que lançou o aplicativo próprio Zé Delivery ainda em 2016, antes da pandemia forçar a digitalização do varejo. O aplicativo é descrito como “essencial para a companhia” por Fernando Mazzarolo, vice-presidente do Zé. De acordo com o executivo, uma das tendências notadas pela Ambev é a compra planejada de bebidas. Além do portfólio próprio da Ambev, com marcas como Corona e Guaraná Antártica, o aplicativo atua em parceria com outras indústrias para a venda de salgadinhos, carvão e gelo. “O Zé é hoje o maior vendedor de cervejas B2C do país, mas há também mais de 100 marcas em categorias como bebidas não alcoólicas, destilados e petiscos. Isso permite que o Zé lance novidades e campanhas de marketing personalizadas para os diferentes perfis de consumidores”, diz Mazzarolo. Fonte: Valor Econômico
10/07/2024
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Carrefour prepara gigantesca venda de ativos na América Latina
Varejista francesa autorizou a comercialização de 221 imóveis que, em sua grande maioria, não estão sendo utilizados O Carrefour anunciou que chegou em um consenso para o formato de operação de cisão (venda parcial) dos seus ativos imobiliários presentes na América Latina. Essa pretende ser a maior transação de capitalização de empreendimentos desse porte na história da empresa, na região. Serão ofertados cerca de 221 imóveis, entre eles edifícios do Carrefour e Atacadão. Também serão envolvidos espaços que abrigam galerias de lojas anexas e vagas de estacionamento com uso efetivo. Segundo Liliane Dutra, presidente do Carrefour Property, braço imobiliário do grupo, os ativos serão colocados dentro de um fundo de investimentos ou de uma empresa especializada. A gigante varejista ainda será o sócio majoritário, permanecendo com o controle do espaço, enquanto uma fatia minoritária deverá ser capitalizada. O objetivo descrito pelo Carrefour é receber uma injeção de recursos na casa dos bilhões de reais com a venda desses ativos. Por se tratar de uma negociação muito grande, ela ocorrerá em fatias, possivelmente três, conforme noticiou o Estado de São Paulo. "São vários namoros, mas ainda não teve um pedido de noivado", brincou Liliane, ao estimar que o primeiro acordo acontecerá ainda em 2024. Desde o anúncio da venda desses ativos, o mercado se movimentou para descobrir o valor pedido pelo Carrefour. Muitos dos interessados são gestoras de recursos e investidores institucionais, que estavam receosos com a exigência da empresa de um 'cheque no valor de bilhões de reais' e a condição de ser sócio minoritário, ambas contornadas nas últimas semanas. Segundo a Goldman Sachs, o valor integral do portfólio do Carrefour gira na faixa de R$ 11 a 17 bilhões, cálculo feito em 2022, quando iniciaram os projetos para venda desses ativos da empresa (450 imóveis à época).
10/07/2024
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Campanha da Abimapi usa estrela olímpica brasileira e cria oportunidade de trade para supermercados
Dia nacional do biscoito está vindo aí, o seu supermercado fará alguma ação voltada para o tema? A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) celebra o Dia Nacional do Biscoito, em 20 de julho, com a campanha "Jogos do Biscoito". Este ano, a celebração coincide com o início dos Jogos Olímpicos (26), criando uma conexão entre a tradição esportiva e a variedade dos biscoitos. A ação faz parte das comemorações dos 40 anos da entidade. Para estampar a campanha, a Abimapi convocou Oscar Schmidt, ex-atleta olímpico e recordista do basquete, que participará com vídeos nostálgicos e divertidos no Instagram, mostrando a relação entre os biscoitos e o desempenho da delegação brasileira nas últimas quatro décadas, uma alusão aos 40 anos da Abimapi. "Olhando bem, tem biscoito que tem porte de atleta né. Aqueles longos lembram jogadores de basquete, os redondos remetem a agilidade dos jogadores de futebol e os quadrados lembram quadras. Para comemorar o Dia do Biscoito e preparar a nossa torcida, vamos juntos pensar nas relações entre esses alimentos versatéis e os esportes. Vamos comemorar juntos?" comentou Oscar Schmidt para a Abimapi. As lembranças do ídolo do basquete brasileiro se entrelaçam com as 5 Olímpiadas em que participou, somando 1093 pontos, em mais de 300 jogos pela Seleção Brasileira, "para sustentar toda essa rotina foi necessário: biscoito", comentou o campeão pan-americano de 1987. A campanha busca aumentar o reconhecimento da Abimapi nas redes sociais como a maior representante da indústria de biscoitos, com conteúdos leves e divertidos. Uma série de posts resgatará momentos marcantes da trajetória brasileira nas Olimpíadas, associando esses feitos à variedade de biscoitos. Para envolver o público, será lançado um ranking interativo que associa tipos de biscoitos a diferentes modalidades esportivas. Os seguidores poderão interagir por meio de enquetes e votações nos stories da plataforma, ajudando a eleger os biscoitos que merecem estar no pódio das preferências. Essa interação visa não só engajar os seguidores, mas também reforçar a presença dos biscoitos como elementos constantes e queridos nas mesas dos brasileiros em diversos momentos do dia. Criado pela Abimapi em 2016, o Dia Nacional do Biscoito já se consolidou no calendário da indústria alimentícia brasileira. A campanha deste ano vai unir o prazer de saborear biscoitos com a emoção dos esportes, fortalecendo os laços entre a entidade e os consumidores. Supermercadistas, o que vocês têm planejado para o Dia Nacional do Biscoito?
10/07/2024
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Associados em foco
Tudo acaba em pizza: o RJ é o segundo maior consumidor de pizza do Brasil
Atentos a esta oportunidade, nossos associados aproveitam para faturar com produtos próprios e pizzarias dentro das lojas A preferência do brasileiro pela pizza está confirmada pelos dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que revelam que o Brasil ocupa a segunda posição do ranking de maior consumidor de pizzas do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo a Apubra, mais de 2.630 pizzas são preparadas por minuto em todo o país. Adivinha qual é o sabor preferido dos brasileiros? Calabresa lidera com 38,2% da preferência dos entrevistados. Segundo dados do iFood, no primeiro semestre de 2022 mais de 41 milhões de pizzas foram solicitadas pelo aplicativo. É uma média de cinco pedidos por segundo. Ainda de acordo com o aplicativo, os estados com mais pedidos são: São Paulo e Rio de Janeiro. Os supermercados fluminenses perceberam a oportunidade e investiram na nova forma de monetização, apostando na fabricação do alimento e na criação de pizzarias dentro das lojas. Para isso, ampliaram as áreas de manipulação, adquiriram fornos a lenha, contrataram profissionais, desenvolveram receitas com insumos importados, enfim se atualizaram para atender à demanda. No Rio de Janeiro, o pioneiro na implantação de pizzarias foi a rede de supermercados Zona Sul, que completa 65 anos inovando sempre. A criação de praças de alimentação dentro da área de vendas, com espaços de manipulação equipados com fornos a lenha à vista dos clientes; o desenvolvimento de receitas próprias de pizzas de massas finas; e a possibilidade de harmonizar com vinhos de rótulos premiados, caíram no gosto dos cariocas e visitantes da cidade. O programa seguro, saboroso e confortável para casais, famílias e jovens na volta da praia ou à noite, despertou a atenção da concorrência. E, para quem prefere levar para casa, eles oferecem a versão pré-pronta. Logo, outras redes seguiram a tendência por todo estado e atualmente nossos associados faturam cada vez mais com as pizzarias e pizzas de fabricação própria. No Vianense Recreio, a pizza de massa grossa faz sucesso no restaurante. O pizzaiolo Sergio Fiuza explicou que a intenção de fabricar a própria pizza é reforçar a identidade da marca. “Para garantir que a receita seja sempre a mesma, mantendo o sabor e as propriedades, os colaboradores seguem à risca a receita aprendida no treinamento. Hoje, temos quatro profissionais capacitados para a função por turno”, afirma. Ele acrescenta que são vendidas quase 500 pizzas por semana, dependendo da época do ano, acompanhadas por refrigerantes e vinhos. Os sabores mais procurados são os tradicionais calabresa, marguerita, quatro queijos e portuguesa. O Adonai reorganizou a área de manipulação e adquiriu uma mesa para montagem das pizzas e ralador de queijo. Otimizou os utensílios do setor de padaria e a equipe: os padeiros preparam a massa e os manipuladores fazem a montagem. Uma vez por mês, o time passa por treinamentos de reciclagem de modo a manter as mesmas propriedades e sabores das receitas. Diariamente, são produzidos 23 kg de massa e, no fim de semana, são vendidas entre 200 e 300 pizzas. “Toda sexta-feira, temos o festival da pizza e a bebida que mais acompanha é a Coca-Cola. Os sabores preferidos são muçarela e calabresa. Optamos pela fabricação própria porque buscamos servir com melhor qualidade fidelizando clientes e atraindo novos”, afirma o gerente regional de padaria Aldemario Sobrinho. No Prezunic, as pizzas representam 40% das vendas da seção de rotisserie. No Espaço Unic, a área de alimentação das lojas premium, há opções dos sabores tradicionais muçarela, calabresa e marguerita, e especiais como quatro queijos, peito de peru com alho poró, e a icônica pera com gorgonzola. Não faltam opções deliciosas para todos os gostos e bolsos. O associado Farinha Pura, no Humaitá, que tem perfil de público A e B, chegou à sofisticação de enviar o chefe de padaria para a Itália desenvolver a receita da Pizza In Pala. Com fermentação natural, a pizza é preparada com muçarela de búfala, e faz sucesso no espaço Farinha Pura Experiência. A gerente de administração e coordenadora de marketing, Patrícia Sturm, explica que a ideia do espaço é proporcionar uma experiência diferente e memorável: “Quando criamos, dedicamos um local específico para o que chamamos de Espaço Itália, um pedacinho do país dentro da nossa empresa. Desde o início, planejamos e providenciamos todos os equipamentos necessários, como fornos de alta qualidade e áreas de manipulação adequadas, para garantir que nossa pizza fosse preparada nas melhores condições possíveis”, afirma. Patrícia Sturm acrescenta que “ao desenvolver nossa pizza, queríamos oferecer algo exclusivo e diferenciado, uma pizza que fosse única na região. Acreditamos que uma experiência gastronômica autêntica e de alta qualidade é algo que sabemos fazer bem. Nossa pizza é vendida por quilo. Em um fim de semana típico, vendemos em média 45 kg de pizza”. No Empório Farinha Pura, os dias de maior saída de pizzas são sábado e domingo quando muitas famílias e amigos se reúnem para saborear a especialíssima mediterrânea feita com muçarela de búfala gratinada, molho de tomate da casa, olivada negra, pétalas de tomate confitadas em alho, tomilho, alecrim e rúcula fresca; e a clássica de calabresa, as preferidas dos clientes. Viu como a pizza pode ser um produto altamente rentável para os supermercados? O que você vai oferecer hoje no Dia Mundial da Pizza?
10/07/2024
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Multi Market celebra 25 anos com planos para o retail media
Almoço na Barra da Tijuca teve show de stand-up comedy, consolidados do clube de compras e uma novidade para retail media Aconteceu na tarde desta terça-feira (9), o almoço de aniversário da rede Multi Market, na Barra da Tijuca. O evento contou com a presença de representantes da indústria, associados do grupo e alguns colaboradores. O Espaço MundoRio comportou mais de 200 convidados que celebraram as 'bodas de prata' da empresa, que surgiu em 1999 como uma resposta à necessidade do mercado de encontrar soluções para o varejo. "É uma satisfação muito grande estar reunidos com amigos e associados nesse momento muito alegre para nós. Estamos aqui para viver esse momento ímpar em homenagem aos 25 anos, torcendo por mais 25", afirmou José Luiz, presidente do Multi Market, na abertura oficial do evento. A associação lembrou de muitas etapas na estrada do Multi Market, como o crescimento da marca que atingiu o número de mais de 50 lojas em 2024. "É uma alegria fazer parte dessa história. Quando pensamos em 25 anos, não tem como não associar a um casamento. Nesses 25 anos lutamos bastante, trabalhamos e chegamos ao passo de renovar essas forças por mais 25, além de continuar buscando o crescimento e a consolidação no mercado", disse André Portes, CEO da rede Multi Market. O executivo revelou no discurso para os convidados o desejo de fazer do Multi Market um "sonho americano" com o uso inovador dos seus PDVs para rentabilidade por meio do Retail Media. "Eu ainda tenho o sonho do supermercado se tornar uma Times Square, onde o local de compra vire uma experiência única ao cliente", afirmou. Para alcançar esse objetivo, a rede associativa lançará o Multi Market Trade 360, a nova empreitada da empresa para 2024 que chamou a atenção dos convidados. Nesse novo projeto, ações de trade marketing com o CRM do Multi Market analisando o comportamento do consumidor (usando o reconhecimento por CPF) impactará positivamente as vendas. Estudos trazidos pelo Multi Market revelaram que o consumidor decide pela compra nos 3 primeiros segundos ao ver o produto na gôndola, "é crucial explorarmos isso juntos", completou. O Multi Market defendeu uma parceria com peças da indústria que desejam aumentar as suas vendas, fortalecendo o branding, a visibilidade, o engajamento e a margem de lucro da loja. E a garantia do novo projeto é utilizar uma base de dados com CRM atualizado, guiando a estratégia com números reais. Clube de compras Para convencer os convidados de que essa participação é essencial, a rede abriu sua estratégia de CRM feita em parceria com a Mercafácil, que utiliza a ferramenta chamada CBM (Consumer Behavior Management), traduzida como 'Gestão de Comportamento do Consumidor', uma espécie de evolução do tradicional CRM. Alessa Paiva, Customer Sucess (Sucesso do Cliente) da Mercafácil, esteve presente e explicou o sucesso do clube de compras do Multi Market. Ela destacou números como: 283 mil consumidores cadastrados no clube de compras, enquanto 54% desses clientes da loja acessam o aplicativo para comparar os preços. “É possível ter a sua marca em qualquer lugar, tendo 35% de conversão de ativação de clientes para o produto. Em outras palavras, essa é uma fidelização eficaz com dados de consumo”, explicou. A participação do Clube de Compras do Multi Market é visto como um fator essencial do mega aniversário, que premiará os consumidores que gastarem cerca de R$ 50 em compras com cupons valendo o sorteio de 1 bicicleta elétrica por loja. Indústria parabeniza o Multi Market Em meio à festa de aniversário, representantes da indústria parabenizaram o aniversário de 25 anos da rede. Muitos ressaltaram o desejo de participar de ações do aniversário, além de comemorar a longa parceria. "Estamos desde o inicio desses 25 anos e estamos muito felizes com essa parceria. É uma rede muito importante para nós", afirmou Marcos Andrade, gerente comercial da Itambé. "É um prazer estar aqui nesses 25 anos da rede do Multi Market. Para a Seara é uma honra ser considerada como uma parceira importante para eles. Pode ter certeza que a Seara estará sempre junto do Multi Market nos próximos 25 anos", disse Richardson Costa, supervisor comercial da Seara Alimentos. A celebração de aniversário também contou com a presença da Coca-Cola. O gerente de novos negócios, Alessandro Viana, prestigiou o evento. "Para nós, da Coca-Cola, é um prazer estar aqui nesse aniversário da Rede Multi Market. Temos um carinho muito grande por essas pessoas e torcemos para que bons negócios continuem sendo feitos nessa relação de mão dupla, e quem mais é beneficiado é o consumidor". A Asserj aproveita para parabenizar todos os associados da rede e desejar que os próximos 25 anos sejam de muitas realizações e concretização dos projeto traçados.
09/07/2024
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Quebra no FLV pode ser evitada com boas dicas. Saiba como
Categoria de frutas, legumes e verduras tem sido uma das mais atingidas pelos níveis de quebra nos supermercados Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o setor de FLV (frutas, legumes e verduras) aumentou cerca de 44% em vendas no balanço de 2023, movimentando mais de R$ 19,2 bilhões. Na avaliação, as fortes ondas de calor impulsionaram esses números. A Nielsen Consultoria avaliou que a categoria é prioridade para 58% dos consumidores de supermercados, e tem sido um dos grandes propulsores de fidelização. Entretanto, o nível de quebra (nomenclatura usada para prejuízo no varejo) no setor de Frutas, Legumes e Verduras e em outros setores de comidas perecíveis ainda é alto. Segundo números do ranking de eficiência operacional da Associação Brasileira de Supermercados, o FLV representa 5,26% de perdas para os supermercadistas. Na lista, tomate, banana, folhagens, morango e cebola são os itens que mais apresentam perdas. “Cresce muito a importância do investimento na área de prevenção de perdas e na contratação de profissionais capacitados para melhor gestão do estoque, pois todas essas consequências diminuem a competitividade tendo reflexo na redução dos lucros e impactando o preço final dos produtos para o consumidor”, explicou Carlos Eduardo Santos, presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). Confira algumas dicas: 1. Controle de Qualidade na Origem Seleção de Fornecedores: Trabalhe com fornecedores de confiança que garantam produtos de alta qualidade. Inspeção de Entrada: Realize inspeções rigorosas de qualidade ao receber as mercadorias. 2. Armazenamento Adequado Temperatura e Umidade Controladas: Utilize câmaras frias e mantenha a umidade adequada para cada tipo de produto. 3. Manejo e Manuseio Cuidadoso Treinamento de Funcionários: Ensine os funcionários a manusear os produtos com cuidado para evitar danos. Equipamentos Adequados: Use caixas e prateleiras adequadas que minimizem o impacto e a pressão sobre os produtos. 4. Monitoramento Contínuo Verificação Diária: Inspecione os produtos diariamente para detectar sinais de deterioração e agir rapidamente. Tecnologia de Monitoramento: Utilize sensores e softwares para monitorar a temperatura e a umidade em tempo real. 5. Redução de Desperdício Transformação de Produtos: Use frutas e legumes próximos da deterioração para fazer sucos, saladas ou pratos prontos. Compostagem: Utilize os resíduos orgânicos para compostagem, reduzindo o desperdício e beneficiando o meio ambiente.
09/07/2024
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Casino negocia venda de sua fatia no Grupo Pão de Açúcar
O anúncio, na última quinta-feira (4), fez as ações do Grupo Pão de Açúcar subirem 7,33% Com uma participação societária de 22,5% do total de ações do Grupo Pão de Açúcar, o Casino deu início às negociações para venda de sua fatia que hoje equivale a R$ 324 milhões. A empresa francesa já foi a controladora do GPA, mas perdeu esse posto em março de 2024 quando a companhia brasileira realizou seu follow-on.* (*) Quando uma empresa faz sua primeira oferta pública de ações, essa operação recebe o nome de IPO (Initial Public Offer). Mas se ela já tem o capital aberto e já realizou IPO, as novas ofertas são denominadas subsequentes (follow-on). Veja quais são os interessados na fatia do Casino: Plurix, braço dedicado a negócios de varejo do Pátria Investimentos, comandado pelo também ex-CEO do GPA, Jorge Faiçal. Ronaldo Iabrudi, ex-CEO do GPA e atual vice-presidente do Conselho de Administração da companhia. Por sua posição estratégica, é considerado um competidor forte na disputa. GTF Capital, do investidor Rafael Ferri, que organizou um pool de investidores que, juntos, teriam hoje cerca de 10% do capital da companhia. Afundado em dívidas, o grupo francês já anunciou a intenção de sair das operações em mercados emergentes, diante da crise financeira que enfrenta há quase dez anos. Foi nesse contexto que o grupo vendeu sua participação na rede de atacarejo brasileira Assaí e na rede de supermercados Éxito, da Colômbia, no ano passado. Procurado, o GPA preferiu não comentar. Fonte: http://www.investnews.com.br
09/07/2024
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Supermarket Floresta anuncia novo CEO
Com mais de 25 anos de atuação no varejo como CEO de grandes multinacionais, Alexandre Schalch Leal assume a diretoria executiva do Grupo Floresta Supermarket Focado em aumentar vendas e lucratividade, Schalch Leal ocupava anteriormente a Chefia de Varejo na Loja Amiga, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Antes, foi CEO do Decisão Atacarejo, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O executivo possui mais de 25 anos de experiência em operações e merchandising de grandes empresas multinacionais de varejo e, agora, chega ao Floresta Supermarket na posição mais alta da liderança. Formado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da USP, Schalch é pós-graduado em Gestão Internacional de Negócios pela FGV/EAESP. Como CEO, Alexandre Schalch Leal está comprometido em impulsionar a visão de excelência no varejo, focando na inovação, na satisfação do cliente e na eficiência operacional. A ASSERJ deseja boa sorte e boas vendas!
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