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No ar: edição de outubro da revista Super Negócios destaca Seminário, função de controller, expectativas para o Natal e muito mais!
Informações completas e de qualidade à disposição! A nova edição da revista Super Negócios já está no ar e traz uma imersão em temas atuais e essenciais para quem busca crescer no varejo supermercadista. Os destaques do mês de outubro são leituras fundamentais para quem quer se desenvolver com inteligência e estratégia. Na matéria de capa, "Natal de tradições, fidelização e novos hábitos", uma análise completa sobre uma das datas mais aguardas do calendário do varejo supermercadista. Dados, pesquisas de comportamento, análises de especialistas, estratégias, tudo para fornecer aos leitores a visão mais ampla e completa possível sobre como atuar na data, que exige muito estudo e estratégia para obter os melhores resultados para o negócio. Outro grande tema deste mês é a análise do "Caderno Especial": "Saudabilidade: a tendência que impulsiona vendas!". A matéria destaca como o que antes era um nicho, se tornou uma realidade, com cada vez mais atenção dos consumidores à categoria, porém, exigindo cuidado e curadoria do mix, já que as decisões de compra são extremamente seletivas. A matéria traz dados, pesquisas, levantamentos e dicas para impulsionar suas gôndolas, com exemplos de redes que investiram nessa área e já detectaram retorno considerável. Na editoria "Gestão Eficiente, Lucro Certo", o leitor encontra um guia completo e direto sobre a função do controller em uma rede supermercadista, destacando sua fundamental importância para a gestão do negócio e para o crescimento financeiramente saudável da empresa, pontuando indicadores, desafios e formas de atuação de um profissional essencial para as operações. A seção "Indústria em Cena" abre as portas da fábrica da Verde Campo e revela como a saudabilidade pode, e deve, combinar cultura organizacional, valores inegociáveis, tecnologia e trabalho humano em uma combinação que gera qualidade, diferenciação e percepção real junto aos consumidores, fatores que consolidaram a empresa mineira, de alma carioca, como uma referência nas gôndolas do Brasil inteiro. Já na editoria "Vale a Pena?" o conteúdo aprofunda os prós e contras de estações de recarga de carros elétricos em estacionamentos de supermercados, ajudando o varejista a tomar decisões mais assertivas e adaptadas ao contexto do seu negócio, diante da realidade crescente do interesse do brasileiro por veículos eletrificados. E trazemos depoimentos de quem já adotou ou planeja ter a ferramenta. Já no "Super Papo", Day Titon, diretora comercial da Baly, traz insights sobre a "cultura da coragem" e as formas de transformar o medo em oportunidades no varejo supermercadista. Ela aborda como escuta ativa de consumidores, inovação e cultura organizacional são questões estratégicas para desenvolver uma trajetória de sucesso. A editoria "Conecta Varejo" apresenta o tema "Fiscal Remoto: porque investir nessa tecnologia?", com insights valiosos sobre a ferramenta que já ajuda redes fluminenses a reduzir perdas e melhorar a experiência do cliente reduzindo, por exemplo, o tempo de atendimento em caixas, com cases de estratégias bem executadas por nossos associados. Em "Economia em Pauta", uma análise aprofundada do cenário econômico global e nacional e de resultados do setor supermercadista, ajudando o varejista a ajustar estratégias com base em indicadores atualizados. E no Espaço Trade, a aposta é na transformação do ponto de venda (e suas extensões) em um palco de experiência para o consumidor, trazendo ativações de marcas como Coca-Cola e Ypê, nos supermercados. A publicação ainda traz todos os detalhes da próxima edição do Seminário Super Negócios, na editoria "Vem Aí". Além disso, todas as novidades institucionais da Associação no "Por Dentro da ASSERJ", histórias inspiradoras de quem vive o varejo na pele, como Thiago Mattos, do Supermarket Alvorada, na seção "Eu no Varejo", lançamentos de produtos que prometem agitar as vendas no "Cheguei na Gôndola", estratégias e tendências de consumo para aproveitar a reta final do calendário do futebol brasileiro na editoria “Boas Vendas” e, no Papo de Adega, uma reflexão sobre o comportamento dos 60+ no consumo de vinhos. A edição de outubro da revista Super Negócios está imperdível. CLIQUE AQUI e tenha uma leitura estratégica para quem quer estar à frente no varejo!
06/10/2025
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Por dentro da asserj
Os próximos passos da ALAS, agora sob a gestão do presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, agora também presidirá a Associação das Américas de Supermercados (ALAS). Eleito no dia 1º deste mês para comandar a entidade no biênio 2026-2027, Queiróz já anunciou que dará sequência à gestão de Jaime Cabal, atual mandatário da ALAS. Porém, além disso, Queiróz pretende promover diversas iniciativas durante seu mandato, trazendo uma visão estratégica voltada para inovação, integração e fortalecimento do setor supermercadista nas Américas. Com foco em transformar desafios em oportunidades, sua atuação será pautada em três eixos centrais: inovação, eventos e governança, com o compromisso de levar as melhores práticas e experiências para todos os países associados. Entre os principais objetivos de sua gestão, destaca-se a ampliação da representatividade da ALAS, buscando incluir mais nações associadas, fortalecendo a voz do setor no cenário internacional e promovendo um associativismo verdadeiramente participativo. Outro foco estratégico é a educação e capacitação do varejo supermercadista, com a expansão do Workshop ALAS e a criação da Escola ASSERJ-ALAS, iniciativa que levará a atuação da Escola ASSERJ a nível continental, disseminando conhecimento especializado para os mais diversos profissionais. No campo da inovação, a presidência de Fábio Queiróz visará consolidar o varejo supermercadista como protagonista em tecnologia e inovação, criando oportunidades para que os associados adotem tendências, melhorem processos e aumentem a eficiência operacional. Nesse sentido, a ALAS terá um palco próprio no São Paulo Innovation Week, reforçando seu destaque e oferecendo um espaço exclusivo para apresentar tendências, cases e experiências de sucesso do setor supermercadista das Américas. "Nosso setor não pode ser apenas reativo. Precisamos antecipar tendências, conectar pessoas e gerar conhecimento. Com coragem e ousadia, queremos consolidar a ALAS como referência no varejo das Américas, mostrando que juntos podemos construir um ecossistema mais forte, inovador e sustentável", afirma Fábio Queiróz. Com essa visão estratégica, a ALAS inicia um novo ciclo de desenvolvimento, alinhando governança, educação e inovação para transformar desafios em resultados concretos para o setor supermercadista em toda a região das Américas.
06/10/2025
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Indústria em cena
Que a Força esteja ... com os supermercados! Redes fluminenses viajam pela galáxia com a Coca-Cola
"Que a Força esteja com você." A frase marcou gerações nas telas de cinema com os icônicos personagens da saga Star Wars e agora ganha um significado especial nas gôndolas e fachadas dos supermercados do Rio de Janeiro. Isso porque as redes embarcam na colaboração entre Coca-Cola e Disney, transformando a Millennium Falcon em um portal para uma galáxia muito, muito distante dentro das lojas. Segundo Catarina Lopes, diretora de marketing da Coca-Cola Brasil, essa união faz todo sentido: "Coca-Cola e Star Wars são duas marcas com o mesmo objetivo: transformar memórias em experiências incríveis. No Brasil, ambas possuem fãs apaixonados e relevantes. Elas atravessam gerações, culturas e fronteiras, conectando pessoas e transportando-as para mundos completamente diferentes." Um exemplo claro dessa parceria está na unidade de Ipanema do Redeconomia SuperPrix, que recebeu ativações capazes de conquistar qualquer consumidor que passe em frente à loja. Fachadas temáticas, experiências imersivas e ações de retail media convidam os clientes a vivenciar o universo da saga, combinando nostalgia, memórias afetivas e o papel do supermercado como curador de experiências. Cada detalhe reforça o poder da ambientação no ponto de venda e mostra como o storytelling pode gerar conexão emocional, engajamento e valor para marcas e varejistas. Cristiane Arêas, gerente de Trade do grupo, complementa: “A proposta nasceu da oportunidade de inovar no ponto de venda. Vimos na Coca-Cola um parceiro estratégico para cocriar experiências que vão além da simples exposição de produtos, conectando marca e consumidor de forma mais intensa.” O trabalho conjunto resultou em uma transformação completa da loja de Ipanema, que se tornou um modelo de referência em atração visual e experiência do cliente. “Unimos forças para tornar a loja atrativa, engajante e visualmente impactante. Tivemos ativações importantes, como o envelopamento da fachada e área externa, adesivos de chão, testeiras, retail mídia, mídias online, push notifications, SMS, ações no CRM e no e-commerce. Essa execução 360º reforça nossa visão de integração entre canais e demonstra o poder da experiência no ponto de venda. Outras lojas também receberão novas temáticas”, detalha Cristiane. Essa abordagem integrada mostra como as lojas físicas podem se reinventar, combinando tecnologia, cultura pop e emoção. Entre fachadas emblemáticas, displays interativos, embalagens colecionáveis e QR Codes que desbloqueiam conteúdos exclusivos, a campanha reforça a importância de estratégias omnichannel: quando a experiência vai além da compra, nasce o verdadeiro diferencial competitivo ou, como dizem, o Lado Luminoso da Força do varejo supermercadista. “A ativação vai muito além da compra. Ela cria conexão emocional, gera lembrança de marca e fortalece a percepção de valor no momento da decisão. O cliente encontra uma loja mais viva, moderna e interativa, o que reforça o movimento do Prix em direção a experiências cada vez mais inovadoras, tendo a Coca-Cola como parceira estratégica do dia a dia”, acrescenta Cristiane Arêas. Mais do que uma ação promocional, a iniciativa exemplifica como a parceria entre indústria e varejo abastecedor pode criar momentos singulares para os consumidores. Ao unir a força de grandes marcas globais ao alcance e credibilidade do setor supermercadista, os varejistas reafirmam seu papel como espaço estratégico para inovação, relacionamento e construção de marca atraindo novos públicos, fortalecendo o ecossistema, impulsionando o consumo e oferecendo experiências únicas. “O segredo é alinhar estratégia e operação. Trabalhamos em conjunto com os times de Marketing, Trade, Comercial, Operações e com a Coca-Cola para desenhar um plano completo, contemplando comunicação visual, promo shoppers, mídia digital, retail media, experiência e abastecimento em loja, com alinhamento orquestrado entre equipes e fornecedores. O 360 acontece quando cada ponto de contato é pensado de forma integrada, garantindo consistência e execução end to end”, explica Cristiane. Em tempos de tantas transformações, ações como essa reforçam que o futuro do varejo supermercadista está na integração entre canais, onde cada ponto de contato se transforma em uma história. “Como próximos passos, estão programadas novas ativações sazonais incluindo a temática de Halloween, com promo shoppers especiais em algumas lojas, e as tradicionais ações de Natal, marco proprietário da Coca-Cola, que chegarão com forte conexão e relacionamento com o consumidor. Além disso, continuaremos avaliando os resultados em tempo real, monitorando impacto em vendas, engajamento e experiência do cliente. A partir dessa análise, o modelo poderá ser replicado e adaptado em outras lojas e categorias, reforçando a cultura de parcerias estratégicas no Prix”, conclui Cristiane Arêas. Outras ações A experiência também se destacou em lojas do Prezunic (Fonseca, em Niterói) e do Hortifruti Natural da Terra (HNT) (Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo), como pontua Bruno Ferreira, coordenador de Retail Media do HNT: "Uma entrega que traz a conexão da cultura pop com o nosso público, em um projeto que conecta o portfólio da Coca-Cola com Star Wars em toda nossa rede. Criamos estratégias com entregas especiais e do tamanho da grandeza desta saga". No caso do Hortifruti Natural da Terra, o grande trunfo também foi a integração entre os diversos canais, ampliando o contato dos clientes com a ativação, criando uma jornada completa, como relata Bruno Ferreira: "A omnicanalidade é a nossa Força nesta entrega e mais uma vez elevamos os poderes de nossos canais para que cada detalhe encante o público. Entregamos uma linda fechada na loja Voluntários da Pátria, no coração de Botafogo, gerando impacto para todos os passantes e com uma exposição super alinhada. Realizamos a ação compre e ganhe nos últimos dias, comunicando nossos clientes da loja, via WhatsApp, que ao comprar 06 latas ganhariam uma lembrança épica para que a Força esteja sempre ao lado deles e a cada gole". "Elevamos a comunicação, com nossas redes sociais, direcionando nossos seguidores a uma compra memorável em nossos canais de site e app Hortifruti, para que, em cada frente, o cliente se conecte com o discurso da ação. Sabemos também que uma jornada épica deve impactar o cliente dentro e fora das nossas lojas, por meio de nosso circuito de Digital Signage e Mídia Out of Home", completa o coordenador de Retail Media do HNT. Ações planejadas e integradas como a da "Coca-Cola x Star Wars" só se tornam possíveis quando indústria e supermercadistas caminham juntos, pavimentando caminhos a quatro mãos, tornando a Força do crescimento imbatível.
06/10/2025
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Economia
Alívio no carrinho: tarifaço gera queda em alimentos essenciais em agosto. Confira os detalhes
Durante o primeiro mês de vigência da política tarifária unilateral imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, o popular tarifaço, o mercado interno nacional viu, em agosto, quedas de preços em diversos alimentos presentes na lista de tarifação de exportação norte-americana. As análises estão presentes no levantamento "Variações de Preços: Brasil & Regiões", realizado pela Neogrid, que destaca legumes, ovos e carnes vermelhas como os principais responsáveis pelo alívio no carrinho de compras. Anna Carolina Fercher, líder de Dados Estratégicos na Neogrid, explica que a variação dos preços em agosto está diretamente ligada à taxação de importação dos Estados Unidos: "Como os EUA são um dos maiores compradores de carnes e derivados de soja do Brasil, o 'tarifaço' reduziu o volume exportado, elevando a oferta interna e pressionando os preços para baixo nessas categorias. O efeito não fica restrito à balança comercial, pois impacta diretamente o carrinho de compras dos brasileiros. Para os próximos meses, a expectativa é de que os preços permaneçam estáveis, refletindo uma inflação mais controlada". Maiores quedas A categoria com maior queda no período foi a de legumes, que registrou retração de 6,7% nos preços, influenciada também por melhores condições climáticas, além da maior oferta. Outro destaque foram os ovos, com redução média de 4%. Nas carnes, os cortes bovinos tiveram baixas de até 3,4%, enquanto a carne suína caiu cerca de 3%. Outro produto com queda relevante foi a farinha de mandioca, com dedução de 2,5%. A líder de Dados Estratégicos da Neogrid analisa: "Produtos com oferta elevada no mercado interno ainda podem registrar quedas adicionais, como os próprios cortes bovinos, carne suína e ovos, que já apresentaram retrações expressivas em agosto. Itens agrícolas, como legumes e farinha de mandioca, também têm espaço para recuos adicionais caso as condições climáticas sigam favoráveis e mantenham a produção elevada". Maiores altas Apesar das quedas consideráveis, outros segmentos foram na contramão e apresentaram alta de preços em agosto. O creme dental subiu 1,9%, a margarina 1,7%, o óleo de soja e o sal tiveram alta de 1,6% e a cerveja cresceu 1,2%. Entre as maiores altas acumuladas neste ano, lideram a lista: o café (tanto em pó quanto em grãos), com subida de 37,6%; margarina, com 6,3%; creme dental, com 5,7%; pão, com 2,1%; e refrigerantes, com elevação de 1,3%. Anna Carolina Fercher ressalta: "Algumas categorias que registraram alta recente, como margarina, óleo de soja e creme dental, podem ter os preços ajustados caso a oferta aumente ou a demanda desacelere nos próximos meses. Trata-se de um cenário diferente dos produtos com aumentos acumulados mais significativos ao longo do ano, como o café, que tende a manter patamares elevados, refletindo custos estruturais da cadeia produtiva e influência do mercado global". Impactos para o consumidor e para o varejo supermercadista O cenário observado em agosto demonstra como eventos externos, como o tarifaço norte-americano e as condições climáticas, podem gerar efeitos imediatos no dia a dia do consumidor. A redução nos preços de legumes, ovos e carnes não apenas alivia o custo final do carrinho de compras, mas ratifica a grande sensibilidade do mercado interno às mudanças na balança comercial e na oferta de produtos. Em contraponto, a alta em itens como café, margarina e creme dental também mostra que nem todas as categorias seguem o mesmo ritmo, o que reforça a importância de acompanhamento constante das variações de preços. "Nos próximos meses, a expectativa é que os preços dos alimentos se mantenham relativamente estáveis, o que ajuda a manter a inflação sob controle. Mas é importante lembrar que alguns fatores podem influenciar essa estabilidade, como os custos logísticos, a variação do câmbio, mudanças na demanda internacional e até questões diplomáticas que afetam importações e exportações. No Brasil, as variações climáticas têm um importante papel quando se trata em afetar os desempenhos das safras e gerar oscilações em itens básicos. Ou seja, mesmo com uma tendência de estabilidade, podem ocorrer variações pontuais", frisa a líder de Dados Estratégicos da Neogrid. Para o varejo abastecedor, os dados reafirmam a necessidade de atenção às flutuações de mercado, aos fatores externos que podem gerar impactos e ao comportamento do consumidor, pontos decisivos para otimização de estoques e estratégias de negociação com fornecedores, para garantir o abastecimento. Ou seja, em outras palavras, o mês de agosto apresentou para o nosso setor uma mescla de alívio e alerta: enquanto algumas categorias têm preços mais acessíveis, outras seguem em trajetória de alta, relembrando o dinamismo e a sensibilidade do mercado aos mais diversos fatores. Por fim, Anna Carolina aponta caminhos para supermercadistas: "Adotar estratégias mais assertivas de compra e reposição de estoque, priorizando negociações em categorias com expectativa de queda para garantir margens maiores e aproveitar janelas de oportunidade. Ao mesmo tempo, podem planejar promoções e campanhas em itens com preços em alta, ajustando volumes de compra e diversificando fornecedores para mitigar impactos no mix de produtos e manter competitividade".
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