Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,004 Result for
Associados em foco
Indústria em cena
Atualidades
Supermercados apostam em novas formas de monetização além do core business
Lojas da Barra da Tijuca, Recreio, Freguesia e Penha alugam espaços na área externa para exposição e venda de produtos De olho na intensa circulação de pessoas, a revendedora da chinesa Yiwu Motos instalou pontos de venda na frente dos supermercados cariocas. Lojas do Zona Sul (Recreio), Supermarket (Barra da Tijuca), MegaBox (Recreio e Penha), O Bom (Guaratiba) e Vianense (Recreio e Freguesia) alugaram espaços na área externa, em mais uma tendência do setor: monetização além do core business. Motos e scooters elétricas ficam expostas na frente dos supermercados atraindo a atenção dos clientes. A ação traz ganhos para todos e também otimiza os espaços de venda das lojas. A escolha dos bairros foi estratégica por concentrarem pessoas que moram longe, carentes de mobilidade urbana. Outra iniciativa bem-sucedida é a monetização de dados. Durante a NRF 2024, em Nova Iorque, o presidente do GPA, Marcelo Pimentel, falou sobre a nova estratégia de geração de receita por meio da comercialização de dados junto à indústria. Segundo Pimentel, os dados são obtidos a partir das informações do programa de fidelidade e negociados posteriormente. Com o CRM cada vez mais sofisticado e robusto, as redes possuem grande quantidade de dados organizados e classificados, que podem ser rentabilizados.
23/01/2024
3,004 Result for
Consumo em supermercados superam 15% de crescimento em 2023, aponta pesquisa
Levantamento apontou as principais causas do aumento de consumo em redes de super e hipermercados no Brasil. A Alelo, empresa de gestão de benefícios, despesas corporativas e incentivos, realizou um levantamento através do ICS, Índice de Consumo em Supermercados em parceria com a FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e constatou um crescimento de 16% no consumo em redes de super e hipermercados no ano de 2023. Em relação a novembro do ano passado, o índice apontou uma queda no número e no valor de transações no mês de dezembro de 2023. Apesar desse dado, os números apresentaram uma melhoria comparado ao mesmo período em 2022, com um crescimento de 10,3% no número de transações e de 16,2% no valor transacionado. O levantamento também constatou que os supermercados registraram um volume de vendas 8,8% superior ao de 2022. O faturamento de 2023 registrou um aumento de 16,6%, impulsionado pelo crescimento positivo no consumo que atingiu todas as regiões brasileiras, com destaque para o sul (19,4%) e o nordeste (16,9%). Segundo números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, os preços da alimentação por domicílio, aquelas entregues em casa, medidos pelo IPCA, Índice de Preços do Consumidor Amplo, cresceram cerca de 1,3% em dezembro, mas no cenário geral, recuaram em 0,5% no ano de 2023. Restaurantes seguram preço do varejo O levantamento também apresentou alterações no Índice de Consumo em Restaurantes, ICR, como a retração dos números de dezembro de 2023 em comparação ao mês anterior. Em relação ao mesmo período de 2022, os números apresentaram uma queda de 5,8% no número geral de transações efetivadas. [caption id="attachment_28852" align="alignright" width="300"] um restaurante com gente e garçons, com grandes janelas, o interior em estilo moderno e bonito[/caption] O valor das vendas do setor subiu ligeiramente em 0,4%, sustentado pelo aumento de 6,6% no valor médio de transação. Em 2023, os restaurantes apresentaram um volume de vendas de 2,1% inferior ao mesmo período de 2022. Com relação ao faturamento o crescimento foi de 3,7% nas vendas, em paralelo aos 5,9% no valor médio por transação. Seguindo a mesma linha do ICR, o IPCA/IBGE apresentou um aumento de 0,5% na alimentação fora dos domicílios, enquanto a inflação acumulada foi de 5,3%. O ICS e o ICR são índices que acompanham o comportamento das transações em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrutis, sacolões, e são diretamente influenciados pela demanda de setores como bares e restaurantes.
23/01/2024
3,004 Result for
Associados em foco
Atualidades
Conecta
Organização econômica e criativa chama a atenção dos consumidores
Para atrair a atenção do consumidor sem gastar muito dinheiro, vale a pena investir em peças de papelão, como o display expositor Com uso de material simples, a YoPro apostou nos displays de papelão para reproduzir a embalagem da bebida láctea para exposição e venda dos produtos. Estrutura muito utilizada nos supermercados para exibir produtos de forma atrativa e organizada, o display de papelão tem como principal atrativo o custo-benefício. Eles são mais econômicos em comparação com os produzidos em metal ou plástico. A sustentabilidade é uma preocupação crescente para empresas e consumidores. Os displays de papelão são uma escolha mais ecológica em comparação com materiais plásticos ou metálicos. Além disso, muitos são recicláveis e podem ser produzidos a partir de materiais reciclados, contribuindo para práticas de negócios mais sustentáveis. Essa característica permite que empresas de todos os tamanhos, inclusive pequenos empreendedores, possam investir em uma apresentação eficaz de produtos sem comprometer o orçamento e, além disso, ganhar mais destaque no universo do supermercado, entre tantas grandes marcas expostas. Manuseio facilitado Os displays de papelão são leves e fáceis de manusear. Podem ser transportados, montados e desmontados com facilidade e encontrados em diferentes formatos e tamanhos. Feitas de papelão, as peças são uma alternativa ecológica em comparação com outros materiais. Personalização Os displays de papelão são altamente personalizáveis. Eles podem ser projetados para atender às necessidades específicas de cada marca e produto. A impressão digital de alta qualidade permite que as empresas adicionem logotipos, informações sobre produtos, imagens e gráficos atraentes que chamam a atenção dos clientes. Vendas por impulso Os displays expositores de papelão têm um histórico comprovado de impulsionar as vendas por impulso. Ao exibir produtos de forma atraente e destacada, eles incentivam os clientes a adicionar itens extras ao carrinho de compras. Essa estratégia é particularmente eficaz para produtos de baixo custo, itens sazonais ou complementares. Maximização do espaço O espaço é algo valioso, e os expositores permitem que você aproveite ao máximo cada centímetro quadrado da área de venda. Eles podem ser posicionados em áreas estratégicas, como corredores principais ou pontos de alto tráfego.
23/01/2024
3,004 Result for
Indústria em cena
Vendas no varejo alcançam 2º mês de estabilidade
Setor de varejo brasileiro comemora momento de estabilidade nas vendas e projeta crescimento para 2024 A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor varejista brasileiro comemorou nesta semana a divulgação de números estáveis nas vendas dos últimos meses de 2023. Pelo segundo mês consecutivo, o indicador seguiu em equilíbrio comparado ao mês anterior, outubro, onde houve queda de -0,3%. Segundo o IBGE, o acumulando do ano chegou em 1,7% sobre 1,5% no mesmo período do ano anterior. “O comércio tem trajetória de crescimento em 2023, mas sem avanços significativos mês a mês. O setor apresentou volatilidade muito baixa, com resultados muito próximos de zero", afirmou o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, durante a divulgação do relatório. O relatório apresentou que das oito atividades pesquisadas, seis tiveram resultados positivos em novembro. Em geral, os principais impactos viera da venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (18,6%), móveis e eletrodomésticos (4,5%) e tecidos, vestuário e calçados (3%). O IBGE aponta que um dos grandes fatores desse resultado foi o sucesso da Black Friday, uma movimentação típica da última sexta-feira de novembro, conhecida por vender produtos abaixo do preço médio. Hipermercados tiveram influência Segundo o relatório do IBGE, metade do volume encontrado no indicado foi ocasionado pelas vendas em super e hipermercados, com um resultado positivo de 3,5% e um fluxo interessante para essa resolução. "Com o aumento no rendimento real e na ocupação, algumas pessoas podem estar direcionando seu dinheiro para o pagamento de dívidas e evitando o consumo”, completou Cristiano.
22/01/2024
1
...
460
461
462
...
751
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 1,841 to 1,844 of 3,004 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
460
Page
461
Page
462
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
463
Page
464
Page
465
Page
466
Page
467
Page
468
Page
469
Page
470
Page
471
Page
472
Page
473
Page
474
Page
475
Page
476
Page
477
Page
478
Page
479
Page
480
Page
481
Page
482
Page
751
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden