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Economia
Índice de inflação da alimentação no domicílio caiu 0,7% no Rio de Janeiro, no segundo mês consecutivo de deflação no estado. Saiba como isso afeta os supermercados
Dois grandes grupos registraram queda e puxaram o índice geral para baixo, Alimentação e bebidas, e Habitação O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, mostra que os preços caíram 0,02% em agosto, segundo dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram apuradas quedas em dois dos nove grupos pesquisados, puxando a primeira deflação do ano e menor índice desde junho de 2023 (-0,08%). O grupo alimentação e bebidas registrou queda de 0,44% em agosto, contribuindo para recuo de 0,09 ponto percentual (p.p.) do índice geral. Já em habitação, a baixa foi de 0,51% e redução de 0,08 p.p. Juntos, os dois grupos representam 36,53% do IPCA completo. Assim, o resultado geral de agosto representa uma desaceleração contra o mês anterior, já que o IPCA de julho teve alta de 0,38%. Em agosto de 2023, os preços haviam subido 0,23%. No estado do Rio de Janeiro, o índice de inflação da alimentação no domicílio, que concentra os alimentos e bebidas vendidos nos supermercados, caiu 0,7% em agosto. Foi o segundo mês consecutivo de deflação no estado. Essa queda nos preços no setor direcionou o resultado do índice geral de inflação fluminense, que também registou deflação (-0,08%). Alimentos em queda O grupo alimentação e bebidas registrou seu segundo mês consecutivo de quedas, puxado novamente pelo subgrupo alimentação no domicílio (-0,73%). Nesse grupo, estão presentes os alimentos in natura, que tiveram problemas no início do ano pelas complicações climáticas. As 16 unidades da federação pesquisadas pelo IPCA registraram deflação de Alimentação no domicílio em agosto. O Rio de Janeiro registrou a sétima menor deflação Os produtos determinantes para a deflação no setor no Rio em agosto foram: alcatra (-2,9%), batata inglesa (-20,1%), cerveja (-1,3%), ovo de galinha (-2,7%), contrafilé (-3,0%) e alho (-4,5%). Por outro lado, pressionaram a inflação no último mês: frango em pedaços (+0,4%), pão francês (+1,3%), leite longa vida (+0,3%), queijo (+1,7%) e café (+4,0%). Outra categoria de produto vendido em supermercados, os artigos de limpeza também registraram deflação em agosto no Rio (-1,94%), após três meses de inflação. O consultor econômico da ASSERJ, Willian Figueiredo, faz um alerta aos supermercadistas: “O desafio do setor daqui para o fim do ano, com este cenário de deflação, é trabalhar a questão das margens. Com a deflação, os supermercados podem enfrentar pressão para reduzir preços para atrair consumidores e assim comprimir suas margens”, explica.
10/09/2024
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Ministério da Agricultura e Pecuária publica portaria com a uniformização da nomenclatura de ovos e derivados; confira
Foram aprovados os requisitos de instalações, equipamentos e os procedimentos de funcionamento de granjas avícolas e de unidades de beneficiamento de ovos e derivados O Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, publicou na última semana a portaria SDA/MAPA Nº 1.179, de 5 de setembro de 2024, com o intuito de aprovar os requisitos de instalações, equipamentos e os procedimentos de funcionamento de granjas avícolas e de unidades de beneficiamento de ovos e derivados. Segundo o consultor técnico de Alimento Seguro, Flávio Graça, a regulamentação também “uniformiza a nomenclatura de ovos em natureza e de produtos derivados não submetidos a tratamento térmico”, atualizando a classificação dos ovos a partir da gramatura. A classificação anterior considerava ovos com menos de 47,99 como “pequenos”. Segundo a nova regulamentação, os ovos classificados como “médios” estarão pesados entre 38 e 47,99 gramas, extinguindo a classificação de ovos “pequenos”. A regulamentação também determina que abaixo de 38 gramas os ovos devem ser classificados como de categoria B, destinados apenas à industrialização, não sendo necessária a discriminação de cor e peso. Para os ovos de categoria A será obrigatório declarar a cor do ovo e sua categoria no rótulo do produto. No caso de ovos caipiras ou de raças de galinhas que produzem ovos com cores variadas, não será obrigatória a indicação da cor. Classificação MAPA anterior de 2023 Ovos tipo jumbo: são ovos com peso acima de 68 gramas; Ovos tipo extra: o peso está entre 58 e 67,99 gramas; Ovos tipo grande: são aqueles que pesam entre 48 e 57,99 gramas; Ovos tipo pequeno: têm menos de 47,99 gramas. Classificação Atual da Categoria A segundo A portaria SDA/MAPA Nº 1.179 Classificação Atual da Categoria B segundo A portaria SDA/MAPA Nº 1.179 Ovo industrial (exclusivo para industrialização); Ovo líquido resfriado (produto destinado à pasteurização); Ovo líquido congelado (produto destinado à pasteurização); Gema de ovo resfriada (produto destinado à pasteurização); Gema de ovo congelada (produto destinado à pasteurização); Clara de ovo resfriada (produto destinado à pasteurização); e Clara de ovo congelada (produto destinado à pasteurização).
10/09/2024
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No Mês da Pessoa com Deficiência, a rede de Supermercados Mundial promove encontros com colaboradores PCDs
Pouca gente sabe, mas o mês de setembro é conhecido como o Mês da Pessoa com Deficiência, e a data mais importante é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Para marcar a data, o time de RH dos Supermercados Mundial agendou um dos encontros periódicos com os familiares dos colaboradores PCDs para essa segunda-feira, na sala de treinamento da filial Abelardo Bueno. No encontro especial, foi servido um saboroso café da manhã com um bolo comemorativo, que agradou a todos. A coordenadora de Responsabilidade Social do Mundial, Laura Negro, explicou que a ação faz parte do Projeto Somos Todos Iguais, de inclusão social que envolve toda a diretoria do supermercado. “Com o projeto, foram definidas as necessidades, cargos e funções que seriam ocupadas e realizamos treinamentos internos e encontros com os familiares para apoiar o desenvolvimento desses colaboradores”, informa. Antônio de Assunção Leite, um dos sócios da rede, afirmou com orgulho que o Mundial é um dos que mais esforçam para cumprir a cota de pessoa com deficiência. “Hoje, a rede emprega 500 PCDs que possuem plano de carreira, salários e benefícios equivalentes aos de todos os funcionários, premiação por assiduidade, além de plano de alfabetização”, conta. Dessa maneira, o projeto de inclusão faz parte da cultura organizacional da rede Mundial. E você, associado, tem conseguido cumprir a cota?
10/09/2024
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Varejo: Pix deve ultrapassar cartões de crédito no comércio online e chama atenção do setor
Pagamento instantâneo criado há 2 anos pelo Banco Central vem apresentando um crescimento exponencial entre os consumidores brasileiros Os supermercados que disponibilizam compras online via site ou aplicativo precisarão ficar atentos para os novos dados lançados pela Ebanx, divulgados na última segunda-feira (9), em que revela que o PIX assumirá a liderança na modalidade de pagamento preferida dos consumidores pela internet. Atualmente, os cartões de crédito são os "donos da ponta", mas esse cenário deve mudar já em 2025. Até o final do próximo ano, o PIX responderá por 44% do mercado de pagamentos online no Brasil, enquanto os tradicionais cartões ficarão com 41%. O estudo compilou dados de um outro levantamento feito pela empresa de pesquisa e inteligência PCMI. O varejo é um dos setores que observa essa mudança. Nos últimos anos, os supermercados acabaram migrando para o digital e criando plataformas que permitem a realização de compras por meio do site, de aplicativos próprios e terceiros como o Ifood e o Uber mercado. Neles, as compras são realizadas em plataformas financeiras que apresentam a modalidade PIX. William Figueiredo, consultor econômico da ASSERJ, pontua que essa transformação representa menor custo para a operação dos supermercados, "maior volume de vendas via PIX significa menor custo financeiro para o varejista, uma vez que as taxas por transação são menores que as dos Cartões de débito ou crédito, e não precisam incorrer em gastos com antecipação de recebíveis", afirmou. Segundo o Banco Central do Brasil, até o final de 2022, cerca de 71,5 milhões de brasileiros estavam incluídos no sistema financeiro por meio do PIX. O BC anunciou, em 2024, que deverá estender novos recursos da modalidade de pagamento nos próximos anos, incluindo a opção de pagar em parcelas, algo que representará uma ameaça aos tradicionais cartões de crédito e financeiras. Nathan Marion, gerente-geral da Yuno, empresa especializada em gestão financeira, afirma que apesar do crescimento do PIX, a presença do cartão de crédito permanecerá forte por uma questão cultural, "o cartão de crédito continua bastante forte por uma questão cultural. O brasileiro gosta muito de parcelar suas compras, segundo um estudo da Opinion Box, em que 46% dos consumidores compram em diversas vezes sempre que têm oportunidade". Em sua análise, o cartão de crédito apresenta funcionalidades que não são exploradas pelo PIX, como a entrada de pagamentos recorrentes, mensalidades, e a relação direta com a segurança, possibilitando o estorno após uma situação de fraude ou erro de compra. A mudança na preferência da forma de pagamento pelos consumidores pode ser explorada pelos supermercadistas. Ações como promoções exclusivas no campo digital são um ótimo estímulo para as vendas, principalmente, se houver a diferenciação do preço nas formas de pagamento de cartão de crédito e PIX. Um ponto levantado pela pesquisa é a percepção da segurança desses dados. A gestão eficiente dos dados de consumo pode garantir a integridade dos números e permitir a exploração do CRM para a criação de preço e promoções, "consumidores buscam cada vez mais empresas que compartilham de suas crenças e apoiam o que é relevante para ele, assim se posicionar de acordo com a necessidade por comodidade do cliente, alinha a expectativa de venda com a experiência de compra", explicou Erlon Labatut, especialista em varejo. E aí, associado, que tal garantir ações especiais com pagamento em PIX.
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