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Polícia Civil realiza operação para coibir venda de azeites fraudados
A Polícia Civil está conduzindo uma operação para combater a comercialização de azeites considerados fraudados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As marcas investigadas constam em uma lista divulgada pelo MAPA em outubro de 2024 e compartilhada no site da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ). Na época, o MAPA recomendou que os estabelecimentos fizessem o recolhimento dos produtos impróprios para o consumo. Flávio Graça, consultor de Alimento Seguro da ASSERJ, enfatiza a responsabilidade dos fornecedores e varejistas na comercialização de produtos inadequados. “O fornecedor, mesmo varejista, é corresponsável por comercializar produtos fraudados ou que causem algum dano à saúde do consumidor”, alerta Graça. O consultor também reforça a importância da atenção dos estabelecimentos quanto às recomendações de recolhimento de produtos. “Portanto, fiquem sempre atentos às demandas de recolhimento que são divulgadas em nossas redes e registrem o procedimento de recolhimento em documentos, indicando lotes, quantidades e marcas que foram recolhidas, tanto para controle interno como para servir de prova diante de qualquer inspeção”, orienta.
21/03/2025
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SRE Trade Show - Super Rio Expofood 2025 comemora maior edição de sua história
A SRE Trade Show - Super Rio Expofood 2025 já pode ser considerada a maior dentre as 35 edições do evento já realizadas. Promovida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e pela Base Eventos, a feira movimentou cerca de US$1,8 bilhões em negócios e recebeu um público recorde de 78 mil pessoas ao longo de três dias de evento (18 a 20 de março) em uma área de 50 mil m², que ocupou dois pavilhões do Riocentro. Estiveram presentes 750 marcas nacionais, líderes do setor supermercadista e food service nacional, além de autoridades e personalidades que prestigiaram o evento. Esta edição consolida a SRE como uma grande feira internacional ao trazer a maior comitiva da ALAS e proporcionar uma riquíssima troca cultural entre o estado do Rio e os 16 países participantes. A solenidade de abertura reuniu no palco os realizadores do evento Fábio Queiroz, presidente da ASSERJ e primeiro vice-presidente da Asociación de las Américas de Supermercados (ALAS) e Jeronimo Vargas, diretor da Base Eventos; além do governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o diretor-executivo do Sebrae RJ, Antonio Alvarenga; o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, e o representante da ApexBrasil, Lauremir André Müller. A cerimônia também homenageou a história empreendedora de Arthur Sendas, primeiro presidente da ASSERJ, um homem à frente de seu tempo, e contou com a participação especial do craque Zico. Para Fábio Queiróz, a SRE Trade Show - Super Rio Expofood é uma feira que cresce a cada ano e que está consolidada no setor e nas Américas. “Uma das novidades da edição 2025 foi que vimos estandes maiores. Os expositores entenderam que é um investimento que dá resultado. O pavilhão 3 foi um sucesso, ficou lotado nos três dias de evento, com muitas marcas e conteúdos riquíssimos, por meio da Convenção das Américas. Em 2024, recebemos 68 mil pessoas e, neste ano, circularam pela feira 78 mil pessoas. Entregamos uma SRE maior e melhor!”, comemorou o executivo. O trade fluminense prestigiou em peso o evento, que recebeu a visita de Carlo Caiado, presidente da Câmara de Vereadores; Bruno Matos, subsecretário de Turismo do Rio de Janeiro; Daniela Maia, secretária municipal de Turismo; Sérgio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio; Júlio César Rezende, diretor do Sebrae/RJ; Adriana Homem de Carvalho, assessora de turismo do Sistema Fecomércio RJ; Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO; Fátima Facuri, diretora da Open Brasil Eventos e vice-presidente da Abeoc, entre outros. Incluída no Calendário Oficial da Cidade desde 2023, a SRE Trade Show - Super Rio Expofood representa um importante impacto para a cidade, com grande volume de marcas nacionais participantes e impacto direto na ocupação hoteleira cidade, com ênfase para a região da Barra da Tijuca, que registrou este ano mais de 90% de ocupação hoteleira nos dias de evento. Além da área de exposição, que ocupou dois pavilhões e reuniu mais de 750 expositores, o pilar de conhecimento da feira, a Convenção das Américas 2025, foi um dos grandes destaques da programação. Neste palco, com capacidade para três palestras simultâneas, a bicampeã olímpica Rebeca Andrade comandou a palestra de abertura e compartilhou sua inspiradora trajetória de superação e sucesso, destacando a importância da disciplina mental, do foco e da resiliência na busca pela excelência. O autor do best-seller “Receita Previsível”, livro considerado a bíblia das vendas no Vale do Silício, Aaron Ross, apresentou insights importantes, no segundo dia de evento, sobre vendas, crescimento escalável e previsibilidade de receita para empresas de todos os portes, trazendo valiosos aprendizados para empreendedores, empresários e marcas. O chef francês, radicado no Brasil desde 1979, Claude Troisgros, falou sobre sua cozinha franco-brasileira, nascida da necessidade de trabalhar com produtos brasileiros quando chegou ao país. E, fechando a lista de keynotes, o palestrante Arthur Igreja mostrou como a Inteligência Artificial está revolucionando empresas de todos os segmentos. Com exemplos práticos, o especialista abordou tendências, desafios e oportunidades para negócios que desejam incorporar a tecnologia e ganhar vantagem competitiva no mercado. No mesmo palco, com um conteúdo inovador e reunindo especialistas do setor, a Asociación de las Américas de Supermercados (ALAS) reforçou seu compromisso de fomentar o intercâmbio de conhecimento e o fortalecimento do “supermercadismo” nas Américas. Reunindo representantes de 16 países, a ALAS desempenha um papel fundamental na integração e no desenvolvimento do varejo supermercadista no continente, promovendo debates sobre tendências globais, inovação, sustentabilidade e os desafios do setor. Entre as principais atrações da ALAS, vale destacar dois painéis que lotaram a arena do debate. O primeiro trouxe o tema "Evolución del supermercadismo en las Américas: Casos de Éxito y Desafíos Locales" e abordou as transformações e desafios do setor supermercadista na América. O painel "La Reinvención del Hipermercado" trouxe insights exclusivos sobre a adaptação e modernização, com uma palestra conduzida pelo uruguaio Jean Christophe, diretor-geral do GDU – Grupo Disco Uruguai. Ao todo, foram cerca de 30 palestras com especialistas de temas estratégicos para o setor, como vendas, retail media, gestão de pricing, negociação, inteligência artificial, e-commerce, experiência do cliente, gestão de pessoas, entre outros. No painel "Eficiência Operacional com o uso de ferramentas de IA", por exemplo, Sebastian Los, Guilherme Alvin e Luis Jairo demonstraram como a inteligência artificial pode transformar a gestão de negócios. Os palestrantes apresentaram soluções que aumentam a produtividade, reduzem desperdícios e melhoram a experiência do cliente, tornando as operações mais ágeis e rentáveis. Já na palestra "Como alavancar suas vendas nas redes sociais", ministrada por Cintia Viegas, Patrícia Rotelli e Mônica Armani, foram apresentadas estratégias e insights práticos para lojistas e empreendedores aumentarem suas vendas no digital. O evento ressaltou a importância do engajamento, conteúdos autênticos e tendências que impactam o comportamento do consumidor. A SRE Square, um dos espaços mais disputados do evento, que ocupou uma área de 2 mil metros quadrados, trouxe experiências interativas com marcas líderes do setor. A Sacola Retornável, novidade no espaço, reforça o posicionamento da Asserj em relação à diminuição do uso de sacolas plásticas, com uma proposta interativa, permitindo que o público subisse para registrar o evento do alto da sacola. Além disso, espaços como Agro Business e Gourmet Show Arena proporcionaram demonstrações, workshops e insights sobre as tendências do setor. O Espaço Gourmet Show foi também bastante prestigiado pelo público do evento, reunindo chefs, fornecedores e entusiastas da gastronomia, que tiveram a oportunidade de aprender novas receitas, técnicas inovadoras e dicas preciosas para aplicar no dia a dia da cozinha em cerca de 20 apresentações de chefs renomados, entre palestras e aulas, oferecidas por grandes marcas do setor. Com um mix de conhecimento, negócios e networking, a SRE Trade Show - Super Rio Expofood reafirmou seu compromisso em ir “Além do essencial”, tema desta edição, trazendo inovações que impactam diretamente o futuro do varejo. Grandes players do setor marcaram presença, como Friboi, Seara, Coca-Cola, Hershey’s, Tramontina e diversas cooperativas, oferecendo um ambiente propício para negócios, networking e acesso a inovações que estão transformando o mercado. Consolidada como a melhor feira do setor supermercadista das Américas, a SRE Trade Show - Super Rio Expofood, na edição 2025 contou com o patrocínio ouro da Marquespan Alimentos, Friboi, Seara, Caixa, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Governo Federal. A Coca-Cola e o Sebrae são patrocinadores prata, tendo o Sesc RJ e a Scanntech como patrocinadores bronze. Sobre a ASSERJ Fundada em 1969, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro tem como missão fortalecer e defender o setor supermercadista. Há mais de cinco décadas, oferece cursos, palestras, consultorias e assessorias jurídicas, além de iniciativas focadas em gestão, marketing e prevenção de perdas. Sobre a Base Eventos Com mais de 35 anos de experiência, a Base Eventos é referência na organização de eventos nacionais e internacionais de grande porte. A empresa se destaca por integrar criatividade, inovação e excelência técnica para promover o desenvolvimento de diferentes segmentos por meio de seus projetos. Mais informações https://sretradeshow.com.br/ https://asserj.com.br/
21/03/2025
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Presidente da Coca-Cola Andina Brasil anuncia com exclusividade novos investimentos da empresa no Brasil durante a SRE; veja quais
Em entrevista exclusiva à equipe da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) durante a SRE Super Rio Expofood , Renato Barbosa, presidente da Coca-Cola Andina Brasil, revelou os planos de expansão da companhia no Brasil, destacando a relevância do Rio de Janeiro para os negócios da empresa. A principal novidade mencionada foi a parceria firmada com a Cerpa e que a Coca-Cola Andina Brasil vai iniciar a produção de cerveja em uma de suas fábricas, localizada em Duque de Caxias. Além disso, a companhia está ampliando sua capacidade de produção de água mineral para atender à crescente demanda do mercado brasileiro. "A demanda de água mineral cresceu de forma inesperada, e, para atender a essa necessidade, já contratamos novos fornecedores. A partir de outubro, vamos aumentar nossa capacidade de produção, especialmente para o verão", afirmou o presidente. Barbosa enfatizou a importância do Rio de Janeiro, não apenas pela grande necessidade de produtos, mas também pela sua relevância econômica. "O Rio de Janeiro representa 70% da nossa operação, então, obviamente, o grosso da nossa atividade está aqui. A cidade tem um mercado expressivo e uma grande demanda, o que a torna uma capital estratégica para a nossa operação", disse. O executivo também falou sobre a importância de eventos como o Seminário Regional de Empresários (SRE), que é um espaço fundamental para fortalecer as relações comerciais. "Este evento é essencial para nós. Aqui estão representados os principais parceiros de negócios, e a feira nos permite escutar e entender melhor nossos clientes. É uma oportunidade para fortalecer ainda mais os laços e explorar novas estratégias", afirmou.
20/03/2025
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Saiba tudo que rolou no último dia da Convenção das Américas
O primeiro keynote do último dia da 35ª edição da SRE, na Convenção das Américas, no pavilhão 3 do Riocentro, foi o renomado chef Claude Troisgros que compartilhou sua trajetória de sucesso. Durante sua apresentação relembrou a influência de sua família na gastronomia mundial. Ele contou como seu avô, Jean-Baptiste Troisgros, revolucionou o serviço à mesa ao introduzir o conceito de pratos já montados, prática que hoje é padrão na gastronomia, com raras exceções como na cozinha oriental. Claude Troisgros falou sobre a chegada ao Brasil há 45 anos e os desafios que enfrentou. “Na época, o país ainda era tímido em termos de inovação culinária, e encontrar ingredientes franceses era uma tarefa difícil. Foi então que decidi explorar os insumos nacionais, como maracujá e aipim, incorporando-os às receitas com a mesma técnica e qualidade que sempre busquei”, afirmou. Para Troisgros, um dos segredos da boa gastronomia é a utilização de produtos frescos e de excelência, e ele defendeu que os cozinheiros devem se concentrar na criação dos pratos, sem se envolver com questões administrativas que possam comprometer a qualidade dos ingredientes. A trajetória de Claude no Brasil teve altos e baixos. Seu primeiro restaurante, em Búzios, não foi um sucesso financeiro, o que o levou a se mudar para o Rio de Janeiro, onde abriu um pequeno estabelecimento no Leblon, com apenas 17 bancos. Foi nesse espaço que conheceu Batista, seu fiel escudeiro, que começou lavando louça e, ao longo de 44 anos, aprendeu tudo sobre gastronomia. Hoje, Batista é apresentador de TV e proprietário de dois restaurantes. Já Claude Troisgros lidera uma equipe com 250 funcionários, dos quais 30% estão ao seu lado há mais de duas décadas, consolidando sua história de sucesso e influência no cenário gastronômico brasileiro. O segundo painel do dia, intitulado "Prevenção de perdas: estratégias para o sucesso", reuniu Carlos Eduardo, presidente da ABRAPPE, e Luiz Rodrigo, diretor do Walmart do Chile. Os especialistas discutiram como a prevenção de perdas pode impactar diretamente a lucratividade das empresas. Luiz Rodrigo ressaltou que as tecnologias utilizadas para reduzir perdas precisam estar conectadas com todos os sistemas da empresa e enfatizou a necessidade de um comitê de risco para garantir ações eficazes. Ele destacou que, ao reduzir perdas, há um aumento na margem de lucro, tornando essa uma estratégia fundamental para o sucesso. Um dos pontos centrais da discussão foi a diferença entre os modelos de gestão de inventário no Brasil e no Chile. No Brasil, trabalha-se com um inventário único, onde a mercadoria chega e vai diretamente para o estoque. Já no Chile, os produtos vão direto para a venda, e o que sobra é utilizado para reposição, permitindo um controle mais preciso dos itens disponíveis. Esse sistema de "inventário perpétuo" ajuda a otimizar a operação e minimizar desperdícios. Além disso, os especialistas destacaram a importância de um KPI de performance de prevenção de perdas para todo o corpo gerencial, e não apenas para a equipe específica da área. A mudança de cultura organizacional também foi um tema abordado. Luiz Rodrigo enfatizou que a prevenção de perdas deve estar atrelada à "cultura de dono", incentivando os funcionários a adotarem uma mentalidade de responsabilidade e cuidado com os produtos e processos. Carlos Eduardo complementou que a cadeia de suprimentos precisa se integrar com as áreas comercial e de relacionamento com o cliente para garantir uma estratégia eficiente. Após o painel, o palco foi dividido e Bia Fraga, CEO do Grupo Mindhub, apresentou “Os 3Rs do sucesso de um restaurante” enquanto Eduardo Donoso, da Rock Encantech, falou sobre “Como transformar dados em vendas”. O especialista frisou que “a maior parte do resultado não está no dado em si, mas no comportamento humano”. E mais: como utilizar o dado é que importa. Donoso apresentou a diferença entre base de clientes e audiência de clientes. “O cliente é um ativo estratégico e ter uma audiência significa ter canais diretos e mecânicas de engajamento sobre seus clientes”, pontuou. “Uma audiência permite controle sobre o comportamento de compra possibilitando expansão da oferta de produtos e da monetização junto aos parceiros da indústria, principalmente. Por isso, temos visto o aumento do retail media”, completou. O último keynote da Convenção das Américas, Arthur Igreja, impressionou a plateia com a palestra “A inteligência artificial no seu negócio” onde apresentou dados sobre produtividade e a expansão exponencial e ferramentas como ChatGPT. “93% dos adultos dizem ter familiaridade com a IA e 61% usam alguma forma de IA para trabalhar e olha que a ferramenta foi criada em apenas três anos”, pontuou. Ele ressaltou que as principais áreas que utilizam IA são marketing, vendas, criação de conteúdo e personalização de ofertas. Igreja ainda apresentou cases encantando a plateia. O último dia do braço de conteúdo da SRE também contou com as palestras de Luciana Pecegueiro Furtado, coordenadora de Agronegócio da APEX, “Do Brasil para o mundo: o caminho estratégico das exportações”, e de Paulo Garcia, CEO da Infoprice, que falou sobre “Como o pricing pode fazer a diferença no varejo”. No palco 3, palestrantes da ABRASEL brilharam nas apresentações voltadas para o setor de food service. O último dia da Convenção das Américas na 35ª SRE foi marcado por palestras de alto nível e insights estratégicos para o varejo. Do relato inspirador de Claude Troisgros à análise sobre prevenção de perdas, passando por discussões sobre inteligência artificial e retail media, o evento reforçou seu papel como referência em inovação e negócios no setor supermercadista.
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