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Balança digital: saiba como essa tecnologia pode impactar sua margem de vendas
A Selbetti Tecnologia, uma das principais One-Stop-Tech brasileiras - ou seja, que otimiza processos em uma única etapa -, anuncia mais uma inovação para o varejo brasileiro com o lançamento de sua balança digital inteligente, voltada especialmente para supermercados. Desenvolvida pela unidade de negócios de Label Solutions da empresa, a nova solução utiliza inteligência artificial (IA) para agilizar o processo de pesagem e precificação de alimentos, garantindo maior eficiência operacional, redução de erros e melhoria significativa na experiência do consumidor. “Nossa balança digital com IA não é apenas uma inovação tecnológica: é uma forma de tornar a jornada do shopper mais prática, fluida e agradável dentro dos supermercados. Ao eliminar etapas e automatizar a pesagem e precificação dos produtos frescos, proporcionamos uma experiência rápida, sem filas e sem fricção, exatamente como o consumidor deseja e valoriza”, João Ricardo Costa, Head da BU de Label Solutions, da Selbetti. Como funciona a Balança Digital Equipada com uma câmera inteligente e sistema Android, a balança da Selbetti identifica automaticamente frutas, legumes, verduras e outros produtos frescos colocados sobre seu prato de pesagem, dispensando a busca manual e a necessidade de digitar o código do produto nas telas tradicionais. A solução reconhece visualmente cada item, calcula automaticamente seu preço com base no peso aferido e imprime uma etiqueta precisa em segundos. Segundo a empresa, a solução foi criada para atender a uma demanda crescente por agilidade nos pontos de venda e contribuir para melhorar a experiência de compra e uma gestão de estoque mais precisa e eficiente. Além disso, a tecnologia ajuda supermercados a reduzir perdas causadas por erros humanos ou fraudes, proporcionando uma operação mais segura e transparente. Tecnologia para o varejo A novidade da Selbetti chega após o recente lançamento do Sommelier Digital, outra inovação da empresa, desenvolvida pela unidade de negócios de Retail Solutions. O equipamento também utiliza IA para fazer a identificação de rótulos de vinhos e oferecer informações detalhadas aos consumidores em tempo real. Esses lançamentos reforçam a estratégia da empresa em levar tecnologias avançadas de automação ao varejo brasileiro. “A Selbetti acredita no potencial transformador da inteligência artificial aplicada diretamente às necessidades do varejo”, afirma Costa. “Depois do sucesso do Sommelier Digital, agora entregamos outra inovação para facilitar o dia a dia dos supermercados e melhorar a experiência do consumidor final,” finaliza. Quer saber como implementar tecnologia de forma eficiente no seu supermercado e maximizar seus resultados? Leia a Revista Supernegócios de junho AQUI!
13/06/2025
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Do chat à compra: como o Grupo Barcelos inovou no atacado via WhatsApp e foi premiado
O Grupo Barcelos foi um dos destaques do SMART Customer 2025, um dos maiores eventos de experiência do cliente (Customer Experience – CX) da América Latina, realizado na última quarta-feira (4), em São Paulo. A rede foi reconhecida com o Prêmio SMART Customer, que valoriza iniciativas inovadoras focadas na excelência do relacionamento com clientes e colaboradores. Promovido anualmente, o prêmio celebra cases que colocam o cliente no centro da estratégia empresarial, estimulando a adoção de tecnologias, processos e práticas de mercado voltadas para uma jornada mais fluida, intuitiva e eficiente. Nesta edição, o evento reuniu líderes e especialistas de diversas empresas da região, consolidando-se como uma vitrine de boas práticas em CX. Entre os projetos premiados, destacou-se o case do nosso associado, Grupo Barcelos, relacionado à implementação de um chatbot integrado ao WhatsApp, desenvolvido com foco na experiência do cliente e no uso de inteligência artificial. A solução, voltada ao público B2B, foi implantada dentro da Barcelos & Cia, braço atacadista e de distribuição do grupo. Por meio dela, pequenos e médios varejistas conseguem realizar seus pedidos diretamente pelo aplicativo de mensagens, sem necessidade de acessar outros canais. “A ferramenta é um site dentro do WhatsApp, onde a gente faz venda B2B, dentro do grupo. Ela está dentro da Barcelos & Cia, que é a nossa empresa de atacado de distribuição, e veio para nos aproximar ainda mais dos pequenos varejistas. É muito focada no varejo de até quatro checkouts e já demonstrou resultados expressivos: em cinco ou seis meses, alcançamos um faturamento de R$ 1 milhão a R$ 1,2 milhão, atendendo mais de 500 CNPJs distintos”, explica Gabriel Barcelos, diretor comercial do grupo. A tecnologia, segundo o executivo, ajuda a reduzir a dependência da força de vendas tradicional e oferece comodidade e agilidade ao pequeno comerciante, que geralmente acumula múltiplas funções no dia a dia do negócio. “Ele pode fazer os pedidos a qualquer hora, todos os dias da semana. Isso melhora o planejamento, reduz rupturas e traz conforto ao comprador, que encontra todo o nosso portfólio com facilidade e autonomia”, detalha. A solução também se destaca por utilizar o WhatsApp, principal canal de comunicação dos brasileiros, como ferramenta de vendas, respeitando o comportamento digital do varejista de pequeno porte. E a inovação não para por aí: segundo Barcelos, uma versão voltada ao consumidor final está em desenvolvimento. “Depois que a gente visualizou o impacto positivo no atacado e distribuição, começamos a criar essa ferramenta também para o varejo. Ainda não está 100%, estamos finalizando o projeto. Mas já adianto que ela vai trazer um diferencial muito grande: o cliente não vai precisar baixar aplicativo nem acessar site. Ele simplesmente informa sua necessidade e consegue fazer toda a compra dentro do WhatsApp”, antecipa. A versão B2C da solução ainda contará com inteligência artificial generativa, proporcionando uma experiência de compra ainda mais prática, responsiva e personalizada para o consumidor final. Quer saber como implementar tecnologia de forma eficiente no seu supermercado e maximizar seus resultados? Leia a Revista Supernegócios de junho AQUI!
13/06/2025
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Prezunic realiza Rodada de Negociação em cinema da Barra
O Prezunic realizou, na manhã desta quinta-feira (12/06), sua tradicional Rodada de Negociação. O evento aconteceu na sala de cima do UCI, na Barra da Tijuca. Na ocasião, o aniversariante do dia, Gerson Estevam, diretor geral do Prezunic, iniciou seu discurso agradecendo a presença da indústria no evento e reforçou que os clientes são o foco Prezunic, mas também a relação duradora que constroem com a indústria. O poder da fidelização do Prezunic foi destacado como um grande diferencial do grupo, que possui uma base ativa de milhões de clientes. Um dos pioneiros em CRM no Rio de Janeiro, o Prezunic tem a capacidade de identificar mais de 90% das suas vendas - sendo, portanto, uma riquíssima oportunidade de realizar vendas personalizadas, totalmente baseadas em dados, sendo assim mais assertivas. E, com propriedade, declararam que “o consumidor de 2025 não está comprando menos, ele está comprando melhor”. A apresentação contou com novidades! O Clube Prezunic vem com novidades, oferecendo ofertas exclusivas como wi-fi grátis nas lojas e parcelamento em até 4 vezes sem juros. Outro benefício que o cliente tem, tanto no Prezunic quanto no Spid, é o serviço de delivery, sendo até mesmo gratuito para moradores dentro do raio do supermercado. O fila Zero dá a chance do cliente comprar na loja física e receber e realizar o pagamento em casa – sendo uma opção para aqueles que fazem questão de escolher os produtos presencialmente. O Prezunic prime é uma solução para levar benefícios exclusivos aos clientes, como ofertas diferenciadas, frete grátis ilimitado, entre outros. E o selo da ASSERJ “Super Pet” relembrou que o Prezunic é petfriendly em 14 lojas. Todos esses benefícios voltados aos clientes foram apresentados como uma forma da indústria vender mais, nas suas lojas, sem investir ou reduzir os preços, afinal, colocar o cliente no foco de tudo é fidelizar, e cliente fidelizado gasta até o dobro. Profissionais das indústrias parceiras como Unilever, Heineken, Coca-cola, Seara, entre outras, estiveram presentes e puderam conferir cases de sucesso realizados entre o Prezunic e marcas como Kitkat, Beats e Corona. E, claro, conferiram também a campanha estratégica do 3º Tri, que envolve temas como o inverno, o universo pet e o bem-estar. Eventos como esse mostram como o varejo supermercadista precisa ser, cada vez mais, escrito a quatro mãos. Supermercadistas e indústria unindo forças, atuando de forma estratégica e colocando o consumidor no centro de tudo é o caminho certo e fundamental para o desenvolvimento do setor. É nisso que a ASSERJ acredita e estará andando lado a lado. Desejamos que seja uma rodada de sucesso absoluto!
12/06/2025
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Economia
Supermercados do Rio driblam a crise e surpreendem em abril. Confira!
A receita dos supermercados fluminenses registrou crescimento real de 3,7% em abril de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira, dia 12 de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma recuperação das perdas de março, quando o setor havia registrado queda de 2,9%. “Em abril, a receita dos supermercados fluminenses cresceu e recuperou as perdas registradas em março. O mesmo movimento foi observado na média nacional”, afirma William Figueiredo, consultor econômico da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro). Esse crescimento foi ainda mais expressivo considerando a base elevada de comparação, já que em abril de 2024 o setor já havia avançado 1%. Com esse desempenho, os supermercados ajudaram a conter a retração geral das vendas no varejo fluminense, que caíram 0,5% no mesmo período, puxadas pelos setores de combustíveis (-16%), informática e comunicação (-13%) e vestuário e calçados (-5,3%). Foi o segundo mês consecutivo de retração do varejo no estado, que já havia caído 6,9% em março. Ainda assim, pelo 22º mês consecutivo, o setor supermercadista teve desempenho superior ao varejo como um todo no Rio de Janeiro. No cenário nacional, os supermercados também apresentaram forte avanço em abril, com alta real de 7%. Todas as 12 unidades da federação pesquisadas tiveram crescimento, com destaque para Santa Catarina (+14,6%). O Rio de Janeiro (+3,7%) teve o segundo menor crescimento entre os estados, à frente apenas do Ceará (+2,1%), e abaixo da média nacional. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2025, os supermercados fluminenses cresceram 1,8%, também em termos reais, em relação ao mesmo período de 2024. Apesar do resultado positivo, o desempenho ficou abaixo da média brasileira (+2,3%) e reflete uma desaceleração frente ao mesmo intervalo do ano passado, quando o setor havia avançado 5,9%. “Apesar da recuperação em abril, o crescimento dos supermercados fluminenses no primeiro quadrimestre foi inferior à média nacional e ao observado em 2024”, ressalta William Figueiredo. “Ainda assim, o setor segue como um dos principais pilares de sustentação da economia do varejo no estado.” O desempenho positivo dos supermercados ajudou a atenuar o resultado negativo do varejo fluminense no acumulado do ano, que caiu 2,2% – o pior início de ano desde 2020, durante a pandemia. As maiores quedas vieram dos segmentos de combustíveis (-13,7%), informática e comunicação (-6,9%), livrarias e papelarias (-5,7%) e vestuário e calçados (-2,8%). No Brasil, 11 das 12 unidades da federação pesquisadas também registraram crescimento no setor supermercadista nos quatro primeiros meses do ano, com destaque novamente para Santa Catarina (+8,4%). A Bahia foi a única a apresentar retração (-0,2%). O Rio de Janeiro teve o quinto menor desempenho estadual, ficando também abaixo da média nacional e do ritmo observado em estados vizinhos da região Sudeste. Quer saber como implementar tecnologia de forma eficiente no seu supermercado e maximizar seus resultados? Leia a Revista Supernegócios de Junho AQUI!
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