Em estratégia bem-sucedida de recuperação, GPA melhora margem bruta, EBITDA e reduz prejuízo em 22% no 2T24
O Grupo Pão de Açúcar reportou melhora tanto em indicadores operacionais quanto financeiros, reflexo do bem executado plano de reestruturação, iniciado em 2022
Entre os destaques do 2T24, está o aumento de 28,2% na margem bruta e EBITDA ajustada, que alcançou 8,8%, um crescimento de 34,8% na comparação anual, e também o melhor resultado dos últimos dez trimestres.
Ainda no segundo trimestre, a companhia reduziu significativamente sua alavancagem financeira e a venda dos postos de combustíveis, anunciada em junho, marcou o fim do processo de desinvestimento em ativos que não fazem parte do core business da empresa, totalizado em R$ 1,9 bilhão.
O fluxo de caixa livre operacional, que fechou o 2T24 em R$ 272 milhões, também teve uma melhora significativa, de R$ 498 milhões em relação ao 2T23. O avanço é explicado principalmente pelo crescimento na rentabilidade, um dos pilares estratégicos da companhia.
“O desempenho positivo no segundo trimestre marca a consolidação bem-sucedida do nosso turnaround, com avanços expressivos em vendas, volume e manutenção do market share, especialmente em São Paulo. Desde o anúncio da reestruturação, temos mostrado avançado de forma contínua, com melhoras recorrentes em nossos indicadores operacionais, mesmo diante de um cenário macroeconômico ainda desafiador”, afirma Marcelo Pimentel, CEO do GPA.
“Seguimos apostando na melhoria operacional, e consequente redução da alavancagem financeira, como motor de crescimento. Nossos resultados históricos de margem bruta e EBITDA comprovam que a estratégia tem sido bem-sucedida”, continua o executivo.
No trimestre, a receita bruta cresceu 2,1%, evidenciando um aumento contínuo na demanda e na eficiência das operações.
Já no e-commerce, a companhia, líder de mercado tanto nos canais de vendas diretas quanto e plataformas parceiras, continua a fortalecer suas vendas online. No segundo trimestre de 2024, a penetração do e-commerce atingiu 12,6%, representando aumento de 1,5 p.p na comparação anual. O foco em perecíveis, um dos pilares da diferenciação do canal, gera recorrência e fidelização de clientes, com penetração de 34% nas vendas diretas.
“Estamos encerrando o primeiro ciclo do projeto de turnaround e vamos continuar acelerando nossas entregas para consolidar nosso posicionamento no mercado premium e manter a proposta de valor dos nossos negócios de forma rentável e sustentável”, concluiu.