Dia Mundial Sem Carne promove a diminuição do consumo de proteína animal
O objetivo é mostrar os malefícios deste tipo de alimento para a saúde e o meio ambiente
Hoje é comemorado o Dia Mundial Sem Carne. A data foi criada em 1985 pela ONG FARM (Farm Animal Rights Movement – Movimento pelos Direitos dos Animais de Fazenda, em tradução livre) como um protesto contra uma resolução do Senado Americano que instituía a Semana Nacional da Carne. Desde então, esta data se tornou a maior campanha anual de reeducação alimentar para a diminuição do consumo de carne.
O intuito é informar à população sobre os riscos do consumo excessivo de carne para a saúde, que pode levar a doenças cardiovasculares, além do impacto negativo da criação de ruminantes para o meio ambiente, que emitem gases poluentes na atmosfera.
O veganismo vem se tornando uma prática cada vez mais comum no Brasil. Pesquisa feita em 2018 pelo Ibope informa que 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos. Além disso, dados da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), em questionário feito em 2021, mostra que 37% dos brasileiros analisados disseram que deixariam de comer carne pelo menos uma vez por semana por vontade própria, enquanto 20% afirmam escolher uma opção vegana quando essa informação é destacada pelo estabelecimento.
Além disso, pesquisa feita pelo The Good Food Institute (GFI), em parceria com o Ibope, mostrou que os produtos de origem animal mais consumidos pelos brasileiros são laticínios, seguidos por ovos e derivados e depois o leite de vaca. Quando perguntados sobre alternativas vegetais em substituição aos produtos de origem animal, 39% disse já consumidor esse tipo de produto pelo menos três vezes por semana.
Impactos negativos no meio ambiente
No início deste mês, a revista Nature Climate Change publicou estudo feito por cientistas americanos que diz que a temperatura média da terra deve aumentar em 1ºC em 2100, caso a tendência de consumo atual seja mantida. A pesquisa mostra que cerca de 75% desse aquecimento é impulsionado pela produção de alimentos que emitem gás metano, como na criação de ruminantes para a obtenção de carne vermelha e do arroz.
Supermercados obtém resultados positivos na comercialização de alimentos veganos
Os supermercados do Rio de Janeiro têm feito algumas ações para suprir a necessidade desse público, que cresce a cada dia. A rede Supermarket, por exemplo, colocou geladeiras com sinalização para expor o grande Mix de produtos que oferece. O projeto começou como teste em 2020 em apenas algumas unidades e hoje já está em 15 das 19 lojas.
Segundo Claudia Fernandes, gerente de marketing e ecommerce do Supermarket Torre, esta tendência cresce porque os consumidores de hoje se preocupam mais com a saúde e com o meio ambiente:
“Em 2022 expandimos nosso sortimento e procuramos fazer uma gestão bem dinâmica, acrescentando sempre novos produtos e criando promoções, já que a grande dificuldade para esse público é encontrar variedade que atenda a sua alimentação em um só ponto de venda. Para isso, investimos em divulgação digital, nos encartes e nas lojas”, comenta.
A rede Supermarket fechou o ano de 2022 com crescimento de mais de 150% nas vendas de produtos vegetarianos em relação a 2021, o que mostra a grande aceitação do público: “Vamos continuar investindo, pois, esta tendência vai além do veganismo e atende consumidores que buscam opções saudáveis e se preocupam com o planeta”, informa Claudia.
Nuala Pinheiro, compradora do mercado Dona Balbina, comprova que a oferta de variedades de produtos vegetarianos e a sua adequada exposição resulta em um impacto positivo no número de vendas.
Segundo a executiva, houve uma mudança significativa nas vendas de janeiro a março de 2022, quando a marca não tinha a geladeira expositora, em relação ao mesmo período de 2023, quando este tipo de exibição já estava em uso:
“Identificamos um acréscimo no faturamento e na quantidade de itens vendidos. Em 2022 foram vendidos 426 itens, enquanto em 2023 foram 547. No faturamento bruto houve uma alta de 38,2%, saindo de 6.403,74 para 8.855,42 no período mostrado”, informa Nuala.
No início, o Dona Balbina trabalhava apenas com duas marcas deste seguimento, hoje conta com seis e pretende aumentar ainda mais o mix de produtos: “A aceitação é ótima e os clientes desse segmento geralmente já indicam e pedem por marcas que gostariam de ver na loja”, comemora Nuala.
Lançamento vegano na 33ª edição da Super Rio Expofood (SRE)
A marca Vida Veg, que produz alimentos de base vegetal, é uma das empresas que vão estar na SRE. O estande vai ficar posicionado no pavilhão 3 do Riocentro e promete apresentar ao público o creme de leite fresco vegano, o único da categoria que pode ser utilizado em preparações com Chantilly, além de levar outros produtos desta categoria para degustação.
Para Álvaro Gazolla, fundador e diretor comercial da Vida Veg, a expectativa para a SRE é muito grande: “O mercado do RJ vem evoluindo, pois a população é muito preocupada com a saúde. Em 2022, a empresa cresceu 94% e este ano temos a projeção de dobrar este número. Ela está em mais de 5 mil pontos de venda, nas principais redes de supermercados, e é focada no público A e B, que é o mais impactado por este tipo de alimentação”, informa.
Fundada em 2015, a Vida Veg é a maior empresa de base vegetal e atua na produção de alimentos alternativos ao mercado leiteiro. Para substituir o leite, ela utiliza coco, castanha de caju, amêndoas, aveia e grão de bico, que são mais benéficos para a saúde e ainda oferece 80% a menos de emissão de carbono em relação à criação de bovinos.
Super Rio Expofood (SRE)
O maior e mais inovador Trade Show do varejo na América Latina vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de março, no Riocentro, e conta com a participação das maiores empresas do setor. O intuito é proporcionar experiências, apresentar inovações e lançamentos para os mercados nacional e internacional, além de estimular negócios entre os empresários.
Durante os três dias de evento, as empresas expositoras vão ter a oportunidade de fechar contratos, fazer demonstrações, lançar produtos, informar e fortalecer a imagem da marca para um público B2B qualificado. Já o público participante vai ter privilégio de conhecer em primeira mão as novidades do setor e fazer contato direto com os distribuidores.
O Super Rio Expofood vai acontecer nos pavilhões 3 e 4 do Riocentro, em um espaço com cerca de 40 mil m², e estima bater o recorde de 56 mil visitantes. Além disso, vai ter a participação de cerca de 500 marcas expositoras, com potencial para gerar cerca de R$2,5 bilhões em negócios fechados.
SERVIÇO:
Data: 28, 29 e 30 de março
Horário da Convenção das Américas: das 14h às 18h
Horário da Super Rio Expofood:
Dias 28 e 29 de março – das 14h às 22h
Dia 30 de março – das 14h às 21h
Local: Pavilhões 3 e 4 do Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Patrocinadores e Expositores: comercial@asserj.com.br
Credenciamento para a imprensa: credenciamento.imprensa@asserj.com.br
Inscrições: sretradeshow.com.br