Dia Internacional do Café: Mundial oferece masterclass para os apaixonados pela bebida

Rede de supermercados oferece aulas sobre novas receitas da bebida mais amada pelos brasileiros

Pode ser quente ou frio, mais forte ou misturado com leite ou em diversas outras formas. O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa, a Embrapa. Considerado parte da nossa identidade, o grão já figurou na bandeira nacional, influenciou a formação econômica, geográfica e cultural do Brasil, sendo, inclusive, tema de desfile de escola de samba.

Toda essa relação é descrita nas recentes informações divulgadas pela Embrapa, onde mostra que o consumo do café chegou ao nível de 20,62 milhões de sacas do grão torrado e moído no último ano. Os números chegam a 6,4 kg de consumo de café per capita no país mas, ainda assim, pouco menos de 40% da produção total anual é para o mercado interno, o que faz do Brasil o maior produtor e exportador do grão no planeta.

De país para país, a forma de produzir o café é influenciada pela história de muitas culturas e tradições familiares, desde a seleção dos grãos e até mesmo a manipulação do coador, para quem usa. Entretanto, três dicas são fundamentais para encontrar o sabor ideal dessa bebida:

  • Durante o preparo, o ideal é não deixar a água ferver. Na verdade, a temperatura correta deve ser de 92 °C, que pode ser verificada quando começam a surgir aquelas borbulhas no fundo do recipiente.
  • Não é preciso deixar o café “descansar” após o preparo. O ideal é consumir logo em seguida ou, ao ser colocado na garrafa, consumi-lo dentro de 30min.
  • Recomenda-se o consumo sem adoçar e, se necessário, dê preferência ao uso de canela para adicionar ainda mais propriedades benéficas à saúde!

Masterclass de café!

O Supermercados Mundial preparou duas aulas de masterclass para os apaixonados pela bebida, em celebração ao Dia Mundial do Café. Seja em um copo expresso, na xícará ou até no papel de bala, o sabor indescritível poderá ser explorado em uma nova variedade: drinks!

Os whorkshops serão ministrados pelo chef Igor Maurício, que apresentará variações da bebida na forma de drinks alcóolicos e não alcóolicos. As aulas serão presenciais, de maneira gratuita para todos os clientes cadastrados no programa Meu MundialVocê pode se inscrever nesse link para cadastro.

As aulas serão em duas unidades:
  • Loja Jardim Oceânico

Dia 16/04/2024 (terça-feira) às 18:00h, Av. Érico Veríssimo, 918 – Jardim Oceânico. Telefone (21) 2131-7025 / (21) 3959-6894.

  • Loja Cacuia

Dia 18/04/2024 (quinta-feira) às 18:00h, Estr. da Cacuia, 226 – Cacuia. Telefone (21) 2131-7012

Café brasileiro, desde quando?

Trazido para o Brasil no século XVIII, por oficiais portugueses que chegavam de uma visita da Guiana Francesa e plantaram mudas do café na costa do Pará, onde foi cultivado sem dificuldade. Década após década, o café se tornaria não apenas a bebida mais consumida no país, mas o retrato fiel de sua prosperidade econômica. Desde o fim do século XIX, o país assumiu a liderança na produção e exportação do grão.

A identidade do café é tão relacionada ao Brasil que, historicamente, as sacas exportadas do grão eram entregues em sacas identificadas como “Café do Brasil”. Tal retrato já apareceu em filmes, séries, e até mesmo patrocinando campeões mundiais de Fórmula 1.

Por Publicado em: 12 de abril de 20240 Comentários