Degustação de bolo caseiro e Trade para arraial lotam Supermercados Unidos
Unidos apostou firme em ação de trade marketing para sazonalidades e vem conseguindo ótimos resultados nas vendas, entenda
As sazonalidades se tornaram uma importante ferramenta para o Supermercados Unidos Curicica e seguem compondo grande parte do calendário da loja, impulsionando as vendas e mantendo a filial lotada de consumidores buscando promoções e ações de encantamento.
“É a loja com a segunda maior venda da companhia”, revela Gabriel Santos, gerente de marketing do grupo Rezende, dos Supermercados Unidos. O executivo detalha que a aposta em campanhas de sazonalidades tem feito com que a loja figure entre as melhores da marca. Ele apresenta as decorações de festa junina que compõe o ambiente, “manteremos o Arraiá de promoções até o final de julho”, destaca.
A loja de 915 m³ possui um ticket médio de R$ 41,00, e está localizada no Largo da Preguiça, em uma das principais vias de acesso à Estrada da Curicica, no bairro que leva o mesmo nome da rua. “Alguns parceiros entendem a necessidade de explorar o público da loja e participam ativamente das vendas. Recentemente, fizemos adequações dos perfis de consumidor e, baseados nisso, vimos um impulsionamento das vendas”, conta Santos, ao apontar que o público no entorno do supermercado, composto pelas classes C, D e E, têm hábitos próprios.
Esse ‘timing’ foi a aposta da loja em aperfeiçoar o mix oferecido aos clientes. “Antes, tínhamos apenas um dia de feira e agora temos dois, muito devido ao volume de vendas que acontecia. O espaço para o FLV (Frutas, legumes e verduras) era menor que o atual, decidimos expandir para ganhar mais venda”, explica Gabriel.
Na loja, os clientes ‘vão aos montes’ para o FLV, mas também para a padaria e o açougue, “açougue é o nosso carro-chefe”, destaca o gerente da filial da Curicica, Jorge Silva. “Todas as nossas categorias têm boa saída, mas os destaques vão para as categorias açougue, FLV e laticínios“, afirma o experiente gerente, que detalha algumas ações como o kit churrasco e o kit feijoada.
Entender o cliente
Entender o consumidor que frequenta o salão de vendas foi fundamental para ter resultados positivos nas vendas. Mudar o setor de limpeza para o centro da loja e recuperar as vendas dos meses anteriores é um dos exemplos que destacam. “Ficou mais fácil para o cliente encontrar esse setor na loja e não causou reflexo negativo em outras seções”, explica o gerente Jorge, que reforça o mix de 2 mil produtos oferecidos.
A loja, que tem por característica marcante o tamanho reduzido, expõe produtos da padaria logo após o FLV. Em um único corredor é possível comprar o pão, o queijo e presunto, o requeijão e sair com um iogurte, ou seja, montar seu ‘kit lanche em casa’ com praticidade. “Isso permite que as compras não sejam demoradas”, afirma Carlos Henrique, professor de educação física e um consumidor que estava montando seu ‘café da manhã’ nesse corredor.
Uma tática usada pela loja se mostra infalível: às 10 horas acontece degustação de produtos para festa junina/julina, que são expostos para os clientes. Uma primeira ‘fornada’ de bolo de milho produzido na própria padaria chama a atenção dos consumidores, que compram o produto imediatamente. “Eu sempre espero esse horário porque sei que eles vão trazer algum bolo para oferecer. A gente experimenta e se tiver bom leva. Eu gosto muito dessa opção de experimentar antes de levar”, conta Maria Aparecida, aposentada, logo após escolher seu ‘bolo de milho’.
Juntamente com esses produtos, uma ação de trade clássica da Chinezinho montou uma tradicional barraquinha de festa junina com ingredientes que são usados nas receitas das comidas típicas. “A Chinezinho veio forte esse ano com a gente e colocou bons produtos para as festas juninas. Diante disso, decidimos incentivar as vendas com outros produtos em nosso arraiá”, destaca Gabriel Santos.
O gerente ainda afirma que as sazonalidades são bons propulsores de vendas para loja e promovem o “encantamento do cliente com uma data específica”. As próximas comemorações já estão no radar da loja como Dia dos Pais e Olímpiadas, “é estratégico se posicionar nessas essas datas e usá-las para (melhorar) as nossas vendas”, completa.