Pesquisa ASSERJ: Entenda o comportamento do consumidor na ida às compras
Em uma recente pesquisa com cerca de 1.300 pessoas, realizada entre os dias 22 e 25 de abril, em diferentes supermercados das zonas norte e oeste do Rio, identificamos que os consumidores tendem a concentrar as compras em um único dia.
De acordo com o levantamento, 84% dos entrevistados disseram que só vão ao mercado uma vez ao mês. Segundo eles, a pandemia é o principal motivo. 10% dos entrevistados preferem fazer compras duas vezes ao mês. O restante dos entrevistados (6%) afirma ir semanalmente.
Para o presidente da ASSERJ Fábio Queiróz, a pesquisa retrata o momento que enfrentamos: “o consumidor que comprava aos poucos, ao longo do mês, mudou os hábitos e passou a concentrar tudo num único dia. Além da pandemia, muitos clientes buscam economia com essa medida.”
É interessante notar, ainda, que o perfil de quem vai ao mercado mudou. 60% dos entrevistados disseram que fazem compras sozinhos. 36% afirmam que vão com um acompanhante. Apenas 4% ainda mantêm o hábito de levar mais de 3 pessoas.
“Sai a imagem da família inteira no mercado e entra a figura de um único cliente comprando para várias pessoas. É uma compra solitária, mas importante num momento como esse”, completa Fábio Queiróz.
Apesar dos novos serviços oferecidos depois da pandemia, como compras on-line e delivery, 96% dos entrevistados preferem comprar presencialmente. Apenas 4% disseram que compram pelos canais digitais.
Quando perguntados sobre a confiança nos protocolos de segurança contra a covid-19 nos supermercados, 88% disseram que se sentem seguros nas lojas. “Todos nós somos clientes. Quando vamos ao supermercado, buscamos por uma experiência de compra segura. Isso cria uma relação de confiança com o público, que se sente seguro em voltar outras vezes’’, diz Queiróz.