Conecta Varejo, de tecnologia aplicada ao varejo à produção responsável de alimentos; confira os destaques do terceiro dia

O terceiro dia do Conecta Varejo, realizado nesta quinta-feira (15/08), abordou temas como tecnologia aplicada do varejo, vendas pelo Tik Tok, combate ao desperdício de alimentos e produção responsável de insumos alimentícios, entre outros. Até o dia 16 de agosto, as mais inovadoras mentes de setores como varejo, alimentação e beleza estarão reunidas no “Conecta Varejo Grupo Boticário – Rio InnovationWeek”, espaço oferecido pela Asserj e pela Base Eventos, no Armazém 3 da maior feira de inovação e tecnologia do mundo. A conferência é, pela primeira vez, patrocinada pelo Grupo Boticário.

O cofundador da Rio Innovation Week e presidente da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiróz, acredita que o RIW está mexendo com o turismo de negócios no estado e destacou os propósitos da conferência. “O nosso propósito com o Rio Innovation Week é desenvolver ideias e gerar relacionamentos. Levar conhecimento para a sociedade”, disse.

A programação começou às 10h30 com a palestra “Gastronomia e Conservação da Amazônia”, na qual foi apresentado o “Gosto da Amazônia”, um programa do SindRio que está fortalecendo 280 comunidades ribeirinhas e indígenas por meio da popularização do consumo de pirarucu selvagem.

Sérgio Abdon, diretorexecutivo do SindRio e responsável pela comunicação e marketing do programa contou, com apoio de depoimentos gravados em vídeo, como o Gosto da Amazônia transformou consumidores de restaurantes e de pirarucus em apoiadores da preservação da Amazônia. “Cada peixe vendido, cada prato consumido é um impacto na preservação da Amazônia”, afirmou. O Gosto da Amazonia levou chefs de restaurantes do Rio de Janeiro para viajarem mais de 40 horas para conhecer uma comunidade no interior da Amazônia. Na comunidade afastada, eles conheceram os hábitos, técnicas e costumes da população local e criaram pratos elaborados com o peixe.

O programa estimula a pesca do pirarucu pela população local, usa mão de obra local para manusear o pescado com salários e trabalhos iguais para homens e mulheres, ao mesmo tempo exige a preservação da área e limita a pesca tanto em quantidade – 30% da população dos pirarucus adultos, quantidade determinada pelo IBAMA -, e período – de setembro a novembro quando o rio está baixo.

Logo depois foi a vez da palestra “A tecnologia na luta contra o desperdício de alimento”, que contou com a presença de Lucas Infante, CEO da Food ToSave, e Priscilla Veras, CEO da startup Muda Meu Mundo, em painel conduzido por Fábio Amorim, CEO da Brands Partners.

Especialista em gestão de negócios e fundador do app líder no Brasil contra o desperdício de alimentos, Infante fundou a Food To Save em 2021com o propósito de revolucionar esse problema no país. “Segundo o Programa das Nações Unidas, hoje, basicamente, o equivalente a 1 bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias no mundo. No Brasil, hoje são 46 milhões de toneladas que são desperdiçadas, e o equivalente mais ou menos a um terço de todos os alimentos produzidos no mundo são desperdiçados. E Priscila complementou: “No Brasil, com a quantidade de comida que a gente desperdiça, poderíamosalimentar oito vezes a população que passa fome no nosso país”, disse.

Ao longo de três anos, o Food to Save tem desenvolvido um trabalho de conscientização sobre o desperdício de alimentos, tanto para o varejista quanto para o consumidor final. “Eu acho que é a responsabilidade de educar o varejista, de educar o setor e, também, o consumidor final, porque o impacto gerado é gigantesco”.

Para Priscilla, a tecnologia impacta em três frentes no desperdício de alimento: na predição no campo, variação da produção e conexão de forma eficiente do produto. “Resolver a falta de acesso do produtor é um problema que a tecnologia consegue resolver, assim como o desperdício no varejo ou na nossa casa. Acredito que a tecnologia e as startups também podem existir para resolver problemas socioambientais. E é isso o que a gente faz.”

Às 12h, o palco do Conecta Varejo Grupo Boticário recebeu o painel “Varejo 5.0” conduzido por Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), 1º vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados (ALAS) e cofounder do Rio Innovation Week. Ele apresentou as tendências consolidadas do setor ao redor do mundo que estão chegando ao Brasil ao lado do secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Anderson Morais.

Para Queiroz, a tecnologia traz duas grandes oportunidades para o varejo. “A primeira é para aprimorar a logística, pegando o gancho do secretário aqui, existe um robô que escaneia a sua gôndola e mostra algum produto fora da validade, aponta e manda a mensagem para o comercial e para o estoque. Então veja, ele facilita a nossa logística. A segunda é para melhorar a experiência de compra do consumidor”, ressaltou.

Sobre como enxerga essa experiência de compras do consumidor hoje com a tecnologia atual, o secretário Anderson Morais afirmou que vê de forma mais segura. “Infinitamente mais segura para ambas as partes, no sentido de que acaba diminuindo a possibilidade de acontecer uma cobrança errada. A tecnologia só veio para melhorar a vida do varejo”, ressaltou.

Para finalizar, Queiroz destacou a importância da cultura digital no varejo. “Existem mitos que precisam ser derrubados. O primeiro deles é: a tecnologia é muito cara, ela não é pra mim, ela não é para a minha empresa. Amigos, existem aplicativos hoje que fazem de graça o que pagávamos 30, 50, 100 mil reais no passado. Então, aqui eu deixo um desafio e um incentivo: baixem um aplicativo por dia. Certamente, isso é cultura digital e isso vai reduzir custos. Pesquisem, baixem um aplicativo por dia. O segundo mito é que a tecnologia é muito complexa – eu não entendo, eu não tenho mais idade para isso, isso não é da minha geração. A tecnologia para o varejo hoje é pensada cada vez mais de forma simplificada. Quanto mais buscar a tecnologia, mais a gente vai descobrir que ela está se tornando cada vez mais fácil, cada vez mais simples”, concluiu.

“Se a visão é o canal que mais gera impacto, o uso da imagem é o que mais impacta na decisão de venda”, a afirmativa é de Fábio Ribeiro, Business Development Manager da Ledwave, na palestra “Pioneirismo em Estratégias e Investimentos de Mídia para a Indústria”, realizada às 11h30 no palco Conecta Varejo Grupo Boticário. A frase foi uma reação ao dado apresentado por Alessandro Batista, vice-presidente da mesma empresa: entre todos os sentidos, o que mais impacta em uma pessoa é a visão, responsável por 83% da atenção.

Esse é o argumento dos executivos para a importância da digitalização e do uso dos painéis para divulgar produtos dentro dos supermercados. Na apresentação, eles mostraram que o retail mediaé uma tendência em crescimento e que as redes podem ganhar entre R$ 6 mil e R$ 18 mil por mês com a assinatura dos painéis por loja. Eles destacaram que esse valor é um acréscimo que não existia no orçamento das redes.

Às 12h30, o palco do Conecta Varejo Grupo Boticário recebeu a palestra “Seu GPS para crescer no varejo”, ministrada por Genival Beserra, presidente do Conselho Diretor da Asserj e GMRB. Na apresentação, o executivo, com quase 50 anos de experiência no varejo, ensinou que uma empresa para ter sucesso nesse segmento tem que ter atenção ao tripé cliente-colaborador-fornecedor. “Com esses segmentos bem atendidos não tem como dar errado”, assegurou Beserra.

Com a experiência de ter trabalhado no varejo como repositor de loja até a presidência de grandes empresas, Beserra destacou a importância das pessoas. “Pessoas são as mercadorias mais importantes que uma empresa deve cuidar. Se a empresa tem gestão, foco e cuida das pessoas, com certeza ela vai crescer”, explicou.

Beserra ainda deu uma dica para o público: “Sempre tem alguém te observando. Sempre fui convidado para mudar de empresa, se meu chefe não estava vendo meu trabalho, com certeza outra pessoa via, e me dava oportunidade de crescer no varejo”, contou o exdiretor comercial da Rede Supermarket, ex-presidente da Rede UNNO e Costa Azul e ex-superintendente de Compras das Lojas Americanas, entre outros.

“A revolução do varejo asiático: lições para o mundo e oportunidades para o Brasil” foi a palestra das 14h, com Fabio Neto, sócio da StartSe e reconhecido especialista em transformação de negócios, como palestrante. Com mais de 20 anos de experiência no setor varejista e atuação em mercados, como Vale do Silício, China e Israel, ele trouxe uma visão aprofundada de estratégias inovadoras que estão moldando o varejo asiático e explorou como essas práticas podem ser adaptadas para outros mercados, incluindo o brasileiro. “A China Experience nos mostra vários aspectos importantes: mentalidade de relação vs. transação; trabalho, trabalho e trabalho; e estudo”, declarou.

Também fundador da YAMO e cofundador da In.Pulse Aceleradora, além de conselheiro da BeGreen, o executivo destacou o impacto do “boom” do varejo asiático e suas implicações para lojas e consumidores no Brasil. A palestra enfatizou a importância da inovação global para o crescimento e adaptação dos mercados locais. “Por um problema interno com uma população de mais de 1 bilhão de pessoas, se tornou a nação mais tecnológica do mundo. O cliente está cada vez mais menos linear e quer mais opções, então o chinês pensou: por que não posso fabricar tudo depois de vendido? Com isso, surgiu o fast retail (varejo on demand)”, explicou.

Para Neto, a China é o reino do modelo de negócio. Entre essas transformações, o C2M (Consumer toManufacture), que caracteriza o modelo de negócio que conecta diretamente os consumidores às fábricas, eliminando absolutamente todos os intermediários na cadeia de valor e possibilitando preços extremamente competitivos. Ele trouxe o case da famosa Shein e do Temu (segundo app mais baixado nos EUA). “Eles pensam de forma relacional, numa maneira de interação com o produto sem o consumidor precisar ir na loja. É por isso que o TikTok está se tornando a maior plataforma de venda do mundo – o novo super app”, afirmou. Ele destacou também as live sellers, que passam a ser cada vez mais integradas com apps para possibilitar as compras online.

Confira a programação desta sexta-feira, dia 18

O primeiro painel do último dia da Conferência começa às 10h30, com Luana Xavier, e LetticiaMuniz, influenciadora digital, falando sobre “Como alavancar suas redes sociais | Oferecimento Mynd”.

Às 11h, o painel “Oportunidade para pessoas pretas no mercado digital X Marcas com ações afirmativas”, terá a participação de Raull Santiago, diretor-executivo do Instituto Papo Reto/BRECHA hub e Preto Zezé, presidente global da Central Única das Favelas.

O painel “Novas perspectivas do empreendedorismo”, às 14h, terá a presença de Camila Farani, presidente da G2 Capital, e Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. Serão abordados temas como insights para o novo empreendedor ter sucesso em um mercado competitivo e exigente por novidade.

“Influência Digital: Revolucionando a Economia e Transformando Negócios” é o tema do painel das 15h, com a presença de Marcela Lopes, criadora e intérprete da Cela – a milionária, Monique Lima, co-fundadora e CEO da Mimo Live Sales, e Beta Whately, influenciadora e fundadora da Agência Fizz.

Às 16h, é a vez do painel “Inteligência Artificial no Varejo”, com Luis Jairo de Souza Jr., Head de TI do Grupo Alvorada/Rede Supermarket, Alaor Garcia, gerente comercial da NVIDIA, Allan Miranda, fundador e CEP da PX Data.Ai, e Cezar Taurion, CEO da Redcore. A palestra abordará o atual momento do varejo com relação a inclusão da inteligência artificial na operação e na criação de estratégias para vendas e gestão.

“Nas Telonas ou nas Telinhas, Conteúdo é Arte!”, é o tema do painel das 17h, com Romona Borba, Jonathan Ferr, Renata Turlão e Erika Januza Uma reflexão sobre a evolução da arte como conteúdo, as influências da tecnologia, o papel da diversidade e inclusão, além do impacto cultural e social dessas criações.

Fechando a programação do último dia da Conferência Conecta Varejo, às 18h, LyanaBittencourt, CEO da Bittencourt Consultoria Empresarial e Franchising, participará do painel “A Nova Era dos Canais de Venda: Estratégias de Sucesso”, no qual compartilhará insights valiosos sobre o desenvolvimento de novos canais de venda e as estratégias necessárias para impulsionar o crescimento e a inovação no varejo.

Por Publicado em: 15 de agosto de 20240 Comentários