Como anda a gestão de resíduos sólidos do seu supermercado?
A ASSERJ reforça a importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e apresenta todos os detalhes para elaboração do documento
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico obrigatório para grandes geradores de resíduos como os supermercados. Tem por objetivo acompanhar a geração desses resíduos e definir métodos e processos, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Exigido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o PGRS também deverá apontar alternativas para solucionar problemas recorrentes da gestão de detritos. Com o documento, será possível descobrir se determinado processo gera uma quantidade significativa de resíduo a ser reaproveitado ou vendido, originando uma nova fonte de receita.
No plano deverão constar a quantidade de resíduos sólidos produzidos, a classe e o tipo dos materiais, como são armazenados, recolhidos e qual sua destinação final. De forma resumida, o relatório detalha todas as etapas: desde a produção até o descarte.
O PGRS também auxilia no controle da gestão com o cálculo da quantidade de detritos produzidos e a busca de alternativas para reduzi-la, bem como o impacto no meio ambiente, favorecendo a reciclagem e a reutilização.
É importante que o estabelecimento faça contato com cooperativas especializadas no recolhimento de resíduos sólidos para firmar parcerias e garantir que eles sejam descartados corretamente, de acordo com a lei.
Como elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?
O PGRS deverá ser feito por um técnico, devidamente registrado no Conselho Profissional, que será responsável por desenvolver e implementar o plano seguindo as especificidades de cada tipo de estabelecimento. De forma geral, o plano deve conter:
- A descrição do estabelecimento ou atividade
- Diagnóstico de resíduos sólidos gerados (origem, volume e caracterização)
- Lista dos responsáveis pelas diversas etapas do gerenciamento de resíduos sólidos
- Procedimentos operacionais relativos ao gerenciamento de resíduos
- Plano de ações preventivas e corretivas: especificando o controle e minimização de danos envolvendo gerenciamento incorreto ou acidentes
- Metas e procedimentos de minimização de geração de resíduos, como os programas de redução na fonte, reutilização e reciclagem
- Revisão periódica
Categorias
Últimos Posts
- Por que o Princesa é exemplo na prevenção de perdas?
- De olho nos turistas! Supermercado Zona Sul implementa pagamentos com criptomoedas
- Filiais do GPA em Copacabana adaptam operações à demanda do público
- Parceria entre Sam’s Club e Colgate gera resultados positivos; saiba como
- Fim de ano agitado na ASSERJ. Vem saber quem esteve na Associação