Carnaval impulsiona vendas de bebidas e promove experiências que encantam nos supermercados

O Carnaval do Rio de Janeiro, uma das maiores festas do mundo, não movimenta apenas a cultura e o turismo, mas também a economia. Em 2025, a combinação entre a onda de calor e a folia representa uma grande oportunidade para o setor supermercadista, impulsionando especialmente a venda de bebidas e proporcionando experiências memoráveis aos clientes.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval deve gerar mais de R$ 12 bilhões em receitas no país, um crescimento de 2,1% em relação ao ano anterior. Esse aumento é impulsionado pela desvalorização do real frente ao dólar, que favorece o turismo interno, e pela diversidade de atrativos do Brasil durante o período festivo.

O setor de bebidas é um dos mais beneficiados pela festa. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a venda de cerveja pode crescer até 40% nos dias mais quentes. Esse aumento se dá tanto em bares e restaurantes quanto em supermercados, que são a principal escolha dos consumidores que preferem festejar em casa. Ainda segundo a Abrasel, os maiores consumidores da bebida nesta época do ano estão na faixa entre 18 e 29 anos.

Supermercados investem em estratégias agressivas de preços

Para aproveitar esse movimento, redes de supermercados estão apostando em estratégias agressivas de preços e promoções especiais. O Supermercados Mundial lançou uma campanha de preços competitivos para cervejas e outras bebidas até 9 de março. Inicialmente voltada para ambulantes autônomos que abastecem os blocos de rua, a promoção foi ampliada para todos os clientes, aumentando o potencial de crescimento das vendas. A expectativa é de um crescimento de 20% no volume comercializado de cervejas durante o período.

Os preços promocionais incluem rótulos populares como Brahma, Budweiser e Spaten a partir de R$ 3,99, além de opções como Drink Beats, refrigerantes e energéticos.

Já na unidade da rua Bolívar do Princesa Redeconomia, em Copacabana, o gerente Sílvio Nunes reforçou os estoques de cervejas, refrigerantes e sucos para atender a alta demanda de foliões, ambulantes credenciados e quiosques. “Nossa expectativa é aumentar em 35% as vendas no Carnaval e quem sabe até ultrapassar essa meta”, afirma.

Outra rede que aposta em promoções atrativas é o Prezunic. Em todas as suas lojas físicas, a rede realiza uma ação especial nesta sexta-feira (21/02), oferecendo 50% de desconto em diversas cervejas especiais, como Patagonia, Hoegaarden, Colorado, Praya, Blue Moon, Baden Baden e Eisenbahn. Para aproveitar o desconto das bebidas, os clientes precisam baixar o App Prezunic e realizar um cadastro.

Experiências que encantam e fidelizam

Com intuito de criar memória e encantar os clientes, as filiais do Prezunic na Barra da Tijuca vão promover atividades carnavalescas gratuitas para as crianças. Na unidade Marapendi, a animação acontece aos sábados. Aos domingos, a folia será na loja Jardim Oceânico.

Nos dias 22 e 23, as crianças vão poder cantar e pular ao som de uma banda ao vivo, além de interagir com personagens infantis e se divertir num “camarim fashion” montado especialmente para a ocasião. Já no fim de semana do Carnaval, (01 e 02/03), além dos personagens, também haverá atividades de pintura artística.

Espaço Unic

Como ocorreu durante as férias, a versão carnavalesca da “Manhã de Diversão Prezunic” acontece no ambiente do Espaço Unic, área de convivência que oferece lanches e refeições para consumo imediato, incluindo sucos, cafés especiais e outros itens. A ação é realizada em parceria com a La Fruteria, marca especializada em alimentação saudável e responsável pela curadoria do cardápio do Espaço Unic nas unidades Marapendi e Jardim Oceânico.

O Espaço Unic está presente em cinco unidades do Prezunic. Além de Marapendi e Jardim Oceânico, as lojas ParkJacarepaguá, Voluntários e Vila Isabel também oferecem o serviço.

Com estratégias comerciais fortes, descontos atrativos e experiências encantadoras, o Carnaval de 2025 promete ser um período de alto movimento para os supermercados do Rio de Janeiro, consolidando a festa como um dos momentos mais lucrativos do ano para o setor.

Por Publicado em: 21 de fevereiro de 20250 Comentários