Associados da ASSERJ dão suas impressões sobre a NRF
O debate sobre as novas tecnologias na NRF impressionou os presentes na feira
O sócio da Casa do Sabão, Rodrigo Matos Alves, destacou ter encontrado, até o momento, diversas soluções com inteligência artificial que facilitam a extração de análises mais profundas e abrangentes, além de uma ampla exposição sobre retail media. Na sua visão, são bons exemplos a serem aplicados no mercado do Rio de Janeiro.
“É preciso, no entanto, filtrar o que realmente pode gerar resultados. Nas palestras, fica muito claro que as grandes empresas têm posicionamentos estratégicos muito bem definidos, e nas visitas às lojas também percebemos isso”, afirmou.
Alves chamou a atenção para a competição baseada em preço no mercado carioca, que, em sua opinião, enfraquece muitos competidores. “Ao lutarem pela sobrevivência, esses empresários não têm a oportunidade de buscar novas soluções que possam, de fato, fazer a diferença nos resultados de suas empresas.”
Ele ressaltou a importância de contar, na alta gestão, com alguém que possa pensar estrategicamente e explorar o potencial dessas novas tecnologias, sem estar sobrecarregado pelos problemas cotidianos do negócio.
“A grande questão, cuja resposta muitos já possuem mas não conseguem identificar, é: quem realmente é o meu cliente e como posso atendê-lo da melhor forma dentro do que faço melhor?”, concluiu.
Além dos debates sobre inteligência artificial, o diretor executivo do Grupo Bramil, Mário Luiz, destacou a relevância de discutir, em um evento como esse, a personalização do atendimento.
“O varejo é feito por pessoas. Para nós, é fundamental usar a tecnologia em favor do atendimento, criando atrativos que tragam os clientes às lojas”, afirmou.