ASSERJ e a SA+ realizam o 5º Fórum de Integração varejo e indústria

Público pet, faturamento do canal alimentar no Rio e retail media, foram alguns dos principais tópicos do encontro

Aconteceu nesta quinta-feira (13), no salão do hotel Windsor, no Rio de Janeiro, o 5º Fórum Rio de Janeiro de integração Varejo & Indústria promovido pela SA+ Varejo em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ). O evento contou com a presença da gigante industrial Flora, em uma apresentação das suas novidades para o mercado, e das palestras realizadas pela Bnex e Scanntech, entre outros.

A abertura foi comandada pelo CEO da SA+ Varejo, Sergio Alvim, que explicou a necessidade da integração de outros setores da indústria com representantes varejistas, “é necessário quebrar os feudos da operação, melhorar as relações usando o trade. É preciso que a indústria conheça mais o varejo, não apenas o comercial. Vocês vão ganhar muito com isso, integrando todos os setores com a indústria”, afirmou.

Em seguida, algumas das novidades da parceria entre SA+ Varejo e ASSERJ foram trazidas pelo presidente da Associação, Fábio Queiróz, como o planejamento de levar para a NRF 25, a maior delegação brasileira do varejo, com representantes de diversas associações de supermercados do Brasil.

“Iniciaremos o ano de 2025 com a maior comitiva de supermercados do mundo, em uma união da ASSERJ com a SA+ Varejo. Além disso, teremos a participação de outras associações. A ideia é colocar os supermercadistas de todo o país lado a lado, compartilhando as melhores ações e orientando com curadoria, visitas guiadas em estandes estratégicos, visando extrair o que a NRF tem de melhor para o nosso setor”, afirmou Fábio Queiróz. 

A gigante da indústria de limpeza e cuidados pessoais, Flora, apresentou algum dos seus melhores resultados de 2023 e convocou os varejistas a entender melhor o planejamento de algumas das marcas mais importantes. Duas delas acabaram se destacando no palco: Minuanno e Francis.

Samir Jarrouj, diretor de Home Care da Flora, defendeu a importância da região para a indústria. “Aqui no Rio de Janeiro, competimos com portfólio de homecare. Por aqui, somos focados em cuidados com o lar”, afirmou o executivo ao defender o crescimento de 91% da Minnuano na categoria de detergente em pó.

Em seguida, o diretor Maurício Utiyama, chefe da divisão de cuidados com a pele, apresentou o lançamento da nova linha de hidratantes da Francis, além da repaginada que a marca realizou na sua linha de desodorantes. Em sua apresentação, destacou uma informação importante: a Francis almeja um crescimento ainda mais agressivo no setor que movimentou, em 2023, 9 bilhões de reais.

“O objetivo é trazer para o supermercado uma nova categoria. Os dois principais líderes do segmento de hidratantes têm suas vendas principais no modelo direto, fora dos supermercados, das farmácias e lojas. Queremos levar esse consumidor para dentro dos supermercados”, afirmou Utiyama.

Pets são os donos do jogo

Após a apresentação da Flora, o fundador e CEO da Bnex, Fernando Gibotti, apresentou informações demográficas cruciais para o crescimento do varejo, no Rio de Janeiro. E apontou para a importância de investimentos no segmento pet no estado.

Em uma apresentação surpreendente, a criação de pets subiu gradativamente desde 1980, indo de encontro ao decréscimo de integrantes nas unidades familiares. “Antigamente, havia o pensamento que o pet era um animal de estimação. Hoje, as famílias enxergam o pet com o mesmo peso de um filho, e isso é demonstrado na queda de integrantes familiares”, afirmou Gibotti.

A fala corrobora o dado apresentado pela Bnex que mostra que, em média, as famílias brasileiras em 1980 eram compostas por 4,2 pessoas. Atualmente, esse número caiu para 2,6. Segundo o levantamento, existem 58,1 milhões de cachorros, 41 milhões de aves e 27,1 milhões de gatos como pets.

“Essa é uma grande oportunidade para os supermercados. Não ignorem o mercado de animais de estimação. Saímos atrás da indústria e dos especializados, mas ainda podemos recuperar essa venda, que é muito importante”, pontuou Fábio Queiróz.

Crescimento no RJ é abaixo da média nacional

A Scanntech apresentou dados relativos ao varejo alimentar brasileiro em comparação ao Rio de Janeiro. Segundo números da agência, apesar da desaceleração da inflação registrada no 2º bimestre de 2024, diante da redução do crescimento de fluxo na loja observada, teve uma forte retomada em maio, após o crescimento do consumo.

A retomada do aumento de preços de 3% até abril de 2024, em maio, ajudaram as vendas unitárias alavancarem o crescimento. “Nosso grande risco é a inflação subir demais e atingir o consumo. Apesar disso, o ano vem vindo muito bem, a economia como um todo. O crescimento dos preços está dentro do esperado”, afirmou Thomaz Machado, CEO da Scanntech.

Para o Rio de Janeiro, entretanto, o faturamento alimentar no estado cresceu abaixo da média da região Sudeste e do Brasil em 2023, “O Rio vem crescendo menos que a média, e isso se deve ao crescimento do reforço do Bolsa Família e outros programados do governo. Apesar disso, o crescimento é positivo”, afirmou Machado.

Para contornar esse quadro e incentivar o consumo, a Scanntech ofereceu a ideia de um clube de compras, para explorar a possibilidade de oferecer promoções em produtos que estão fora do radar do consumidor, “Com a implementação desse case, podemos ter um retorno real do investimento, porque ele será feito de maneira precisa e de forma escalonada”, afirmou Thomaz.

Em um case apresentado pela Scanntech, o clube de promoção da agência foi utilizado por uma rede de supermercados em Fortaleza, Ceará, alcançando cerca de 154,5% no crescimento nas vendas durante a Black Friday de 2023, em detrimento a outro segmento de lojas que não possuíam a operação e obtiveram apenas uma alta de 34,1% no mesmo período.

Retail Media

A LedWave apresentou sua ideia de mundo tecnológico e que envolve diretamente o retail media. Cada vez mais, empresas do segmento supermercadista estão procurando soluções que possibilitem arrecadar uma nova fonte de renda dentro do seu ponto de venda.

“Imagine a possibilidade de vender publicidade dentro do seu ponto de venda, atingir o seu cliente e explorar a sua venda de maneira mais tecnológica, integrada e automática”, afirmou Fábio Ribeiro, BDM da LedWave.

Além da possibilidade de aumentar a renda adquirida com a publicidade, a automação com inteligência artificial pode diminuir a ‘dor de cabeça’ de uma nova tecnologia ao empreendedor. “Imagine um banco anunciando dentro da loja de vocês sem a necessidade de burocracia, de maneira orgânica e rentável?”, indagou Ribeiro, ressaltando o investimento em hardware com o uso de leds de última geração e a produção de imagens em alta definição.

“É o negócio dentro do negócio”, afirmou Fábio Queiróz, uma das principais vozes do retail media no Brasil, que explicou a necessidade das redes varejistas em olhar para essa movimentação. “Gigantes como o Carrefour, Pão de Açúcar e a Cencosud já criaram empresas próprias para trabalhar de forma estratégica o retail media internamente. Essa é uma discussão que foge do varejo e chega nos lares, é importante olharmos diretamente para a possibilidade de aumentarmos a renda das lojas, fortalecer a relação consumidor-indústria e movimentar o seu ponto de venda”, afirmou.

Fábio Queiróz reforçou a importância desse caminho, e defendeu que “o grande segredo do retail media será a mensuração dessa atividade. A criação de um CRM muito preciso”, afirmou. Gerson Estevam, diretor-geral do Prezunic argumentou que, futuramente, a “nova novela da televisão será anunciada primeiramente nas telas de retail media”, pontuou.

Por Publicado em: 13 de junho de 20240 Comentários