ASSERJ articula encontro com Subprefeitura da Zona Sul e CET Rio para tratar do ordenamento de carga e descarga
O desafio é manter o abastecimento da população e mitigar os transtornos no trânsito
Representantes das áreas de Operação e Logística dos supermercados Mundial, Zona Sul, Inter, Superprix, Campeão, Prezunic, Supermarket (Alvorada), Princesa e Hortifruti se reuniram na manhã desta terça-feira (27) com o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, e o coordenador da CET Rio, Bruno Marques, para tratar do ordenamento de carga e descarga, num encontro articulado pelo presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.
O tema é de extrema importância para os supermercadistas que precisam abastecer as lojas e enfrentam cada vez mais restrições na hora de descarregar os produtos, principalmente nos grandes corredores como Avenida Nossa Senhora de Copacabana, ruas Barata Ribeiro, da Passagem, Bolívar, Visconde de Pirajá e Voluntários da Pátria, por exemplo.
Fábio Queiróz destacou a importância de manter o diálogo aberto para harmonização de interesses e de direitos. “A Zona Sul é uma área complicada, com ruas estreitas e movimentadas, mas o que não é aceitável é gerar para o consumidor um desconforto diário e isso acabar recaindo sobre as nossas marcas. O quanto estamos impactando o nosso cliente?”, pondera. Ele lembra que todo problema tem solução e citou o caso do Prezunic, em Botafogo, que antes da instalação foram realizadas diversas reuniões com a Prefeitura do Rio para fazer o planejamento correto da loja. “A rotina de supermercado é dura e agilidade é tudo, mas não podemos infringir a lei”, afirma Queiróz. Ele também chamou a atenção para a atitude mal educada e truculenta de alguns fiscais, e o coordenador da CET Rio disse que vai reforçar a supervisão e treinamento desses profissionais.
O subprefeito Flávio Valle se colocou à disposição para apoiar os supermercadistas e preparou, junto com a CET Rio, um mapa com sinalizações nos locais onde existem vagas para os caminhões e se prontificou a criar mais opções. O mapa será enviado a cada um dos representantes e poderá ser ampliado a partir das sugestões dos empresários. Valle também mostrou fotos de infrações cometidas no momento de descarga na Av. Nossa Senhora de Copacabana. “Não vou endereçar qual supermercado acerta, mas é fato que algumas lojas possuem o controle de carga e descarga muito eficiente enquanto outras cometem uma série de infrações. Isso gera revolta não apenas no morador contribuinte, mas também interfere no ordenamento do trânsito e estacionamento”, explica.
Outro ponto que aqueceu os ânimos foi a notícia da restrição de circulação de caminhões na Avenida Brasil a partir do dia 16 de março. A medida irá impactar fortemente a logística dos supermercados com riscos e gastos financeiros. O coordenador da CET Rio, Bruno Marques, articula uma reunião com o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego, Joaquim Diniz, o mais breve possível para tratar do assunto.