Aquisições impulsionam o setor no segundo semestre

Num mercado altamente competitivo como o varejo supermercadista é comum a associação de empresas, além de aquisições e fusões. Muito por conta de desalavancagem financeira (processo de redução de dívidas), as operações de aquisição têm se intensificado nos últimos anos.

Seja negociando toda a rede ou unidades específicas, essa tendência é observada de norte a sul do país. No Rio de Janeiro, três lojas da rede de supermercados Inter, na Zona Oeste, foram vendidas para o Supermarket no mês passado.

As filiais de Coelho Neto, Padre Miguel e Bangu encerraram suas atividades após 15 anos em pontos estratégicos desses bairros. Em plena expansão, a rede Supermarket adquiriu as unidades e inaugurou a de Coelho Neto no dia 30 de setembro. Em breve, as unidades de Bangu e Padre Miguel também iniciarão suas operações sob a nova bandeira, conforme anunciado pela marca.

A expansão se reflete em aumento da empregabilidade. Com a abertura de novas lojas, a rede precisa contratar funcionários e já promoveu dois feirões de empregos, um no Rio e outro em São Gonçalo. Segundo o CEO da Rede Supermarket, Guilherme Monnerat, está prevista a abertura de nove lojas até o fim do ano: “Estamos em uma fase de expansão acelerada, com planos de inaugurações em diversos bairros nos próximos meses.”

Essas iniciativas exemplificam a relevância das fusões e aquisições para o crescimento e fortalecimento do varejo supermercadista no Brasil. Elas promovem avanços estruturais e oportunidades de expansão, permitindo que as empresas consolidem sua presença em novos mercados e integrem eficiência e inovação ao setor, criando redes mais robustas para enfrentar os desafios do futuro.

Por Publicado em: 29 de outubro de 20240 Comentários