Escola ASSERJ: último treinamento do ano tem foco na segurança alimentar
A Escola ASSERJ realizou nesta quarta-feira (28) o último treinamento do ano com um tema importantíssimo para a segurança alimentar e a saúde dos consumidores: Noções básicas de higiene e boas práticas de manipulação de alimentos.
O médico veterinário e consultor de alimento seguro da ASSERJ, Flávio Graça, apresentou os principais riscos à biossegurança em serviços de alimentação; os procedimentos que devem ser adotados na manipulação; e a aplicação de boas práticas para um grupo atento e participativo.
Conceitos como biossegurança (conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade da vida e a saúde humana) e DTHA (doenças de transmissão hídrica e alimentar) foram amplamente especificados com exemplos práticos.
Flávio Graça reforçou com a turma a lista de agentes físicos, que são graves contaminantes de alimentos: adornos, fios de cabelo, cílios, esmalte, pedaços de plásticos, de vidro e/ou de aço e fragmentos de inseto.
“É importante saber sobre a correta da manipulação de alimentos para evitar que haja a transmissão de doenças por contaminação de alimentos, as formas de conservá-los e as boas práticas do ambiente destinado a trabalhar com isso”, afirmou.
O curso também apresentou noções sobre a armazenagem e o descarte correto dos alimentos no meio-ambiente. Todos os alunos foram submetidos a uma avaliação no fim do treinamento. Os aprovados receberam certificado e estão aptos a atuar com excelência na manipulação de alimentos.
A Escola ASSERJ realizou em 2024 dezenas de treinamentos com foco na qualificação dos times que atuam no setor supermercadista. Centenas de participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e práticas, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade nos serviços de alimentação.