ASSERJ realiza palestra sobre prevenção ao câncer de mama
Atividade foi desenvolvida para gerar conscientização sobre a necessidade do autoexame e da prevenção à doença
O câncer de mama acontece quando há um crescimento descontrolado das células da região. Esse caso de saúde pode ser oriundo de diversos fatores, desde ambientais até a origem genética. Algumas mudanças na rotina da vida ajudam a reduzir consideravelmente as chances de desenvolvimento da doença.
Quem afirma isso é a nutricionista, Monique Annes, que conversou com a equipe da ASSERJ sobre a prevenção ao câncer de mama e o acolhimento às pessoas que sofrem com a doença, “é importante que possamos conversar abertamente sobre o assunto, a prevenção ainda é o melhor caminho para garantir que as mulheres tenham tempo e forças para enfrentar a doença”, disse.
Em sua palestra, Monique afirmou que a mudança de hábitos alimentares e a prática de exercício físico reduzem em até 66% as chances de uma mulher desenvolver câncer de mama. Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama até 2025, enquanto a taxa de incidência é de 66,54 por 100 mil mulheres. A estimativa é que a doença cause 18 mil mortes.
“O intuito dessa ação é impactar e emocionar o time ASSERJ, para mostrar o quanto é importante falarmos sobre esse assunto. E, principalmente, em uma empresa cuja a maioria dos funcionários é composta pelas mulheres, é muito importante se conscientizar sobre o exame de mama e o autocuidado”, comentou Michelle Rodrigues, gerente de RH da ASSERJ, durante a atividade.
O mês de outubro é celebrado como o de conscientização sobre o câncer de mama, o segundo tipo da doença que mais faz vítimas fatais no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, ações simples no dia a dia podem ajudar as mulheres no combate ao câncer e na prevenção. Conheça algumas:
-
Manter um peso saudável
-
Praticar atividade física regularmente
-
Evitar o consumo excessivo de álcool
-
Amamentar por pelo menos dois anos
-
Evitar a exposição à radiação ionizante
-
Realizar o autoexame das mamas todos os meses
-
Realizar a mamografia a cada dois anos, a partir dos 40 anos de idade
A ASSERJ se une à causa da conscientização sobre o Câncer de Mama e incentiva as mulheres a procurarem especialistas para a realização de exames específicos e periódicos de prevenção.