Confiança do consumidor cresce no último mês; saiba mais

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Avaliação é positiva e deve estimular o consumo das famílias brasileiras

Um bom resultado para os supermercados foi divulgado pelo Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas, que apontou pela quarta vez consecutiva um crescimento, desta vez de 0,5% em relação ao mês anterior. Em médias míveis trimestrais, o índice aumentou 0,9%.

A justificativa apresentada pela Fundação foi a melhora na percepção das famílias, tanto em relação a situação financeira como a projeção para o futuro. Isso também está associado ao menor nível de desemprego desde 2014, com o índice chegando a 6,6% segundo números do Caged.

O aumento da renda da população é consequência direta do aquecimento do mercado de trabalho brasileiro, e também pelo aumento nos programas de transferência de renda promovidos pelo Governo Federal. Para William Figueiredo, o índice representa um bom momento para os supermercados.

“A confiança do consumidor sobe gradativavemente desde junho deste ano, sendo influenciado, principalmente, pelas expectativas para os próximos meses. Em setembro, houve ligeira piora das percepções sobre a situação atual, que por sua vez, foi influenciado pela piora no indicador de situação financeira das famílias. Entre as faixas de renda, o resultado foi heterogêneo. A resiliência da atividade doméstica tem sustentado a tendência de alta na confiança dos consumidores, mas a recuperação em ritmo lento reflete a percepção ainda fragilizada das finanças pessoais”, afirma Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

Por Publicado em: 1 de outubro de 20240 Comentários