Reunião do Conselho de RH da ASSERJ aborda estratégias inovadoras para reter talentos. Saiba mais

Abrindo o encontro online da reunião do Conselho de RH, nesta quinta-feira (12), a gerente de Comunicação e Marketing da ASSERJ, Lorena Cerqueira, reforçou a importância da participação no Seminário Super Negócios Marketing e Compras. O evento será realizado, no dia 2 de outubro, das 14h às 20h, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

“Queremos prover para os associados soluções como eventos e encontros de discussão de temas essenciais para o varejo supermercadista. Incentivamos o aprendizado, o conhecimento, a troca de experiências e a união da indústria com o varejo, que sempre traz novidades e lançamentos de produtos no nosso Seminário”, afirmou.

Lorena adiantou algumas marcas patrocinadoras como Ambev, Nestlé e Cremer e temas que estarão em destaque como gerenciamento de categorias, precificação, negociação e conteúdos ligados à área de trade. Ela pediu aos participantes que incentivem os profissionais de compras e marketing a comparecerem ao evento. Este ano, a ASSERJ irá fornecer certificado de participação. Embora gratuito, o Seminário é sujeito à lotação. Então, faça logo sua inscrição!

Na sequência, o consultor Fredy Figner apresentou a palestra “Estratégias inovadoras para retenção de talentos em redes de supermercados”. O especialista provocou os participantes com os questionamentos: como motivar o time e reter os talentos? Como anda a reputação da sua empresa? Será que o RH está executando todas as tarefas básicas de forma eficiente?

A partir dessas reflexões, Fredy apresentou a Jornada do Colaborador cujas etapas são: atração e retenção de talentos; recrutamento e seleção; admissão e processos de DP; onboarding e rampagem (processo de integração e adaptação de novos colaboradores e o tempo que eles levam para aprender a usar ferramentas e técnicas da empresa, e alcançar o seu melhor desempenho); engajamento; treinamento e desenvolvimento; promoção, transição de carreira e novas responsabilidades; offboarding, desligamento e a rede de alumnis.

“A jornada do colaborador é particular para cada empresa, afinal, cada negócio possui seus processos internos. Porém, é possível criar uma jornada base que guia todos os colaboradores dentro da organização”, informou.

Todo o passo a passo para construir a jornada foi detalhado pelo consultor, que, neste sentido, ressaltou o papel do RH. “A área acompanha todo o percurso do colaborador, com o objetivo de oferecer a melhor experiência e garantir a execução da estratégia. Além disso, mapear a jornada é uma estratégia de gestão que visa aumentar o engajamento dos profissionais, integrar a equipe, promover a adaptação à cultura organizacional, elevar a produtividade e reter talentos”.

Dentre os motivos da rotatividade, Fredy elencou os que considera principais: erro no recrutamento, que pode provocar saída de profissionais em seis meses; baixa remuneração; falta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento; falta de reconhecimento e valorização; ambiente de trabalho estressante; exigências físicas; e liderança ineficaz.

Silvana Almeida, gerente de Projetos de RH da Casa Coqueiro, situada dentro da Ceasa, compartilhou alguns desafios do dia a dia. “Temos trabalhado arduamente para obter o envolvimento da governança e precisamos apresentar números porque eles necessitam de informações tangíveis. Muitas vezes são pessoas que atuam no mercado há muitos anos e resistem às novas práticas. Trabalhar com pessoas é um desafio constante”, disse.

No fim do encontro, a analista de Gestão de Pessoas da ASSERJ, Débora Rocha, lembrou que em breve será aberta mais uma turma do curso “Higiene e Manipulação de Alimentos” com certificação da IVISA – Rio pela Escola ASSERJ.

Programe-se e participe!

Por Publicado em: 12 de setembro de 20240 Comentários