Crescimento de marcas próprias aumenta margem de lucro dos supermercados

Estratégia pode influenciar positivamente na margem de lucro e fortalecer o branding do supermercado com o cliente

Segundo um levantamento da Amicci, especialista em private label do Brasil, o surgimento de produtos de marcas próprias nas prateleiras de supermercados podem puxar em até 20% o barateamento do segmento na loja. E tem refletido positivamente na margem de lucro das redes de mercado.

Antes tratado como um tabu, hoje os produtos de marcas próprias resultam em experiências positivas de compra, de venda e rentabilidade, “Somos nosso maior fornecedor e é uma grande ferramenta de fidelização de clientes, pois nossa marca Casa de Mãe é focada em qualidade”, afirmou Egberto Chokyu, diretor comercial do Royal Supermercados.

Atualmente, a participação de marcas próprias brasileiras está em 2%, bem abaixo da média mundial de 23%. Apesar disso, nos últimos anos, diversas redes de supermercados tem apostado alto nesse caminho para fortalecer o branding e ‘combater’ produtos de fornecedores mais caros nas gôndolas.

“As marcas próprias desempenham um papel fundamental no aumento da recorrência de clientes, fator essencial para impulsionar o fluxo de consumidores e, como resultado, alavancar as vendas. Além disso, elas também possuem um papel crucial na fidelização de clientes”, explicou Allan Gate Hock, diretor de Marcas Exclusivas do Grupo Pão de Açúcar.

Proprietária da marca Qualitá, o GPA viu a marca própria deixar de dar prejuízos e se tornar uma poderosa alavancar de sucesso em vários segmentos. “Não temos uma meta definida de atingimento para os próximos anos, uma vez que queremos que a escolha seja feita pelos clientes, porém, da forma que estamos indo imaginamos chegar em 25% das vendas nos próximos anos”, completa.

Sucesso comercial

Para o especialista em varejo, Erlon Labatut, as marcas próprias serão cada vez mais essenciais aos supermercados. “O desenvolvimento de marcas próprias para redes de supermercados tem se mostrado uma ótima estratégia, gerando resultados tanto do ponto de vista de posicionamento, como no faturamento”, afirmou.

No sul fluminense, o Royal Supermercados apostou na linha ‘Casa de Mãe’, e vem colhendo frutos muito positivos desde então. Segundo números trazidos pela marca, em alguns segmentos, como por exemplo aveia, a sua marca própria é lider nas lojas.

“Lideramos em vários segmentos e outros nos tornamos únicos fornecedores”, afirmou Egberto Chokyu, que ainda abriu o jogo, e revelou que a expectativa da marca é chegar em 500 itens oferecidos até o final do ano.

E você, está pensando em adotar linhas próprias em seu supermercado?

Por Publicado em: 31 de maio de 20240 Comentários