Famílias do Rio de Janeiro pretendem gastar R$ 241 em compras para o Dia das Mães, revela pesquisa da ASSERJ
Pesquisa realizada pela ASSERJ revelou a expectativa de venda dos supermercados no Dia das Mães e a média de gastos estipuladas pelos consumidores
A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta terça-feira (7), um levantamento que apontou que os consumidores pretendem gastar em média cerca de R$ 241 em compras para o Dia das Mães – 97% dos entrevistados confirmaram que pretendem celebrar a data especial de alguma maneira.
Esses números estão alinhados às expectativas criadas pelos supermercados, no Rio de Janeiro. Segundo a pesquisa da ASSERJ, o setor aguarda um crescimento médio de 8% em vendas para a data especial.
“Estamos com uma grande expectativa sim, acreditamos muito nessa data extremamente importante para o setor, principalmente, pelo cenário econômico atual”, avaliou Adelino Lopes, presidente da Rede Economia, ao comentar sobre as expectativas.
Segundo a pesquisa, cerca de 74% dos entrevistados vão realizar uma refeição especial para celebrar em família. A procura pelos ingredientes para compor o almoço ou o jantar oferecido em homenagem às suas mães, interessam para a movimentação dos supermercados, que apostam alto em promoções.
Segundo a ASSERJ, as tradicionais refeições do domingo de Dia das Mães terão, em primeiro lugar, a carne bovina (45%) como a opção mais procurada, seguida do frango (16,6%), peixes ou frutos do mar (8,7%) ou carne suína (3,7%). Em 12,4% das respostas, a refeição será composta por um algum prato não citado acima, e em 0,5% serão pratos vegetarianos ou veganos.
“O Dia das Mães é a segunda data mais importante do varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Essa movimentação de aumentar o estoque e o mix de produtos estimula o consumo, e atrai o cliente até o supermercado para fazer suas compras e escolher um presente ou ingredientes para uma celebração especial”, afirmou Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.
Florescer de vendas
Para o setor de Floricultura, em 2023, os valores giraram em torno de RS$ 19,9 bilhões em movimentações, de acordo com o balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro de Floricultura. Esses números refletem o levantamento da ASSERJ, que revelou que 1 em cada 4 mães receberão flores de presente.
“Nossa expectativa é dobrar a venda de plantas e flores no mês de maio em relação ao mês de abril devido à forte sazonalidade do Dia das Mães. Esperamos um aumento estimado de 100% em relação ao mês anterior”, revelou Rafael Castro, gestor responsável pela floricultura dos Supermercados Mundial.
A saída de flores em maio é considerada essencial para a sobrevivência do setor, mesmo que sua atuação esteja ligada diretamente às vendas nos supermercados. Segundo a pesquisa da ASSERJ, em 57% dos casos, as flores descritas pelos entrevistados como o presente ideal deverão ser encontradas nos hiper e supermercados.
Segundo números da Bnex, consultoria especializada em consumo, a procura de flores no dia das mães alcança um crescimento de 594%, se tornando a principal data para a venda desta mercadoria no varejo brasileiro. A pesquisa ainda apontou que as orquídeas são as mais procuradas seguidas pela flor da fortuna, tulipa, violeta, rosa e lírio.
“Vamos receber um novo carregamento específico para esta semana, entre hoje e amanhã vamos aumentar a variedade das flores aqui”, afirmou Luan Amorim, chefe de operações de uma das lojas do Grupo Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. A loja ainda estimou um aumento de 5% na venda para o Dia das Mães.
Em média, o levantamento da ASSERJ atestou que os supermercados já movimentaram a organização das lojas, dando prioridade aos itens que mais são vendidos: chocolates e flores. Walkyria Majeveski, consultora de varejo da ASSERJ, dá a deixa, “é importante que os produtos escolhidos pelos supermercados fiquem em locais de fácil acesso, em ambientes iluminados, com cartazes chamativos e o principal, garantir que o estoque atenda essas movimentações”, afirmou.