Brasil avança cinco posições e lidera ranking de inovação na América Latina
Após 12 anos, o Brasil volta a figurar entre as 50 economias mais inovadoras do mundo e pela primeira vez ultrapassa o Chile. No índice Global de Inovação (IGI), o Brasil subiu cinco posições e ocupa o 49º lugar entre 132 países. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria, no dia 27/09, e apresentados durante o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, realizado em São Paulo.
Apesar do avanço, a colocação brasileira ainda é considerada aquém do potencial do país que hoje tem a 10ª maior economia do mundo. Em 2011 o Brasil ocupou a melhor posição e chegou ao 47 º lugar. Entre os cinco países que atualmente compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil está na terceira colocação, à frente da Rússia (51º lugar) e da África do Sul (59º). A China é a 12º colocada e a Índia ocupa o 40º lugar.
Vale destacar que o Brasil apresentou boa pontuação em indicadores como serviços governamentais online (14ª posição) e participação eletrônica (11ª). Além disso, ganhou reconhecimento pelo valor de seus 16 unicórnios (nome dado às startups que conseguem grande valor de mercado em dólares), conquistando a 22ª posição e por seus ativos intangíveis (31ª), obtendo bons resultados mundiais por suas marcas registradas (13ª) e pelo valor global de suas marcas (39ª).
Para chegar a este resultado global no índice, é realizado um cálculo complexo que divide os indicadores em “insumos de inovação” (inputs) e “resultados de inovação” (outputs), com pesos diferentes para cada indicador.
No varejo, o uso da inteligência artificial tem avançado a cada ano e impactado de forma positiva vários setores. Benefícios como melhor experiência do cliente, agilidade, eficiência, automação de tarefas e inovação são importantes diferenciais competitivos no mercado e fazem com que a parte operacional funcione sem tantos esforços para que os gestores possam focar no core business e alavancar resultados.
Inovação e tecnologia serão os temas abordados no Conecta Varejo, que acontece dentro do Rio Innovation Week, entre os dias 3 e 6 de outubro, no Pier Mauá. Durante os quatro dias de evento, palestrantes renomados irão discutir tendências e soluções tecnológicas para o varejo, mostrar que a transformação digital está ao alcance do nosso mercado e pode ser ferramenta para o crescimento das empresas.