Presidente da Asserj, Fábio Queiróz, faz palestra para estudantes do colégio St. Georges

Nesta quinta-feira (04), o presidente da Asserj e vice-presidente da Alas, Fábio Queiróz, fez uma palestra para a turma de vestibulandos do colégio St. Georges, no Receio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro. Fábio levou informações sobre empreendedorismo e o setor do varejo para os alunos do 2º e 3º ano, a fim de levar conhecimento sobre o mercado de trabalho desta área.

Para Telmo Almeida, diretor geral da St. Georges, levar o dirigente da Asserj para este bate papo é importante para despertar nos alunos a possibilidade de novos campos de trabalho:

“Pretendo inaugurar uma roda de conversas para este seguimento estudantil, que não conhece este meio. Eu tenho conhecimento do espírito empreendedor que o Fábio tem. Então quero que os estudantes que vão prestar o vestibular no final do ano possam compartilhar da experiência dele, sobre este universo que é o varejo e as profissões que o envolvem”, comentou Almeida.

Sempre atento às inovações tecnológicas, Queiróz iniciou o bate papo contando a sua experiência como idealizador do evento Rio Innovation Week, um congresso inovador que não existia no cenário do Rio de Janeiro.

A ideia veio após comparecer no NRF Retail’s Big Show, em Nova York, quando Fábio percebeu que o Rio também poderia ter um evento desta magnitude. Na ocasião, mesmo sem ter um evento definido, ele conseguiu fechar o contrato com alguns palestrantes de peso, com o diretor global da IBM e com executivos do Google.

Porém, a história também teve momentos difíceis, como a desistência de Elon Musk para palestrar, por causa da sua queda na corrida espacial, e o convite para que Richard Benson palestre em seu lugar: “Está história diz sobre muitos percalços. Então, se você quer ser empreendedor, deve ter visão empreendedora”, comentou Queiróz.

O Rio Innovation Week aconteceu com um Line Up de peso, se consolidou e virou o segundo maior evento de inovação e tecnologia da América Latina. “A capacidade de se adaptar ao ambiente é o que vai nos diferenciar. A habilidade de errar e consertar rapidamente o nosso erro. Se você erra e fica indignado com seu erro, você vai ser um ótimo empreendedor. Neste momento eu fui visionário e enxerguei uma capacidade onde ninguém viu”, lembra Queiróz.

Experiência no Varejo

Fábio contou sobre todas as profissões que existem no varejo e afirmou que os jovens têm condições de fazer uma excelente carreira nele, pois abarca uma infinidade de setores e é uma das que mais empregam no Brasil.

Há a necessidade de melhoria da experiência de compra dos consumidores e, neste quesito, a tecnologia desempenha um papel fundamental. Fábio conversou sobre como os supermercados serão no futuro e todos os postos de trabalho que devem se abrir na área tecnológica: “A tecnologia está tão forte no varejo, que se torna uma ótima área para quem quer ir para este meio. então quem quer trabalhar com isso, o varejo tem campo”, comenta.

Ele contou sobre a contribuição que a Asserj tem para o setor supermercadista a fim de não deixar a população desabastecida, mesmo em período de pandemia: “A Asserj foi a primeira do Brasil a fazer o protocolo de Covid nos supermercados, sendo seguida por todos os outros estados”, lembra.

Por fim, Fábio respondeu as perguntas dos estudantes e deu dicas para o seu futuro profissional. Informou que os jovens podem escolher trabalhar no varejo, independente da área que escolherem.

Por Publicado em: 4 de maio de 20230 Comentários