6º Fórum RJ de integração Varejo & Indústria. Vem saber tudo o que rolou!

“O que você está fazendo com seus 10 principais clientes da padaria? E do açougue? O que tem feito para não perder esse cliente?”
Com essas reflexões, Sergio Alvim, CEO e fundador da SA+ Varejo, deu início ao 6º Fórum RJ de Integração Varejo & Indústria, realizado nesta quinta-feira (26), no Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca. O evento reuniu profissionais do varejo supermercadista e da indústria para uma imersão em tendências, tecnologia e estratégias comerciais.
Na sequência, Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, subiu ao palco destacando o impacto positivo do Mundial de Clubes nas vendas dos supermercados. “Isso comprova a importância do setor supermercadista para a sociedade, ao participar ativamente de todos os seus momentos”, disse. Ele também ressaltou a necessidade de gestão eficiente em um cenário de juros elevados, e defendeu o uso estratégico de retail media e a colaboração entre varejo e indústria. “Retail não é trocar cartaz por tela de LED, e muito menos será executado por um comprador. É preciso equipe especializada”, afirmou. Fábio ainda reforçou que quanto mais a indústria entende a operação de cada supermercado, mais vende, e que os varejistas devem se preparar para liderar essa jornada com inteligência e dados.
Marcas apresentam soluções e tendências no Fórum RJ
O evento também contou com a participação de grandes marcas, que trouxeram cases, inovações e reflexões importantes para o setor. Confira os destaques:
SEARA – Apresentou novas linhas de produtos com foco em excelência comercial e no consumidor. Destacou tendências como indulgência, snacks, uso de air fryer e saudabilidade funcional.
JANIS COMMERCE – Apresentou sua solução para gestão de estoque com foco na prevenção de rupturas.
MONDELEZ – Com meta de se tornar líder global em snacks, destacou o potencial do chocolate no Brasil, que movimenta R$ 21 bilhões ao ano, e a importância de estudar a categoria junto aos compradores.
SHOPPING BRASIL – Renata Gonzales mostrou como, com a solução da empresa, é possível fazer promoções com inteligência e sem sacrificar a margem. “Dá para se posicionar como o mais barato, mas sem se distanciar do concorrente mais próximo”, explicou.
BANCO SENFF – Marco Senff destacou o crescimento da empresa no Rio e apresentou a linha Senff Saúde como apoio para os supermercadistas e seus colaboradores.
SAVENCIA (Polenghi) – A empresa apresentou sua nova identidade visual e reafirmou o compromisso com a qualidade, destacando desde queijos do dia a dia até o tradicional polenguinho.
CEPÊRA – Mostrou como ações nas lojas impactam diretamente nas vendas, como o aumento de 40% registrado com o food truck da marca no Supermercado Guanabara.
GUM – Luiz Tavares destacou o potencial da marca especializada em saúde bucal, que entra com força no mercado carioca.
SCANNTECH – Priscila Ariani apresentou dados sobre o comportamento do consumidor e alertou para a necessidade de acompanhar as mudanças: mesmo com inflação em queda, os consumidores ainda estão cautelosos. Produtos prontos e semiprontos seguem ganhando espaço.
LEDWAVE – Apresentou cases de sucesso de retail media e mostrou como o uso inteligente dos dados pode gerar um novo negócio dentro da própria loja.
AMBEV – Reforçou o crescimento da categoria cerveja, inclusive nas versões sem álcool e sem glúten.
JBP HUB e THE PARTNERING GROUP – Alex Terra e Junior apresentaram os conceitos e ferramentas de JBP (Joint Business Plan) e JVC (Joint Value Creation), reforçando a importância do planejamento conjunto e da criação de valor entre varejo e indústria.
O evento se encerrou com um clima de integração e otimismo, reforçando que a colaboração e o uso inteligente de dados são os caminhos mais seguros para o crescimento sustentável do setor. Até 2026!