Saltar al contenido principal
Únase
PT
EN
ES
A+
A-
Noticias
Revista Super Negócios
Todas as Revistas Super Negócios
Escuela ASSERJ
Sobre Nós
Institucional
Nuestra historia
Consejo de Administración
ASSERJ Social
Vigilar la basura
Super Mascota
Serviços
Beneficios
Visita de orientación
Soluções
Seminario Super Business
Experiencia ASSERJ
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Únete a nosotros
Contato
Póngase en contacto con nosotros
SAA - Servicio de Atención al Miembro
Trabaja con nosotros
ASSERJ
Noticias
Noticias
Manténgase al día de las últimas noticias del sector de los supermercados
Barra de búsqueda
Relevancia
Fecha
Todos
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3.001 resultado de
Associados em foco
Expansão à vista! 12ª loja do Supermarket Barra Oeste vem aí!
A Rede Supermarket Barra Oeste tem uma grande novidade para os consumidores da Zona Norte do Rio de Janeiro. O grupo já alinha os últimos detalhes para lançar em agosto sua 12ª loja, dessa vez em Cascadura, na região da Praça Nossa Senhora do Amparo. Mas uma movimentação nos bastidores chama a atenção: a valorização interna dos colaboradores. Além da abertura de recrutamento interno, o Grupo Barra Oeste (GBO) promoveu uma política de reconhecimento de desempenho de seus funcionários para compor o quadro de colaboradores da nova loja. Cristina Felix, diretora de Recursos Humanos do Supermarket Grupo Barra Oeste (GBO), explica: "A liderança da loja é toda oriunda de colaboradoras do GBO, seja por transferência interna ou processo de estágio e promoção interna. Outro fato importante foi a abertura de recrutamento interno com inscrições direto dos colaboradores no RH para as vagas da nova loja. Foram mais de 60 inscrições que estão sendo avaliadas pelo time de recursos humanos". A abertura de novos postos de trabalho, porém, não para por aí. Com a inauguração da Rede Supermarket Barra Oeste em Cascadura, mais de 100 vagas são oferecidas, para as mais diversas funções, como: açougueiro, operador de caixa, auxiliar de serviços gerais (ASG), auxiliar de perecíveis, balconista, repositor, confeiteiro, padeiro, cozinheiro, fiscal de prevenção de perdas, locutor, motorista e sommelier. Também há vagas para o cadastro de jovens aprendizes e pessoas com deficiência (PCD). "São 130 vagas diretas e dezenas de outras terceirizadas para ASG, segurança, monitoramento, entre outras posições. O RH vai a campo oferecer oportunidades de emprego à comunidade local. São dezenas de vagas para a loja de Cascadura e muitas outras para as outras 11 filiais do GBO", relata a diretora de RH. Os que quiserem se candidatar deverão comparecer nesta sexta-feira, 18 de julho, das 09h30 às 16h30, na praça Nossa Senhora do Amparo, Cascadura, próximo à loja que será inaugurada. Serão distribuídas 300 senhas, por ordem de chegada, para atendimento e entrevistas. O currículo dos candidatos será solicitado, mas a apresentação não será obrigatória para participação no processo seletivo. Os contratados receberão salário compatível com o mercado, alimentação no local de trabalho, vale transporte, plano de saúde e dental contributivo e cesta básica. Detalhes da nova loja A unidade Rede Supermarket Barra Oeste Cascadura terá 1.860 metros quadrados de área de venda. Os destaques da nova unidade serão as seções de Açougue, Adega, Empório de Grãos e Temperos, Laticínios, Hortifrúti e Padaria . A celebração de inauguração também contará com ações especiais junto à parceiros, visando deixar uma impressão positiva com o consumidor local, público-alvo da loja. Serão realizados sorteios e distribuição de brindes, haverá degustações e preços especiais para membros do programa de fidelidade da rede. Quer saber mais detalhes sobre a nova loja? Acompanhe as redes sociais da ASSERJ e a cobertura do lançamento da unidade! Desde já, desejamos muito sucesso!
16/07/2025
3.001 resultado de
Economia
Excelente notícia! ASSERJ explica crescimento expressivo em supermercados no primeiro semestre de 2025
O varejo supermercadista segue registrando crescimento e resultados marcantes em 2025. Mesmo com o cenário de inflação em alta, segundo dados do Índice de Consumo em Supermercados (ICS), levantamento conduzido pela Alelo, empresa de benefícios corporativos e gestão de despesas corporativas, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o setor teve mais um avanço em junho de 2025, fechando o primeiro semestre em alta e mantendo o ritmo positivo apontado durante 2025. De acordo com o ICS, no sexto mês do ano, houve aumento de 0,7% no número de transações efetivadas em supermercados em comparação com maio, com alta mais marcante de 2,9% no faturamento nominal. O resultado foi alavancado pela subida de 2,2% no ticket médio por compra em termos nominais. O consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, explica a importância desses indicadores para o setor: "Os números do ICS Alelo-Fipe revelam uma alta expressiva do faturamento dos supermercados brasileiros em junho, na sequência de bons resultados já observados nos meses anteriores. Esse resultado contribuiu para o crescimento nominal de dois dígitos no acumulado do primeiro semestre, o que provavelmente é o melhor resultado do varejo como um todo. Uma ótima notícia para o setor". "Destaque também para o crescimento do número de transações bem menor que o do ticket médio, sinal de que os consumidores estão indo menos ao mercado mas enchendo mais o carrinho de compras, atitude típica de momentos de elevada inflação, como o que passamos esse ano", finaliza o consultor econômico da ASSERJ. Acumulado em 2025 e em 12 meses No compilado do primeiro semestre desde ano, o ICS reforça o momento positivo para os supermercados, com um crescimento de 4,2% na quantidade de transações totais, de 12,6% no faturamento nominal e de 8% no valor médio por compra. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o varejo supermercadista também apresenta números expressivos, com volume de transações efetivadas subindo 7,3%. O valor transacionado registrou alta de 16%, enquanto o ticket médio cresceu 8,1%. Mesmo com pressão inflacionária, consumo se mantém De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou subida de 0,24% em junho, com alta de 2,99% em 2025. Já os dados aprestados pelo ICS significam que, mesmo em um cenário de pressão inflacionária alta, o comportamento de consumo da população se mostra resiliente e forte. O crescimento no faturamento e no ticket médio mostra que o varejo supermercadista segue como preferência e os consumidores continuam ativos. Para a ASSERJ, os números reforçam o papel fundamental dos supermercados no serviço essencial de abastecimento da população e o dinamismo do setor, que tem se mostrado um sólido pilar para a economia do estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
16/07/2025
3.001 resultado de
Refeições em casa? Supermercados em alta!
A volta das refeições para dentro de casa está ganhando força no Brasil. Segundo estudo da Worldpanel by Numerator, no primeiro trimestre deste ano, o consumo domiciliar de alimentos e bebidas aumentou 5,5% em comparação ao mesmo período de 2024. Em contrapartida, o consumo fora de casa recuou 1,9%, sinalizando uma mudança importante nos hábitos da população — e uma oportunidade estratégica para o setor supermercadista. O movimento é ainda mais expressivo entre a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), cujo consumo dentro de casa subiu 7,1%, especialmente em momentos de lanche e refeições rápidas durante a semana. As classes A e B também mostraram crescimento no consumo de itens tradicionais, como arroz, feijão e carnes. Já as classes D e E reduziram a presença de alimentos com maior teor de gordura, como queijos, ovos e refrigerantes — uma tendência possivelmente ligada à queda nos preços de algumas commodities e à redistribuição do orçamento com outras categorias. Acompanhando essa transformação nos hábitos alimentares, a Seara anunciou que lançará mais de 90 novidades no Brasil até dezembro, alinhadas a três tendências que cresceram com o retorno do trabalho presencial: conveniência, indulgência e snacking time — pequenos lanches entre as refeições, especialmente à noite. A empresa aposta em snacks inéditos em parceria com a Netflix e na primeira linha do mercado desenvolvida especialmente para Airfryer, presente em 44% dos lares brasileiros. Também amplia sua linha proteica, voltada a quem busca ganho de massa magra ou segue dietas associadas às canetas emagrecedoras. “O snacking time representa uma grande oportunidade, e estamos preparados para liderar inovações para atender a esse movimento no Brasil, trazendo soluções para estarmos presentes em todas as ocasiões de consumo”, afirma Rafael Palmer, diretor de marketing da Seara. Outros fatores também influenciam essa transformação. A percepção de alimentação saudável, combinada ao envelhecimento da população e à busca por mais praticidade no dia a dia, tem impulsionado o uso de métodos como grelhados, forno e fritadeiras elétricas. Enquanto isso, o consumo de bebidas alcoólicas dentro de casa continua em queda entre todas as faixas etárias. Para Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), o estudo reforça a necessidade de que o varejo esteja preparado para oferecer soluções práticas e acessíveis ao novo perfil de consumidor. “Os supermercados devem enxergar essa tendência como um convite à inovação. Oferecer produtos que facilitem o preparo de refeições rápidas, saudáveis e saborosas têm grande potencial de venda. Além disso, kits prontos para lanches e refeições completas podem se tornar um diferencial competitivo importante”, afirma. Queiróz ainda destaca o papel da Geração Z nesse cenário: “Os jovens estão moldando o futuro do consumo. Eles valorizam conveniência, preço justo e experiências de compra que dialoguem com seus valores. O supermercado que souber se comunicar com esse público e oferecer o que ele procura tem grandes chances de fidelizá-los no longo prazo”, conclui. Na mesma linha, Renan Cavallieri, gerente sênior da Worldpanel by Numerator, reforça que entender esse novo perfil de consumidor é essencial para manter a relevância no mercado. “Entender essas transformações é essencial para as marcas que desejam se manter competitivas. Estar um passo à frente exige cada vez mais dados acionáveis, leitura constante do consumidor e agilidade para adaptar produtos, canais e narrativas às novas demandas”, afirma. Com consumidores mais exigentes e hábitos em constante evolução, o supermercado se consolida como espaço central nas novas rotinas alimentares — e quem souber ler os sinais do mercado sairá na frente.
16/07/2025
3.001 resultado de
Perdas silenciosas: como proteger sua loja?
Responsável por cerca de R$ 4,2 bilhões em prejuízos anuais, segundo dados da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), o furto em supermercados segue sendo um dos maiores desafios enfrentados pelo varejo, gerando impactos que vão muito além da subtração de produtos. Além das perdas financeiras diretas, a necessidade de reforçar a segurança representa um custo extra que poderia ser direcionado à melhorias na operação, estrutura e atendimento. Para Roger Toshi, gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas, a gravidade do problema vai além do que aparece nas planilhas. “O impacto direto no caixa é apenas a ponta do iceberg. Os furtos forçam o empresário a redirecionar investimentos que poderiam ser usados para inovação, treinamento da equipe ou melhoria da experiência do cliente”, afirma. Os tipos de furto são diversos e vão desde ações externas — como clientes que escondem produtos na roupa, trocam etiquetas ou aproveitam momentos de maior fluxo para sair com mercadorias sem pagar — até desvios internos, cometidos por colaboradores que conhecem os processos e as vulnerabilidades da operação. “O furto interno ainda é uma das principais dores de cabeça no setor. Por envolver colaboradores que conhecem os processos, é essencial adotar soluções com controle de acesso por nível de usuário. Isso evita que pessoas não autorizadas tenham acesso a áreas críticas do sistema”, explica Roger. Além disso, há perdas que não envolvem má-fé, mas causam danos semelhantes: são as chamadas quebras operacionais. Erros no registro de vendas, falhas no controle de estoque ou conferência incorreta de mercadorias também comprometem os resultados. A prevenção, portanto, exige um olhar integrado para processos, pessoas e tecnologia. Investir em sistemas de gestão é uma das estratégias mais eficazes para coibir fraudes e identificar irregularidades com agilidade. “Na SG Sistemas, desenvolvemos ferramentas que oferecem rastreabilidade total da operação. Desde a entrada do produto no estoque até a sua saída no PDV, tudo pode ser monitorado. Isso garante maior segurança e agilidade na identificação de problemas”, destaca o executivo. Redes como o Guanabara implementaram processos mais rigorosos no recebimento de mercadorias e controle de estoque, reduzindo furtos internos e erros logísticos que também geram perdas financeiras. Apesar da ajuda da tecnologia, a atuação humana continua sendo indispensável. Treinar a equipe para reconhecer comportamentos suspeitos, agir com ética e seguir protocolos padronizados é fundamental para criar uma cultura de prevenção e responsabilidade. E tudo isso deve ser feito em conformidade com a legislação, já que o furto — seja interno ou externo — é tipificado como crime no Código Penal Brasileiro e pode levar à prisão. Mais do que coibir perdas, adotar uma estratégia de segurança bem estruturada fortalece a confiança de clientes e colaboradores. “Mais do que combater o furto, o objetivo é construir um ambiente de confiança e transparência. Com processos sólidos e sistemas inteligentes, é possível proteger o negócio e, ao mesmo tempo, criar uma relação saudável com os clientes e a equipe”, conclui Roger Toshi.
16/07/2025
1
...
132
133
134
...
751
4 entradas
4
Elementos por página
8
Elementos por página
20
Elementos por página
40
Elementos por página
60
Elementos por página
Mostrando el intervalo 529 - 532 de 3.001 resultados.
Página
1
...
Páginas intermedias Use TAB para desplazarse.
Página
2
Página
3
Página
4
Página
5
Página
6
Página
7
Página
8
Página
9
Página
10
Página
11
Página
12
Página
13
Página
14
Página
15
Página
16
Página
17
Página
18
Página
19
Página
132
Página
133
Página
134
...
Páginas intermedias Use TAB para desplazarse.
Página
135
Página
136
Página
137
Página
138
Página
139
Página
140
Página
141
Página
142
Página
143
Página
144
Página
145
Página
146
Página
147
Página
148
Página
149
Página
150
Página
151
Página
152
Página
153
Página
154
Página
751
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Advertencia:
No tiene permiso para acceder a los campos de carga en este formulario. Para solicitar el acceso, póngase en contacto con el propietario del formulario o el administrador del portal.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Oculto