Curso-de-Locucao-Escola-ASSERJ-1-scaled.jpeg

Locução em alta! Escola ASSERJ realiza curso de "Locução e Postura Vocal" e é sucesso entre os alunos

09/07/2025 • Última actualización 4 Meses

Por dentro da asserj
Curso-de-Locucao-Escola-ASSERJ-1-scaled.jpeg

A Escola ASSERJ realizou nesta quarta-feira, 9, mais uma edição do curso de "Locução e Postura Vocal" para locutores de supermercado. Conduzida de forma presencial, a formação recebeu feedbacks positivos de alunos e representantes de redes que estiveram presentes.

Ministrado pela professora Lady Labonde, locutora de rádio de carreira, o curso teve ao todo 51 participantes e chegou a contar, inclusive, com fila de espera para inscrições. Diversas redes participaram da iniciativa e enviaram funcionários para o treinamento, tais como: Casa do Sabão; Guanabara; Mundial; Supermarket; dentre outras.

Lady destacou a importância de uma boa locução para o desempenho das vendas no varejo supermercadista: "Uma locução, uma boa fala, uma boa dicção com articulação e persuasão, faz com o que o cliente fique atento às promoções do mercado e, consequentemente, aumente as vendas. O principal desafio é fazer com que o cliente perceba a emoção, a promoção. O valor da locução em si é o poder de persuasão, fazendo com que o cliente entenda o que está acontecendo e, por fim, compre. O locutor é a voz do supermercado. Portanto, naquele momento, naqueles minutos, ele precisa vestir a camisa e se sentir o dono do espaço".

O curso teve como principal foco desenvolver nos alunos as técnicas mais necessárias para uma boa prestação de serviço, que impulsione a experiência do cliente.

"Passamos as principais técnicas da postura vocal, da locução, da persuasão e dicas importantes, como ter conhecimento de som, microfone, domínio do ambiente de trabalho. Foi importante para que eles desenvolvessem essa visão de como agir diante de uma promoção, como usar os textos. Tópicos essenciais para manterem o esquema de vendas. Eles ficaram muito motivados em aprender, em melhorar, em crescer profissionalmente e fazer um bom trabalho nos supermercados", frisou Lady Labonde.

Valor no dia a dia: a visão dos alunos

Curso de Locução Escola ASSERJ 2

Uma das alunas, Denise, locutora da Casa do Sabão de Queimados, exaltou a iniciativa da Escola ASSERJ: "Foi um momento muito bacana, de muita aprendizagem. Nos deu conhecimento para prosseguirmos e cuidarmos, além da voz, da nossa saúde e da nossa mente, que são muito importantes para realizarmos nosso trabalho".

"A ideia é envolver os clientes, para poderem participar do momento que é a promoção. Minha empresa nos incentivou a fazer esse curso. E, para o locutor, quanto mais aprendizagem melhor. Porque nunca paramos de aprender. Quanto mais o tempo passa, mais conhecimento precisamos buscar", ressaltou Denise.

A locutora também contou como descobriu a aptidão para a função, mostrando que o varejo supermercadista é um grande celeiro de oportunidades para aqueles que estiverem sempre atentos: "Comecei como empacotadora, passei para o caixa, virei fiscal, vi uma oportunidade de participar desse momento mágico que é a locução e pedi uma chance que foi aceita. Na minha primeira experiência, eu ainda era operadora de caixa e o subgerente da época me pediu que fizesse uma promoção relâmpago de um produto que estava perto do vencimento. Eu me disponibilizei para ajudar, peguei o microfone, comecei a falar e o subgerente me disse que tinha futuro nessa área. Desde então comecei, mas não foi imediato".

Locutor: ter ou não ter?

Confira a matéria da Revista Super Negócios e entenda ponto a ponto se vale a pena para o seu estabelecimento investir na função. Afinal, cada negócio tem a sua estratégica e perfil de clientes. Estudar esses pontos ajuda a chegar na melhor decisão!

Escola ASSERJ

Para ficar por dentro dos próximos cursos da Escola ASSERJ e demais novidades, clique aqui.

Escola ASSERJ: educar, desenvolver e inovar para capacitar todo o time supermercadista.