Black Friday

Black Friday: cinco estratégias para impulsionar suas vendas

24/11/2025 • Última actualización 11 Días

Atualidades
Black Friday

A Black Friday já se tornou tradição no calendário do varejo supermercadista como um grande impulsionador de vendas. O período promocional traz, historicamente, resultados expressivos e apresenta uma janela de oportunidade para quem souber atuar com estratégia, possibilitando uma forte expansão no faturamento. Porém, para conquistar esses sonhados números, é preciso aprender com o comportamento do consumidor durante a data no passado.

Segundo dados da Rock Encantech, na semana da Black Friday de 2024, o varejo registrou um aumento de 12,5% no faturamento em relação ao mesmo período de 2023. Exatamente no "Dia D" das promoções, o crescimento atingiu 29,9%, demonstrando o poder de atração da data.

Mais do que somente volume, o período também reforçou o papel da fidelização como motor de resultados. Clientes cadastrados em programas de relacionamento apresentaram uma alta de 52,3% no faturamento durante a semana e 89% apenas no dia da Black Friday, enfatizando a extrema relevância de ações diretamente preparadas para esse público.

A categoria de maior destaque que foi a das cervejas. Rótulos tradicionais, especiais e kits de bebidas, cresceram tanto em faturamento quanto em volume, impulsionados pela queda no preço médio, que se mostrou um fator decisivo para o consumidor.

"Alguns anos atrás, os varejistas cometeram um erro estratégico que ficou denominado como 'Black Fraude', que era aumentar os preços para depois conceder descontos. Mas o que eu vejo hoje é que, utilizando essa data especial, combinada com uma técnica apurada de clusterização, o varejista tem a oportunidade de aumentar a confiabilidade dos clientes e conseguir fazer a retenção de maneira mais efetiva", explica Fernando Gibotti, vice-presidente de Inteligência e Mercado da Rock Encantech,

Impulsione suas vendas com estratégia

Ao longo de seus 15 anos de existência no mercado brasileiro, a Black Friday passou por inúmeras transformações, mas, talvez, a principal delas resida no comportamento do consumidor. Cada vez mais atentos, exigentes e preparados para pesquisar em todos os canais por ofertas que realmente valham a pena, os clientes desenvolveram uma atenção especial com a data. Para o varejo supermercadista, isso significa atuar estrategicamente em diferentes frentes.

1 – Ofereça descontos reais

A essência da Black Friday está nos descontos. Mas além dos preços, o consumidor espera oportunidades verdadeiras, e qualquer frustração pode comprometer a credibilidade da marca.
Por isso, o varejo precisa definir com antecedência quais itens serão trabalhados, analisando histórico de vendas, margem e potencial de giro de cada categoria.

2 – Hiperpersonalize ofertas para fidelizados

Como já destacado, clientes fidelizados geram alto impacto no faturamento da Black Friday, portanto, torna-se estratégica a criação de campanhas específicas para esse público. Ofertas personalizadas, baseadas no histórico de consumo, elevam a taxa de conversão e reforçam a percepção de cuidado e exclusividade, fatores muito valorizados pelos consumidores.

3 – Estimule recompra

O cashback se consolidou como uma ferramenta eficaz para gerar recorrência. Ao oferecer, por exemplo, crédito na compra de novos produtos, é possível aumentar significativamente a possibilidade do consumidor retornar futuramente para utilizar o saldo acumulado. Integrar essas ferramentas a programas de fidelidade é outro bom plano para ampliar o impacto e reforçar a ligação com a marca.

4 – Foque em categorias-chave

Mercearia, bebidas e frios e laticínios são as três categorias de maior atenção do consumidor durante a Black Friday no varejo supermercadista. Entender isso é fundamental para obter o melhor desempenho durante o período. Demanda, potencial de margem e capacidade de atrair tráfego devem orientar as decisões.

Apostar em estratégias de cross-sell, se utilizando dessas categorias âncoras, pode alavancar vendas de outros produtos e ampliar o ticket-médio.

Também vale cuidado especial a segmentos que vem registrando crescimento durante 2025, como saudabilidade e autocuidado, que podem ser alvo de procura dos consumidores.

5 – Atenção ao e-commerce

O e-commerce vem ganhando importância no varejo abastecedor, com ainda mais espaço para crescimento. Ampliar o sortimento disponível para o cliente do canal, oferecer descontos exclusivos e benefícios, como facilitação de entrega, alinhados ao espírito da Black Friday, são essenciais.

Além disso, ao incentivar o uso do canal, se fortalece a experiência omnichannel e aumenta o nível de satisfação do consumidor em sua jornada de compra.

Black Friday: consolidação das tendências

Os insights da Black Friday de 2024 confirmam a força da data e apontam caminhos estratégicos para o varejo supermercadista, unindo competitividade, inteligência comercial e foco no relacionamento com o cliente. Com planejamento, personalização e uso eficiente das ferramentas digitais, é possível fortalecer seus resultados e ampliar as oportunidades.