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Tradição fluminense e ambição nacional: ASSERJ te conta os planos da Pramesa

23/10/2025 • Atualizado pela ultima vez 1 Mês

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A ASSERJ visitou, na última terça-feira, 21 de outubro, a casa de uma das marcas mais reconhecidas nas gôndolas do varejo supermercadista do Brasil, e nas mesas dos consumidores: a Pramesa. A calma cidade de Três Rios, na região Centro-Sul do estado do Rio de Janeiro, abriga as operações de uma indústria que une tradição, qualidade e ambições nacionais.

O que começou como uma operação enxuta de dois sócios focados em importação e distribuição, evoluiu para uma indústria robusta, com centenas de colaboradores e um portfólio diversificado que vai de azeitonas e molhos a condimentos e conservas, sempre com foco em oferecer produtos acessíveis e de sabor marcante.

"Eles tinham o ideal de montar um processo de distribuição, comercialização e importação, e abriram a primeira empresa do grupo, que é a Porto de Mar, nossa distribuidora e importadora. Com o tempo, começaram a sentir a necessidade de fazer o fracionamento de produtos dentro da Porto de Mar e, então, montaram a área industrial do grupo a Antares Brasil, que é a fábrica onde desenvolvemos e criamos todos os produtos. Em 2009, viemos definitivamente para Três Rios, onde nos estabelecemos e crescemos desde então", explica Wilson Chimatti, gerente industrial da Pramesa.

Consolidação da força nas gôndolas

Pramesa Produtos 1

Ao longo dos anos, a marca se tornou referência pela qualidade dos processos industriais e pelo cuidado em cada etapa da produção. Na fábrica de Três Rios, onde o ritmo é constante em três turnos, o controle de qualidade é tratado como pilar central da cultura corporativa, que começa já na busca pelos melhores insumos disponíveis, algo que vem desde a fundação da empresa.

"Trazemos a ideia que nasceu da busca constante pelo melhor ingrediente possível. O próprio dono viajava em busca das melhores matérias-primas, dentro e fora do país, e a empresa se comprometeu em elaborar esses produtos da melhor forma”, destaca Wilson Chimatti.

Qualidade: pilar da cultura da Pramesa

Nada é liberado sem passar por um rigoroso protocolo de testes, que envolve desde a análise das matérias-primas até a verificação final das embalagens, tudo para garantir que cada item chegue ao consumidor com o padrão que caracteriza a marca.

“A qualidade na Pramesa é estruturada em três pilares principais: recebimento, processamento e estocagem. No recebimento, analisamos absolutamente tudo o que chega à empresa, desde a polpa de tomate e os insumos até os conservantes e as azeitonas. O segundo pilar é o processamento, diretamente ligado à equipe de analistas de campo. Elaboramos o produto e, antes de descer para a linha de envase, ele precisa passar pela equipe de liberação, formada por analistas que avaliam se o produto está dentro dos parâmetros exigidos. Realizamos análises físico-químicas e sensoriais para garantir que o item está enquadrado dentro dos padrões de qualidade da empresa. Depois, o produto vai para o envase, acompanhado pela equipe operacional, que monitora todos os parâmetros do processo, peso, temperatura e pontos críticos de controle, para assegurar que o produto seja envasado em perfeitas condições, com segurança e qualidade. Concluído o envase, o produto é pasteurizado (quando necessário) e segue para o depósito. Na sequência, entra em ação o terceiro pilar: a estocagem. Uma equipe de analistas acompanha a estabilidade do produto armazenado, garantindo que ele mantenha suas características até o momento do envio ao cliente", revela Ana Carolina, engenheira de alimentos da Pramesa.

Os próximos passos

Pramesa Pessoas

Em meio a manutenção da excelência produtiva, a Pramesa vive um momento de transformação estratégica e traça sonhos de expansão. Além do processo de rebranding destacado por Wilson Chimatti, com embalagens mais clean e contemporâneas, reforçando o posicionamento de entregar o “melhor do campo para a sua mesa”, a marca aposta em sua força no Rio de Janeiro para se consolidar em outros mercados do país.

"Acho que o grande foco da empresa, neste momento, deve ser a expansão e a exposição da marca em nível Brasil. Nosso mix de produtos é excelente dentro do segmento em que atuamos. Temos um portfólio forte, competitivo e de qualidade. O que falta é explorar mais o potencial da marca, e esse é o passo que precisamos dar agora", frisa Asdrubal Mendes Ribeiro Filho, diretor administrativo financeiro da Pramesa.

Essa essência se traduz em uma combinação rara no setor: produtos de valor acessível com qualidade consistente, construídos sobre um sistema de gestão que valoriza a opinião dos colaboradores e o aprimoramento contínuo das receitas e processos. Na Pramesa, a qualidade é vista não como um departamento isolado, mas como uma responsabilidade compartilhada entre todos os setores: do operador de máquina ao analista técnico.

Do pioneirismo ao desbravamento de fronteiras

Pramesa Fábrica

Hoje, a Pramesa, pioneira no processamento de azeitonas no Brasil, operando com tecnologia de ponta e alto padrão de segurança alimentar, já alcança todo território nacional e, inclusive, exporta seus produtos para países da América do Sul, além de já ter enviado itens para outros mercados como Europa e Estados Unidos.

Porém, apenas isso não basta para as ambições da marca. Com estratégia, mas sem perder sua essência, a empresa se prepara para ampliar ainda mais seu alcance, levando o sabor e a qualidade fluminense com mais força para outros mercados.

Essa história completa da marca e os bastidores da operação industrial da Pramesa estarão na próxima edição da revista Super Negócios ASSERJ, na editoria “Indústria em Cena”, em uma reportagem completa que revelará como tradição, inovação e propósito se unem para impulsionar um dos nomes mais reconhecidos da indústria alimentícia fluminense.

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