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Mudança no comportamento de consumo! GPA registra aumento expressivo na categoria de bebidas

06/10/2025 • Última actualización 2 Meses

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O Grupo Pão de Açúcar (GPA) tem detectado uma mudança expressiva no comportamento do consumidor na categoria de bebidas. No fim do segundo quadrimestre deste ano, as lojas do Pão de Açúcar e Extra Mercado registraram altas significativas em segmentos específicos. Segundo o GPA, em comparação com o mesmo período de 2024, as vendas de produtos sem açúcar dispararam mais de 50%, enquanto os sem álcool subiram 20%.

Entre os principais destaques estão refrigerantes, chás, energéticos zero açúcar e cervejas sem álcool. Os dados registrados pelo GPA reforçam uma tendência já em voga no mercado e referendada por inúmeros levantamentos. Por exemplo, segundo a pesquisa "Shopper Experience" 71% dos consumidores mudaram seus hábitos de consumo nos últimos 12 meses, sendo que 59% passaram a optar por produtos mais saudáveis.

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O levantamento também aponta o crescimento das chamadas "bebidas funcionais". A água com gás teve aumento de 28,8% em volume, enquanto isotônicos e energéticos seguem em alta. O holofote principal fica para os produtos sem açúcar, que lideram essa expansão, com os refrigerantes zero registrando subida de 39,4%.

"Percebemos um aumento consistente na procura por bebidas zero, tanto por consumidores que buscam uma vida mais saudável quanto por aqueles que desejam equilibrar prazer e bem-estar no dia a dia. Essa mudança de comportamento tem impulsionado nossas vendas e reforçado a importância de oferecer um sortimento amplo e de qualidade nessa categoria. É inegável que temos uma nova geração cada vez mais atuante e conectada, por isso, estar preparado para oferecer inovações e tendências vai fazer parte do novo varejo", frisa Paulo Sergio Mariano, gerente comercial de Líquida do GPA.

O cenário reforça a importância do varejo supermercadista estar atento às mudanças nos hábitos de consumo e preparado para oferecer produtos que atendam as demandas de clientes, como saúde, bem-estar e conveniência. Analisar o mercado, acompanhar tendências, ampliar o portfólio e ouvir ativamente as expectativas de consumidores pode fazer a diferença frente a concorrência.