
GPA registra avanço nos números e lucro no 3º trimestre de 2025

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) divulgou números animadores sobre seu desempenho recente. De acordo com os dados, o GPA encerrou o terceiro trimestre de 2025 com lucro líquido consolidado de R$ 137 milhões, um grande resultado frente o prejuízo de R$ 310 milhões registrado no mesmo período do ano passado. Considerando apenas as operações continuadas, o lucro alcançou R$ 145 milhões, frente à perda de R$ 252 milhões em 2024.
Já o Ebitda ajustado teve crescimento de 3,4% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior, somando R$ 412 milhões. A receita líquida, por sua vez, totalizou R$ 4,556 bilhões, um avanço de 1.4 ponto percentual. Segundo o GPA, o desempenho foi alavancado pelo crescimento de 4,1% nas vendas em mesmas lojas (Same Sale Store) e pelo desempenho no e-commerce do varejo abastecedor.
A despesa de capital (Capex) do 3º trimestre foi de R$ 146 milhões, uma redução de R$ 36 milhões na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. De acordo com o GPA, a queda reflete a conclusão da fase de expansão e a racionalização dos investimentos em tecnologia e reformas.
"Mesmo diante de um cenário macroeconômico e concorrencial desafiadores, mantivemos a nossa margem bruta em níveis sólidos, o que demonstra a resiliência da nossa estratégia comercial, e registramos um crescimento consistente e resiliente das vendas em todas as bandeiras, com destaque para o desempenho dos negócios premium", destaca Rafael Russowsky, diretor-presidente do GPA.
As vendas totais da companhia alcançaram R$ 4,9 bilhões, alta de 2,2% sobre o terceiro trimestre de 2024. Entre as bandeiras, o Pão de Açúcar apresentou crescimento de 3,5%, com destaque para o aumento da base de clientes ativos e da participação dos consumidores fiéis. Já o Extra Mercado teve incremento de 5,5% em mesmas lojas, impulsionado pelo projeto de revisão de sortimento e gestão de categorias iniciado em 2024.
"Seguimos firmes na execução de um plano centrado na simplificação do negócio e no aumento da produtividade em todas as frentes. A redução de despesas operacionais e os avanços na otimização da estrutura contribuíram para um trimestre mais equilibrado e com aumento de rentabilidade", afirmou Rafael Russowsky.
O resultado positivo reforça o movimento de reestruturação, de recuperação financeira e operacional do GPA, que segue consolidando sua presença no varejo supermercadista com foco em rentabilidade, inovação e eficiência operacional.
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