tiktok_supermercado.jpg

Como os supermercados podem usar o Tiktok Shop para vender mais?

13/05/2025 • Atualizado pela ultima vez 6 Meses

tiktok_supermercado.jpg

Com mais de 100 milhões de usuários ativos no Brasil e um tempo médio de 95 minutos por dia na plataforma, o TikTok se consolida como um canal estratégico para marcas que desejam alavancar vendas por meio do entretenimento. Para o setor supermercadista, a novidade representa uma oportunidade de se aproximar ainda mais do consumidor, explorando formatos criativos e interativos para promover produtos, receitas e ofertas exclusivas.

Embora redes de supermercados brasileiras ainda não estejam oficialmente entre os primeiros vendedores da plataforma, o TikTok Shop apresenta um terreno fértil para o segmento. Varejistas podem realizar lives com demonstrações de produtos, apresentar promoções de forma dinâmica e até interagir em tempo real com os clientes — criando uma experiência de compra envolvente, diretamente da palma da mão.

Segundo Henrique Troitinho, CEO da Score Media, agência de inovação em marketing digital com foco em brandformance, o potencial da plataforma no país é vasto. “O Brasil possui uma das maiores audiências em redes sociais do mundo e, ao mesmo tempo, é um dos países que mais consome no varejo online. O TikTok Shop será a junção de duas coisas que os brasileiros fazem com frequência, consumir conteúdo e comprar pela internet. É possível que essa novidade se torne um dos principais canais de vendas por aqui”, comenta.

No entanto, Henrique alerta que ter sucesso na plataforma exigirá mais do que apenas se cadastrar e começar a vender. “Será necessário realizar a integração de pedidos e produtos com controladores de estoque, fazer uma curadoria de influenciadores para associar à loja, criar um modelo de comissionamento, desenvolver uma estratégia de crescimento de seguidores, criar conteúdos de vídeo ‘TikTok First’ e fazer gestão de TikTok Ads com foco em vendas. O espaço será extremamente competitivo. Quem não se preparar em todas as frentes ficará para trás.”

Para supermercados que desejam explorar o TikTok Shop, os primeiros passos incluem o cadastro na Central do Vendedor, configuração da vitrine de produtos e a produção de conteúdo criativo voltado à plataforma. Também é possível integrar o programa de afiliados, conectando-se com influenciadores que ajudam a expandir o alcance da marca.

A ASSERJ está acompanhando de perto os desdobramentos da nova funcionalidade e incentiva os supermercadistas fluminenses a explorarem canais alternativos de venda digital, reforçando a presença do varejo no ambiente online e abrindo caminhos para inovação e novos públicos.

  • no-related-news