Visitamos a fábrica da AMBEV e contamos tudo aqui!

Durante o mês de novembro, a companhia convida o público a conhecer sua fábrica em celebração aos seus 25 anos

Cada brasileiro tem uma Ambev para chamar de sua. De conversas despretensiosas a grandes celebrações, as marcas da companhia fazem parte da memória de muitas pessoas. Mais de 100 mil visitantes já passaram pelas unidades da cervejaria para conhecer o processo por trás dos rótulos icônicos. Agora, em comemoração aos 25 anos de história, a Ambev abre suas portas de forma ainda mais especial para compartilhar com o público os seus maiores ativos: cerveja, pessoas e celebração.

Durante o mês de novembro, de terça a sábado, cinco cervejarias da companhia – Jaguariúna (SP), Agudos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Itapissuma (PE) e Ponta Grossa (PR) – tornam-se destinos imperdíveis para sair da rotina com uma experiência saborosa, afetiva e repleta de aprendizado. Dentre as principais marcas produzidas estão Brahma, Spaten, Original, Stella Artois, Colorado, entre outras.

A ASSERJ foi a Campo Grande, na Zona Oeste, conhecer a fábrica Novo Rio, que ocupa uma área, pasmem, equivalente a dez estádios do Maracanã. São 3.100 funcionários que se dividem em três turnos, uma vez que a produção não para.

Logo na chegada, os visitantes encontram máquinas no jardim, ao lado da horta cuja produção abastece o restaurante da fábrica com capacidade para 450 pessoas. O excedente da colheita é distribuído nas comunidades do entorno.

Para atender aos colaboradores, a fábrica possui ambulância, posto médico com diversas especialidades: dermatologia, clínica geral, ortopedia, ginecologia, psicologia, odontologia, entre outras. Além disso, há cabeleireiro, barbearia, mercado, loja temática, espaço para descanso, mesas de totó, pingue-pongue e televisores. Tudo para a saúde e bem-estar das equipes.

Gabriel Falero, do time de marketing da Ambev, responsável por conduzir o tour com os visitantes, explica que o painel de comando na entrada da fábrica é um dos mais antigos e emblemáticos: “Assim que os grãos chegam nos caminhões, eles passam por uma análise no laboratório garantindo que o lote esteja perfeito e assim seguem para o painel de comando para a moagem dos grãos, a primeira etapa da fabricação da cerveja”. Falero afirma, com orgulho, que a fábrica conta com 1.300 pontos de verificação de modo a garantir a integridade da bebida. Uma das curiosidades é o fato de a cerveja ter 92% de água na composição e cada rótulo tem um tipo diferente para garantir o sabor característico (pouco ou muito ferro e outros minerais).

A Corona tem uma planta separada das outras marcas e é distribuída para todo o Brasil a partir da fábrica carioca. Vale a pena lembrar que, em junho, a empresa investiu R$ 61 milhões na fabricação de Corona. O investimento tornou possível a produção da garrafa de vidro transparente da cerveja, que, em vez de usar rótulos de papel, é pintada. Dessa forma, a fábrica do Rio de Janeiro é capaz de produzir, decorar e envasar 80% das long necks de Corona consumidas no Brasil.

A capacidade da nova linha de decoração é de 36 mil garrafas/hora, tanto da versão long neck convencional quanto da garrafa de 600ml.

Processo de fabricação

A cerveja é feita a partir de quatro ingredientes principais: água, malte, lúpulo e levedura. O processo de produção envolve várias etapas, incluindo:

Mistura das matérias-primas: O malte e outros cereais são misturados com água e dissolvidos para formar um líquido açucarado chamado mosto.

Fervura: O mosto é aquecido para facilitar a dissolução do lúpulo e esterilizar.

Resfriamento: O mosto é resfriado até a temperatura ideal para a adição da levedura.

Fermentação: A levedura transforma o açúcar do mosto em álcool e gás carbônico.

Filtração: O mosto é filtrado para remover partículas em suspensão, como células de fermento.

Maturação: A cerveja passa por pequenas transformações para melhorar o sabor.

Envasamento: A cerveja é envasada em garrafas, latas ou barris.

Bacana, não? Se você tem mais de 18 anos e quer conhecer a fábrica, é possível fazer o agendamento pelo site: https://www.ambev.com.br/visitaambev

Supermercadista, que que tal promover essa visita para os seus colaboradores?

 

Por Publicado em: 25 de novembro de 20240 Comentários