Vem saber como classes D e E estão movimentando setores de supermercados

O consumo nos lares brasileiros desacelerou em termos de quantidade de unidades compradas por ida ao mercado, registrando uma queda de 0,7%. No entanto, houve um leve aumento na frequência de compras, com alta de 0,3% no terceiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa da Worldpanel da Kantar. As classes D e E foram as principais responsáveis por essa mudança. Para equilibrar o orçamento, esses consumidores adotaram a estratégia de comprar menos unidades por vez, mas diversificar o carrinho com mais categorias de produtos.

Usando essa estratégia, o perfil do consumidor brasileiro das classes D e E foi o único a conseguir aumentar o número de categorias compradas no curto prazo: passou de 38 categorias no segundo trimestre para 39 no terceiro. Também apresentou carrinhos mais diversos. Foram seis cestas ou mais em 50% das ocasiões de compra, contra 42% das classes A e B e 46% da classe C.

Consumo da classe baixa em diferentes momentos do dia

A sondagem também identificou que esse perfil do consumidor (classes D e E) que mais aumentou as ocasiões de consumo de café da manhã, com a retomada da primeira refeição do dia em casa, cresceu 26,1%. Neste contexto, a refeição foi composta por itens mais básicos, a exemplo de pães (+25%) e café (+18%), mas também houve incremento nas categorias de maior valor agregado, como manteiga (+10%) e ovos (+9%).

O gerente Antonio Paiva, da filial Riachuelo do Supermarket Barra Oeste, que recebe aproximadamente 3.000 clientes por dia, percebeu o aumento. “O que temos visto aqui na loja é que os clientes das classes D e E vêm com foco em variedade, comprando menos unidades, mas diversificando o carrinho. Antes, saíam com os mesmos produtos de sempre; agora, a gente percebe que estão experimentando novas categorias, o que acaba movimentando diferentes setores da loja”, afirma.

“Isso mostra que, mesmo com o orçamento apertado, há uma preocupação com qualidade e variedade na alimentação”, completa.

E, você, também percebeu essa mudança de comportamento?

Por Publicado em: 5 de fevereiro de 20250 Comentários