Vem aí a NRF 2025; conheça as tendências

Faltam poucos dias para a próxima edição da NRF (National Retail Federation ou Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos), o Retail’s Big Show 2025, a maior feira de varejo do mundo, realizada anualmente em Nova York.

De 12 a 14 de janeiro, o setor de varejo estará em destaque no Jacob K. Javits Convention Center, na 115ª edição da NRF, que espera reunir mais de 40 mil participantes de 100 países e grandes players do varejo em mais de 170 palestras, conduzidas por 450 especialistas, além de acesso a aproximadamente mil expositores na feira de negócios.

Os temas em destaque são: tecnologia e inovação revolucionárias; modelos de negócios inovadores; marketing de marca revolucionário; experiências para o cliente; merchandising e operações revolucionárias; e talento que muda o jogo.

A consultora de Varejo Fátima Merlin detalhou os conteúdos no contexto do varejo supermercadista:

·        Tecnologia e inovação revolucionárias: exploração de como a inteligência artificial (IA), especialmente a IA generativa (cria novos conteúdos como imagens, vídeos, músicas, textos e códigos) está revolucionando campanhas, conteúdos e a forma como os consumidores descobrem e compram produtos. Além disso, oportunidades de automação do backoffice, otimização da logística, melhor gestão de estoque e autonomia das equipes serão apresentados sob a ótica da IA.

·        Modelos de negócios inovadores: estratégias para evoluir nas operações, identificar os segmentos de crescimento mais rápido no varejo e explorar novos modelos de pagamento, além da expansão do retail media (estar próximo do momento de decisão de compra, de maneira segmentada, sempre foi objetivo dos anunciantes. Hoje, as lojas de varejos têm a oportunidade de aproximar seus negócios dos anunciantes por meio de dados e do poder do retail media).

·        Marketing de marca: definição e comunicação do propósito da marca, criação de conteúdo publicitário eficaz e maneiras de se tornar um criador de conteúdo confiável. O varejo tem uma necessidade vital de criar conteúdo constante para captar todas as oportunidades do seu extenso calendário. O marketing acompanha essa transformação e se vale da IA para aumentar a capacidade de influenciar comportamento de maneira mais imediata, eficiente e plural, transformando os negócios de varejo em verdadeiras máquinas de conteúdo. Seja para explicar um novo produto​, demonstrar benefícios​, gerar interesse​ e engajamento, ou conhecer situações de uso​.

·        Experiências para o cliente: integração da cultura pop com o varejo, criação de experiências significativas e garantia da segurança de dados e confiança nas lojas físicas.

·        Merchandising e operações revolucionárias: adaptação às novas gerações, mudanças no ciclo de vida dos produtos e melhores práticas em exibições de produtos.

·        Talento que muda o jogo: estratégias para reter e desenvolver equipes, equilibrar vozes executivas e avaliar iniciativas de diversidade, equidade e inclusão.

Com a riqueza de conteúdo que a NRF oferece é fácil se perder diante de tantas opções. Neste sentido, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, enfatiza a importância de se preparar para a feira: “Cada negócio é único, e não há uma solução universal. Para tirar o máximo proveito da NRF, é fundamental entender seu próprio modelo e o perfil de seus clientes. A imersão em inovações e tendências pode ser avassaladora. Sem um foco claro, você pode acabar mais confuso do que inspirado.”

Com essa visão, ele recomenda que os participantes reflitam sobre seus objetivos e estejam prontos para aplicar os aprendizados de forma prática e estratégica.

Acompanhe aqui no site e nas nossas redes sociais tudo sobre a NRF 2025.

Por Publicado em: 3 de janeiro de 20250 Comentários