‘Rio de Janeiro é um ponto estratégico para o crescimento da Tial’, diz o CEO em entrevista exclusiva para a ASSERJ

A notícia da venda pela Ambev da marca Do Bem para a Tial agitou o mercado nesta semana. Com a aquisição, a empresa mineira de sucos amplia o portfólio e a presença no mercado premium. Para saber tudo sobre a compra e os planos da empresa, a ASSERJ bateu um papo com o CEO, Victor Wanderley, que você confere abaixo:

O que motivou a Tial a adquirir a Do Bem, como a compra se alinha com a estratégia de expansão da empresa?

A aquisição da Do Bem vai além do acesso ao know-how e maquinário da linha. Estamos falando de uma marca com forte identificação junto ao consumidor que busca produtos saudáveis, premium e sustentáveis, valores que estão totalmente alinhados ao DNA da Tial. A Do Bem nos oferece a oportunidade de entrar de forma robusta no segmento premium, complementando nosso portfólio e fortalecendo nossa presença no mercado. Essa aquisição faz parte de uma estratégia maior de expansão que prioriza inovação, diversificação e alinhamento às tendências globais de consumo consciente.

Como a inclusão da Do Bem no portfólio da Tial irá impactar a linha de produtos já existente? Estão previstos outros lançamentos?

A Do Bem será a marca complementar à nossa linha atual, especialmente no segmento premium, enquanto mantemos nosso foco nos produtos core, como néctares e 100% sucos. A integração abre espaço para sinergias em inovação e desenvolvimento de produtos, incluindo novas opções funcionais, com ingredientes diferenciados e embalagens mais sustentáveis.

Qual a expectativa de faturamento?

A inclusão da Do Bem em nosso portfólio representa uma projeção significativa de crescimento. Até 2027, a empresa pretende entrar em novos segmentos de bebidas, além dos sucos, e alcançar receita anual de R$ 1 bilhão, focando em produtos saudáveis, sustentáveis e acessíveis.

Como se dará o reposicionamento da Do Bem como referência no segmento premium. Quais estratégias serão utilizadas para alcançar esse objetivo?

O reposicionamento da Do Bem envolverá um trabalho cuidadoso que em breve iremos comunicar e em sinergia com os pilares de qualidade, saudabilidade e sustentabilidade, que já são atributos fortes da marca Tial.

Quais inovações você prevê que a Tial possa trazer para o mercado de bebidas a partir dessa aquisição?

A Tial sempre acreditou na inovação como alicerce para o crescimento, e a aquisição da Do Bem potencializa ainda mais esse compromisso. Pretendemos explorar tendências como bebidas funcionais, combinações inusitadas de sabores e embalagens inovadoras e sustentáveis. Além disso, o know-how da Do Bem em conectar-se com o público jovem e exigente será fundamental para criar soluções que vão além do produto, que reforcem nosso propósito de transformar a maneira como as pessoas consomem saúde e bem-estar.

Essas expectativas estão alinhadas à estratégia da Tial? Qual a penetração da Tial no mercado fluminense e quais ações a empresa pretende implementar para fortalecer a presença, considerando a tendência da saudabilidade especialmente na cidade do Rio de Janeiro?

Sim, essas expectativas estão em plena sintonia com nossa estratégia. A Tial tem uma longa história no mercado fluminense e vê o Rio de Janeiro como um ponto estratégico para o crescimento, especialmente pela conexão natural com a saudabilidade e o estilo de vida local.

Com a Do Bem, vamos reforçar essa presença com ações que incluem campanhas regionais valorizando o lifestyle carioca, a ampliação da distribuição em pontos de venda premium e parcerias locais. Além disso, pretendemos explorar o potencial do e-commerce e oferecer produtos alinhados com as preferências saudáveis e sustentáveis do público carioca.

Fale-me um pouco sobre a empresa. Quando foi fundada? Quais os maiores mercados?

A Tial foi fundada em 1986, em Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, com o propósito de oferecer bebidas à base de frutas de alta qualidade e sem conservantes aos consumidores brasileiros. Hoje, a empresa é referência no mercado de bebidas saudáveis, com forte atuação na região Sudeste e tem expandido seu alcance em todo o território nacional, também exportamos para países como Estados Unidos, Japão, Portugal, Chile e Cuba. Nossa trajetória é marcada pelo compromisso com a inovação, sustentabilidade e acessibilidade para todos.

Onde fica a planta? Qual o impacto da unidade fabril para a região?

Nossa planta industrial está localizada em Visconde do Rio Branco no interior de Minas Gerais, e atualmente empregamos 420 funcionários diretos, além de gerar centenas de empregos indiretos. Esse número reflete o papel importante que desempenhamos como uma empresa que impulsiona a economia local, investindo no desenvolvimento socioeconômico da região e priorizando parcerias com fornecedores locais.

Por Publicado em: 9 de janeiro de 20250 Comentários