Tecnologia e eficiência: transformando o varejo supermercadista
O sucesso de uma loja está ligado à implementação de processos bem definidos, organizados e eficientes. Mas sabemos que, para quem está na operação, executar tarefas de controle de estoque, checkout e comunicação, por exemplo, não é simples. Para apoiar a realização dessas tarefas, está aí a tecnologia com as mais variadas soluções.
No Super Compras Recreio, do Grupo Big Field, todo sistema de gerenciamento de estoque é automatizado. “Com a informatização, evitamos erros na entrada de notas. Fazemos inventário rotativo semanal de perecíveis (açougue, laticínios e hortifruti) que nos ajuda a evitar rupturas, entender como está a manipulação dos produtos pelas nossas equipes e identificar possíveis casos de furto”, explica Milena Theodoro, diretora de Controladoria do Grupo.
A gestão de estoque é apenas uma das aplicações da tecnologia. Existem muitas outras soluções disponíveis para otimizar os processos do varejo supermercadista. A ASSERJ pesquisou algumas delas para você avaliar a implantação na sua loja.
v Gestão de relacionamento com o cliente
O ERP (Enterprise Resource Planning) centraliza todas as informações que fluem através das diversas áreas de uma loja, permitindo uma visão panorâmica que viabiliza o monitoramento de todas as operações. Para alcançar uma gestão empresarial eficaz e aprimorar a eficiência operacional, vale a pena adquirir um sistema ERP. Essa tecnologia integra de maneira rápida e simplificada todos os setores de uma loja, assegurando o controle dos processos e possibilitando o acompanhamento preciso dos resultados obtidos.
v Tenha um bom sistema de PDV.
O sistema de PDV reúne uma série de operações, incluindo o registro de compras, emissão de notas fiscais e processamento de faturamento. Imagine o trabalho se todos esses processos fossem realizados manualmente ou, gerenciados por sistemas distintos que não se comunicassem entre si.
A ferramenta pode ser integrada a outros sistemas, como o CRM (Customer Relationship Management), liberando os colaboradores para o que realmente importa: atender com qualidade.
v . O cliente no centro de tudo
O CRM (Customer Relationship Management) gerencia o relacionamento com o cliente, armazenando dados, atividades e comportamentos. Essa é uma das tarefas mais importantes para se obter um bom desempenho no varejo. Solucionar as necessidades do cliente e proporcionar uma boa experiência de compra garantem sucesso no varejo.
Com o gerenciamento inteligente de dados, a loja pode executar ações personalizadas e estabelecer laços mais fortes com o consumidor.
v . Otimize a experiência do pagamento
A hora do pagamento interfere muito na experiência de compra. Longas filas e problemas de diferença de preços no checkout geram sentimentos negativos no cliente. Portanto, a frente de caixa precisa de uma atenção especial. Hoje existem tecnologias para melhorar a gestão do pagamento adotadas por nossos associados como self-checkouts e pagamento por reconhecimento facial.
v A comunicação visual é essencial
Comunicar preços, produtos e promoções é um dos processos mais importantes em uma loja. Afinal, é assim que a loja consegue atrair a atenção, acionar gatilhos que estimulam a compra e otimizar a jornada de compra do cliente. Elementos como telas de led, cartazes, folhetos de ofertas, displays e etiquetas de preço, por exemplo, informam e provocam estímulos para a realização da compra na loja.