12 mar 2020

Secretaria de Agricultura participa da 32ª edição da Rio Expofood

Nos dias 16, 17 e 18/03, a Secretaria de Estado de Agricultura marca presença na 32ª Rio Expofood, no Riocentro, na Barra da Tijuca. Este é o maior encontro do setor alimentício da América Latina e terá a participação de empresários, representantes de marcas expositoras, além de possíveis parceiros e consumidores. A secretaria levará ao evento técnicos da Emater-Rio, Pesagro-Rio e da Fiperj, além de cerca de 40 produtores rurais, que estarão expondo seus produtos na feira em busca de negócios e parcerias. O objetivo é promover rodadas de negócios e incentivar a agricultura do Estado.

– A secretaria tem um papel muito importante no setor alimentício. Através do que é produzido no campo, incentivamos uma alimentação saudável, geramos emprego e mais renda para o Estado. Não vamos apenas participar desse evento, vamos viabilizar encontros entre empresários e produtores rurais. Nossa missão é ampliar a Agricultura do nosso estado e incentivar os produtores. O Governador Wilson Witzel entende a Agricultura como um setor chave para o futuro da economia do RJ. Esse ano temos o maior orçamento da história para a pasta – disse Marcelo Queiroz, secretário de Agricultura do Estado.

A secretaria terá um stand onde irá oferecer consultorias nas áreas de agroindústria, qualidade da água, do solo e dos alimentos. Além desses serviços, viabilizará o encontro entre produtores e empresários para alavancar a venda de produtos. No dia 16, o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, participará de um debate na Arena Nature, às 16h, sobre fortalecimento da produção orgânica e consumo consciente.

– A Emater é fundamental na linha de frente com os produtores. Estamos presentes nas lavouras, no interior do estado prestando apoio em várias frentes. Este evento é uma ótima oportunidade para pequenos e médios produtores, que terão a possibilidade de fazer negócios com grandes empresários e aumentar sua produtividade. E eles podem contar com o apoio da Emater – disse Stella Romanos, presidente da Emater-Rio.

Parte dos produtores rurais selecionados para a feira foram beneficiados pelo Programa Prosperar, uma iniciativa da secretaria de Agricultura que promove capacitação, legalização e profissionalização de agroindústrias familiares. O programa também oferece sistemas de crédito e canais de comercialização dos produtos destes produtores.

– Desenvolvemos pesquisas agropecuárias nas mais diversas áreas e ajudamos produtores que querem melhorar seu produto. Tecnologia e agricultura andam juntas aqui na Pesagro. Nesta feira estaremos oferendo consultorias nas áreas de pesquisa de qualidade da água, do solo e dos alimentos – disse Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro.

Entre os confirmados na feira estão produtores de mel, água de coco, laticínios, ovos, cachaça, cafés, entre outros, de várias regiões do Estado do RJ. São eles: Apiário Martins, Fumel, Coco Legal, Cachaça Bousquet, Café Iranita, Cachaça 7 Engenhos, Cachaça Barra Velha, Queijaria Fazenda Boa Fé, Mistura Fina, Rancho Grande, Apiário Gripp´S, Rancho dos Sonhos, Sitio Cocoricó, Cachaçaria Itajoana, Embutidos São João, Ovos Caipira Santo Antônio, Produtos Rosalense, Tapioca Tupy, Apiário Mel do Horto, Alambique Engenho D’ Ouro, Arte em Conservas, Sitio Solidão, Laticínio Sagrada Família, Cachaça Magnífica de Faria, Cachaça Coqueiro, Palmito Carvalheira, Vero Coco, Armazém Sustentável, Sitio Vai e Volta, Café Silvestre, Goiaba e Goiabada, Molhos e Geléias, Doçuras da Suely, SAVE Agroindustrial, Agropecuária de Barra Mansa, Queijo Macabuzinho, Itelate.

Serviço
Secretaria de Agricultura na 32ª edição da Rio Expofood
Data: De 16 a 18/03 (Segunda e Terça: 14h às 22h / Quarta: 14h às 21h)
Endereço: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Pavilhão 4 – Barra da Tijuca

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento – RJ

21 3601-6411

[email protected]

Deixe uma resposta