04 jan 2022

Interação e tecnologia: as palavras-chave do varejo

Supermercado não é tudo igual, a experiência do cliente é fundamental, e isso define sua permanência ou não no estabelecimento. O comercio pós pandemia está repleto de oportunidades, algumas de médio a longo prazo, e outras que já podem ser implementadas nas lojas desde já!  Vamos listar aqui algumas ações que podem alavancar os negócios neste novo ano, com foco em interatividade, tecnologia e inovação.

Existem mudanças que podem ser implementadas em seu negócio que vão desde investimentos com estrutura e pessoal especializado, até ações que já acontecem, mas podem ser exploradas de formas mais elaboradas, e até sem custo adicional. Vamos listar ideias com dicas que podem ser realizadas em estabelecimentos de todos os tamanhos. A questão é avaliar o seu negócio, saber qual é o seu objetivo, quem são os seus CRMs, e colocar as ideias em ação.

 

Curto prazo

  • Encarte digital & Story com promoções do dia

Use as redes sociais para criar um hábito em seus seguidores: ir até o perfil de sua loja para checar se há algo de novo.

Disponibilize nos stories destaques com ofertas especiais do dia, cupons de desconto, e informações sobre os horários de funcionamento das lojas. Esse espaço digital pode ser usado de muitas formas, e a maioria sem custo, apenas adaptando algo que já existem para o ambiente digital.

Que tal criar uma landing page com o encarte digital com os valores dos produtos? Não esqueça de sinalizar se os valores tem algum período específico de durabilidade (semanal, diário ou mensal), para não haver desencontros de informações. Que tal colocar o encarte em uma newsletter, e gerar leads com esse material? Não deixe de mandar junto aquele cupom de desconto.

 

Médio prazo

  • Aceitar novas formas de pagamento para facilitar a compra

Para a experiência do cliente, faz muita diferença ter segurança na hora de realizar pagamentos, e isso gera uma maior confiabilidade no estabelecimento também. Seja por comodidade ou segurança, cada vez menos o dinheiro em espécie tem sido utilizado, fique atento as inovações em métodos de pagamento.

Seu supermercado, além do dinheiro em espécie, já aceita também cartão de crédito, pix, parcelamento em cartão especial do próprio mercado, débito, carteira de crédito on-line, vale alimentação? Verifique junto ao seu setor financeiro quais são as condições para a implementação desses novos métodos de pagamento.

 

  • Experiências de PDV

O marketing de experiência gera retorno financeiro efetivo, pois cria conexões criativas que atraem os clientes, gera curiosidade e vendas. Além disso reforçar a importante relação entre empresa e fornecedores. O cliente é positivamente surpreendido quando chega ao supermercado e se depara com uma gôndola personalizada, distribuição de brindes, e ações sociais de arrecadação de alimentos.

Essas ativações podem acontecer com uma certa frequência, seguindo, por exemplo, um calendário sazonal. O setor comercial pode viabilizar essas parcerias entre fornecedores, sempre variando o tipo de ação, e com isso gerando o fator “UAU” no cliente. Lembrando que estruturas de PDV podem até participar de premiações, o que gera um retorno positivo para o supermercado.  

 

  • Longo prazo

Self checkout & APP do supermercado com promoções exclusivas

Investir em tecnologia e em pessoal especializado para auxiliar os clientes pode levar um certo tempo, mas é muito importante. O cliente precisa se sentir bem ao chegar no supermercado, e para isso ele precisa encontrar funcionários prontos para recebê-los. Estude sobre a implementação do self checkout, e como isso pode agregar na experiência do consumidor.

Junto do seu setor financeiro, levante o custo de colocação dos equipamentos na loja, quantos aparelhos seriam necessários, qual o espaço que precisa ser disponibilizado para que a instalação dos aparelhos seja realizada. E não esqueça de separar um número de funcionários para serem preparados para lidar com as principais questões que os clientes possam fazer. Como auxílio com o uso de cartões, ou até como excluir um item que passou duplicado por engano.

Aliado a essa tecnologia, a criação de um app exclusivo de sua loja com preços, promoções, e até venda de produtos também é um importante passo. Na pandemia os serviços de entrega se mostraram muito eficientes, e isso abre um leque de opções para que o supermercado participe dessa adaptação.

Caso você ainda não tenha aderido ao formato, estude a parceria com serviços de entrega, ou até a contratação de entregadores próprios para esse serviço. Esse valor investido pode ser revertido em uma tabela fixa de fretes, que tornem a opção de compra pelo app algo realmente atrativo ao cliente.

Existem diversas plataformas para desenvolvimento de aplicativo que já oferecem até formatos pré-prontos para facilitar a utilização. Mas nada como uma boa pesquisa de mercado para identificar empresas ou até startups que tenham o perfil ideal para o seu tipo de negócio.

De todas as ideias acima, o ponto fundamental é identificar quais são os propósitos de sua empresa. Com os nortes bem definidos fica mais fácil identificar quais serviços realmente valem a pena, e qual o investimento financeiro faz mais sentido. Definindo esses pontos, não deixe de colocar nessa soma o perfil dos seus clientes, para deixar claro qual o tipo de tecnologia será mais aceito.

 

Não perca a oportunidade!

Já tem em mente ideias para sua loja, mas não sabe por onde começar? Que tal participar do maior evento de tecnologia para o varejo? Nos dias 13 e 14 de janeiro, no Jockey Club na Gávea, será realizado o Conecta Varejo. Palestras, expositores, e muita troca de ideias e experiências farão desses dois dias de evento um marco para os varejistas que querem inovar em seus negócios.

Clique aqui e realize sua inscrição. 

 

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