13 dez 2021

ECONATAL 2021 realiza mutirão abrindo o verão carioca 2022

O evento EcoNatal 2021 – Verão Limpo 2022, que acontece ininterruptamente desde 2003 em várias localidades do Brasil, convida a todos os cariocas e turistas a participarem de sua 19ª edição, que será realizada no sábado, dia 18 de dezembro, a partir das 10h. 

 

Com o tema: “Dê um presente à natureza: mantenha o meio ambiente limpo, em diferentes pontos das principais praias e rios no estado do Rio de Janeiro”, o evento acontece com o apoio de empresas e voluntários; e visa combater o aquecimento global e preservar a biodiversidade.

 

A grande novidade é a união à nobre campanha “Desplastifique Já”, junto à ASSERJ – Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – que preserva e defende integralmente a Lei Estadual 8.473 – que estabelece novas regras de substituição das sacolas plásticas tradicionais pelas retornáveis. Em pouco mais de dois anos de vigência da legislação foi possível retirar de circulação 4,5 bilhões de sacolas plásticas em território fluminense. Segue o link do abaixo assinado em prol desta nobre iniciativa: www.change.org/LeiDasSacolas

 

“A legislação estadual provocou uma mudança de comportamento no consumidor. Sete entre dez pessoas passaram a usar sacola retornável. Vamos continuar a defender a lei, e o apoio a uma entidade como o Clean Up The World é fundamental para seguirmos no cumprimento da meta de redução do uso do plástico”, afirma Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. Fábio também acrescenta que a legislação permitiu a retirada de circulação de cinco bilhões de sacolas plásticas.

 

“Cientistas, engenheiros, biólogos, artistas, oceanógrafos e ambientalistas estão fazendo parte desta nobre campanha. Junte-se a nós, e vamos reduzir o uso das sacolas plásticas; contribuindo com a diminuição do impacto ambiental. Os oceanos agradecem!”, ressalta Hildon Carrapito, produtor, radialista e membro do Clean Up The World desde 2003.

 

Dentro da visão do Tripé da Sustentabilidade (conceito conhecido também mundialmente como “Triple Bottom Line” – Teoria dos “3 Ps” – Planet – planeta; People – pessoas; Profit – economia), o EcoNatal alinha-se ao Tema da ONU – UNEP – Clean Up The World 2021: Década de Preservação dos Oceanos, dentro das visões das economias verde, azul e circular.

 

São produzidas mais de 250 milhões de toneladas de plásticos no mundo; parte destes plásticos são descartados incorretamente e acabam causando a mortandade de milhares de animais marinhos por ano. Várias Ongs ambientais foram criadas com o intuito de diminuir este impacto global. Prêmios, concursos e inúmeros projetos são alavancados incentivando a conscientização dos seres humanos para que eles não venham a ingerir o microplástico – que já encontra-se na cadeia alimentar; e se intensificou muito mais devido à pandemia.

 

No momento do evento serão distribuídas sacolas plásticas recicladas e luvas aos participantes. O material coletado será destinado a instituições de reciclagem. Seja voluntário e faça a sua parte! Chame os amigos, parceiros e familiares; e vamos limpar a nossa cidade; conscientizar a todos que não se deve sujar!! Todos os participantes devem estar utilizando máscaras e álcool em gel.

 

Venha fazer parte deste nobre movimento, que une muitas mãos em prol da educação socioambiental em nossa cidade e país!

Pontos de Encontro (Início às 10h e término às 13h, simultaneamente):

– Praia Vermelha – encontro no lado esquerdo, próximo ao posto dos bombeiros / guarda-vidas, com o Fechando o Ciclo e a Terra Limpa;

– Praia de Copacabana – Posto 6, junto à Colônia de Pescadores, caminhando até a rua Santa Clara;

– Praia de Ipanema – Em frente à rua Garcia D’Ávila, na barraca do Pelé;

– Praia da Barra da Tijuca – Encontro na Barraca do Pepê;

– Praia do Recreio dos Bandeirantes – Encontro na Praça Tim Maia, com o Recicla Surf e a AMOR;

– Prainha – Encontro em frente ao Parque Natural da Prainha, com os agentes do Parque da Prainha;

– Grumari – Encontro no Quiosque do Serginho, com o Mangue e Tal e a Mata Ativa;

– Rio dos Macacos – Jardim Botânico – Encontro na Rua Pacheco Leão, número 1.235, com o Horto Natureza;

– Ilha do Governador – Praia de São Bento, no Bar “Ponto de Encontro”;

– São Gonçalo – Praia das Pedrinhas, na Praça da Praia das Pedrinhas.

– Anexos, o cartaz atualizado para a divulgação eletrônica do evento; e fotos de divulgação. Este evento terá ampla divulgação junto aos nossos parceiros gerais e mídias sociais.

Venha Fazer a Diferença!

Créditos: Clean Up The World

 

Deixe uma resposta