26 out 2020

De Empacotadora a Gerente de Controle de Estoques: Ana Claudia trabalha há 20 anos nos Supermercados Mundial

A profissional começou a trabalhar na rede com 23 anos

Você imagina que é possível construir uma carreira sólida trabalhando em supermercado, evoluir profissionalmente e realizar sonhos? Pois saiba que sim! E são essas histórias que vamos apresentar na série especial ‘Por trás da Gôndola’.

Conheça hoje a história de Ana Claudia de Souza, que entrou para o setor supermercadista nos anos 2000, aos 23 anos, como empacotadora no Supermercados Mundial, associado ASSERJ.

Ana relembra como tudo começou.

Fico lisonjeada de poder falar da minha história e dos supermercados. Comecei a trabalhar no Supermercados Mundial nos anos 2000 e passei por vários setores. Entrei como empacotadora na padaria, depois fui operadora de caixa, recepcionista do SAC, e depois fui convidada para a ser auxiliar administrativo na área de expedição. E com o tempo passando, fui treinando algumas meninas e meu trabalho começou a se destacar. Foi quando em 2006 fui trabalhar na Central, em Inhaúma, na área de controladoria. Na época houve a mudança do sistema e passei a trabalhar diretamente com o Diretor da rede.”

A profissional passou a vivenciar novos desafios em sua carreira, mostrando como é possível evoluir no setor supermercadista. “Comecei a ser responsável pela importação da empresa, pagaram cursos para mim e me especializei nessa área. Em 2010 fui convidada para assumir a gerência do controle de estoque, um setor que não existia na empresa. Eu comecei sozinha no setor e hoje temos 24 pessoas na equipe, onde somos responsáveis por todos os inventários da empresa. Começamos terceirizando, e desde 2017 somos nós que fazemos os nossos inventários, somos responsáveis por todo o estoque das 20 lojas, e também sou responsável pela concorrência e setor de ruptura, fazemos todo o atendimento ao comercial. Também gerencio as expedições de todas as lojas.”, conta.

Desafios e atuação junto com a ASSERJ

Ana Claudia comenta sobre o desafio de ser mulher e vencer o preconceito, mas ressalta que sempre teve o apoio da Diretoria e de seus patrões. “Hoje as coisas estão mais fáceis, mas foi um início um pouco difícil, de toda forma, sempre tive apoio da Diretoria.  Sempre quis entregar o meu melhor, me atualizei, sempre quis estudar. Em 2016 passei a integrar o grupo da ASSERJ de Prevenção de Perdas, onde conheci a Keila Prates (Superintendente). Comecei a viajar e conhecer outras empresas. Isso agregou muito para minha vida profissional.”, celebra.

Sonhos realizados em sua atuação no setor supermercadista

O primeiro apartamento, viagens e a faculdade de Direito. Tudo isso foi conquista ao longo desses 20 anos de trabalho no Supermercados Mundial. “Realizei muitos sonhos, como comprar o meu primeiro carro, viajar muito, e fazer as minhas filhas também viajarem comigo. Comprei o meu primeiro apartamento em 2008 e agora em 2020 realizei o sonho de comprar um apartamento no condomínio que sempre sonhei. Hoje sou casada, em 2018 formei uma linda família. Então sim, eu consegui realizar muitas coisas. Acredito que é possível construir uma carreira sólida no supermercado. As pessoas tem uma visão muito pequena quando falam de trabalhar em supermercado, mas não sabem tudo o que está por trás para que aquela Rede funcione. Aqui tem de tudo: advogado, enfermeiro, engenheiro, médicos, nutricionistas, marketing, TI. Então, tem sim chance de traçar uma carreira sólida, eu estou aqui há 20 anos. E agora estou realizando também o sonho de fazer faculdade de Direito. Meu objetivo é ser uma advogada tributarista, dentro da empresa onde trabalho.”, completa.

Conselho para quem deseja atuar no setor:

“Quero aconselhar a quem está entrando no ramo supermercadista, que possa tirar essa venda dos olhos, qualquer tipo de preconceito, e pensar que é possível. Trabalhei com jovens aprendizes que hoje são analistas, atuam na área de cadastro. A empresa dá muitas oportunidades. Agradeço muito aos meus patrões, a Diretoria, pois muito do meu crescimento foi com apoio deles.”, conclui.

Na próxima semana você vai conhecer a história de Calebe Fideles da Conceição, que começou a trabalhar em supermercado como jovem aprendiz.

One Comment

  • Fabiana 27 de outubro de 2020

    Ana Cláudia sempre foi muito dedicada ao trabalho e o que é melhor, tem orgulho do que faz e de sua trajetória!!! Parabéns pela pessoa maravilhosa que você é! Sucesso!!!

    Reply

Deixe uma resposta