15 ago 2019

O futuro dos supermercados para 2020 foi tema de painel realizado pela ASSERJ e PUC-Rio

Desemprego, violência, tecnologia. Esses foram apenas alguns dos fatores para o setor supermercadistas citados durante painel “Desafios na Gestão de Supermercados para 2020”, realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) com participação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).
O evento, realizado no Auditório Anchieta, do Campus Gávea, reuniu cerca de 40 pessoas que atuam na área, além de interessados no assunto.

Fábio Queiróz

O primeiro a falar foi o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, que é advogado, pós-graduado em Direito Público e Privado com MBA em Direito Empresarial. O executivo atuou por 14 anos no núcleo jurídico de uma rede de supermercado e é VP da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Ele apresentou indicadores do setor, e focou a apresentação na importância da tecnologia para o varejo, que tem revolucionado a forma de vender em todo o mundo.

“Primeiro precisamos entender que tecnologia nem sempre é cara e difícil. Precisamos aperfeiçoar o varejo supermercadista, pois facilita a operação de loja, e com isso, facilita processos”, explicou o titular da ASSERJ. Queiróz também destacou que os empresários precisam, cada vez mais, investir em experiências de compra, não apenas em tecnologia. “É possível reunir grupos com interesses em comum, como por exemplo, motociclistas, mães, veganos, entre outros, proporcionar encontros para essas pessoas ”, disse.

Fábio também falou sobre o supermercado do futuro e citou como exemplo a Zaitt, criada em abril de 2016 como aplicativo de entrega de bebidas e espaço para eventos e vendas, a startup transformou-se em dezembro de 2017 no primeiro mercado 100% autônomo da América Latina, em Vitória-ES, com a compra guiada pelos próprios usuários por meio de aplicativo. Em março deste ano, em parceria com o Carrefour Brasil, a Zaitt abriu a segunda loja da rede, desta vez na capital paulista. “Se não transformarmos as nossas lojas, vamos ficar cada vez mais para trás”, garante o presidente da ASSERJ.

Paulo Drago, Diretor Geral Prezunic (Cencosud Brasil), formado em Ciências Contábeis com MBA em Gestão e Finanças Corporativas (FGV-RJ), MBA em Gestão Estratégica (FGV-SP) e Especialização em Varejo (FIA-SP) falou sobre o perfil dos clientes cada vez mais curiosos, demandados e impacientes. Paulo ressaltou os desafios de gente e gestão, além da transformação social. “É a consistência do negócio que vai levar algo para outro patamar. As decisões devem estar cada vez mais pautadas em dados reais obtidos por meio de inteligência artificial, do que em achismo e cópias de estratégias que podem ser muito bem aproveitadas em alguns modelos e não servirem para outros”, disse.

Paulo Drago

O outro participante o painel foi André Portes da Rocha, CEO da Rede Multi Market de Supermercados, Diretor de Comunicação e Marketing da ASSERJ e membro do Comitê Técnico da ABERJ. Ele apresentou as diferenças entre os mercados de grande, médio e pequeno porte, além de falar sobre a importância de estar atualizado e preparado para o novo. “As coisas estão mudando muito rapidamente e, às vezes é difícil aceitar, como foi o caso do Uber, AirBnb, entre outros modelos de negócios que sofreram uma ruptura enorme e não voltam nunca mais a ser como eram antes. Precisamos nos preparar para isso”, conta André.

André Portes

A coordenação do painel ficou por conta de Jorge Duro, doutor em administração de empresas pela PUC-Rio e coordenador do MBA em Gestão Comercial e de Vendas da Escola de Negócios da PUC-Rio. “É muito bom ver a academia se aproximando de um setor que cresce e precisa de capacitação de qualidade. Essa parceria com a ASSERJ é fundamental para gerar conhecimento e especialista cada vez melhores para o setor supermercadista”, explica Jorge.

Capacitação

Pensando na capacitação para gestores de supermercados, a ASSERJ está com vagas abertas para o curso de extensão Gestão Estratégica de Supermercados, em parceria inédita com a PUC-Rio. O curso é voltado para profissionais atuantes no setor supermercadista como gerentes e chefes de setor de lojas de médio e grande porte, redes, empresários, além de seus sucessores, mesmo aqueles que não possuam graduação.

Os alunos vão aprender as ferramentas mais modernas e indispensáveis para uma gestão eficaz com professores do mercado de varejo, além de fazer networking profissional com professores e alunos atuantes em diversas empresas supermercadistas.

Essa é a primeira parceria que a Escola ASSERJ faz com uma instituição educacional de grande porte como a PUC com o objetivo principal de qualificar cada vez mais profissionais do setor de supermercados que, apesar da sua relevância na economia, ainda se encontra em estágio embrionário na formação de seus gestores comparado a outros segmentos.

De acordo com a ASSERJ, atualmente o Rio tem 2.094 empresas do setor supermercadista totalizando cerca de 6 mil lojas. No ano passado mais de 2 mil pessoas foram qualificadas nos mais variados cursos oferecidos pela Escola ASSERJ.

As inscrições vão até o dia 28 de agosto pelo site http://www.cce.pucrio.br/sitecce/website/website.dll/folder?nCurso=gestao-estrategica-de-supermercados&nInst=cce. O curso terá duração de 6 meses (carga horária 90 horas), com aulas todas as quartas, das 14h às 17h, na Penha, sede da Escola ASSERJ. O início das aulas será no dia 4 de novembro e os associados da ASSERJ têm 15% de desconto. Mais informações: (21) 2584-6339 / (21) 97956-1351 / [email protected]

Curso Gestão Estratégica de Supermercados – ASSERJ e PUC-RIO

Inscrições até: 28/08

Início das aulas: 04/09

Duração: 6 meses (Carga horária 90 horas)

Aula semanal – todas as quartas das 14h às 17h

Endereço: Rua do Arroz, 90 – 4º andar – Grupos 443 a 466 – Mercado São Sebastião – Penha

Deixe uma resposta