19 jun 2019

Prezunic participa de debate sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho 

Pessoas com deficiência (PCDs) representam 24% da população brasileira, segundo o IBGE. Desse percentual, apenas 1% está empregado. Para debater essa e outras questões ligadas a PCDs, a rede de supermercados Prezunic, associado ASSERJ, foi uma das convidadas para o workshop “Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, promovido recentemente pela Prefeitura do Rio, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Prezunic, pautado na sua Política de Diversidade e Inclusão, incentiva a contratação de todas as pessoas sem distinção e cria condições favoráveis para o acolhimento de colaboradores que necessitam de atendimento. Entre as ações está a implementação da entrevista de emprego na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para candidatos surdos. A empresa tem parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), o Instituto Benjamin Constant (IBC) e o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (Ciad), permitindo a busca por pessoas com diversos tipos de deficiência para ocuparem as vagas disponíveis.

A parceria com o Ines resultou na capacitação de duas analistas de Recursos Humanos do Prezunic em Libras. Desde então, o RH da empresa adota o idioma no atendimento aos candidatos surdos, muitos deles encaminhados pelo próprio Instituto.

Camila Coutinho, analista de recursos humanos do Prezunic, ressalta que muitos colaboradores com deficiência apresentam resultados superiores. 

“Geralmente, costumam ser mais pontuais, pouco faltam e demonstram comprometimento acima da média. Deficiência e ineficiência são coisas completamente diferentes”, ressalta Camila.

O Prezunic também realiza um trabalho junto aos familiares dos colaboradores com deficiência, mantendo diálogo frequente e conhecendo mais de perto a realidade de cada pessoa.

Curso de Libras para os colaboradores

Recentemente, o Prezunic lançou um curso de Libras disponível para todos os seus 7 mil colaboradores, por meio da plataforma de cursos on-line da companhia. O objetivo da capacitação é prestar atendimento personalizado também aos clientes surdos. 

Pessoas interessadas em trabalhar no Prezunic devem cadastrar seus currículos no site www.vagas.com.br/cencosudbrasil.

Fonte: Assessoria de imprensa Prezunic

Deixe uma resposta