12 jun 2019

Atividades saudáveis integram colaboradores nos bastidores do Prezunic

Jaime Fernandes Morais, de 54 anos, sofria, há tempos, com as consequências da hipertensão. Ia ao médico com frequência e sempre saía de lá com mais remédios que a consulta anterior, e a recomendação de que fizesse exercícios físicos. Vendo seu estado de saúde se deteriorar, resolveu pôr o conselho em prática. Começou com pequenas caminhadas e, aos poucos, passou a perceber as mudanças positivas. 

“Melhorei tanto, que senti vontade de dividir a experiência com meus colegas de trabalho”, afirmou Jaime, gerente da loja do supermercado Prezunic em Padre Miguel, Zona Oeste do Rio.

Em setembro de 2018, ele criou, com o apoio da área de Recursos Humanos da empresa, o projeto “Saudável Prezunic”. Três vezes por semana, 16 colaboradores da loja se reúnem e fazem, juntos, uma hora de exercícios físicos sob supervisão de um professor de educação física. Caminhadas pelas ruas do bairro, com alongamento no estacionamento da loja ou na pracinha em frente ao estabelecimento. Não importa o local, o que eles querem é se movimentar e aproveitar os benefícios que essa iniciativa traz. 

“As pessoas estão mais bem dispostas, felizes e autoconfiantes. As faltas e as licenças médicas até diminuíram”, afirma Jaime, que teve a sua medicação reduzida, a partir do incremento dos exercícios físicos. “Exercício é tão bom que melhora até a nossa autoestima”.

Essa é apenas uma das iniciativas propostas por colaboradores e adotadas pela rede de supermercados. Aulas de zumba, salão de beleza e espaço destinado a jogos de lazer são outros exemplos que se repetem em diversas das 31 lojas do Prezunic, levando mais descontração e melhorado ainda mais o ambiente de trabalho.

Na unidade da Barra da Tijuca, foram criados espaços de convivência e cuidados pessoais. Além da sala de repouso e do refeitório, quem trabalha na loja conta com salão de jogos – pebolim e tênis de mesa – e o concorrido “Espaço da Beleza”, uma sala especialmente preparada para que todos possam se maquiar, fazer as unhas e dar um trato nos cabelos, antes ou depois do trabalho. 

No Prezunic de Nilópolis, as aulas de zumba duas vezes por semana têm feito a diferença para cerca de 20 colaboradores que aderiram à atividade desde o início do ano, com o apoio da própria empresa. A academia de dança, montada nos bastidores da loja – com direito a palco e espelhos – atrai cada vez mais a atenção, e o aumento da procura deve provocar a abertura de novas turmas, em breve.

“Este tipo de iniciativa representa mais saúde, mais animação e cativa a todos. Um colaborador vai chamando o outro, e a procura é cada vez maior”, afirma José Freitas, gerente da loja em Nilópolis.  

Estudos mostram que o sedentarismo está ligado a doenças crônicas como o infarto, a hipertensão e a diabetes. O resultado direto é o aumento a obesidade, problema crescente no país e uma realidade para 18,9% da população, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Já o diagnóstico de diabetes afeta 8,9% das pessoas, e o de hipertensão – como o gerente Jaime – 25,7%. O mesmo levantamento revela ainda que 62% dos entrevistados não praticam esportes. 

Prêmio GPTW

Em 2018, pela nona vez, o Prezunic recebeu o prémio Great Place to Work, como uma das melhores empresas para se trabalhar no Estado do Rio de Janeiro, ficando com a 3ª colocação. A empresa, com 31 lojas no Rio e Grande Rio, faz parte do Grupo Cencosud, maior varejista da América Latina e 4º maior supermercadista do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta