Supermercados do Rio de Janeiro apresentam crescimento de 1,2% em vendas

supermercado-guanabara
Segundo levantamento da Pesquisa Mensal do Comércio, as vendas de supermercados subiram abaixo do mês de março mas mantendo o volume

Os supermercados do Rio de Janeiro tiveram um crescimento de 1,2% em termos reais, quando já é descontada a inflação, na comparação com o o mês de abril no ano passado. Os dados foram levantados pela consultoria econômica da ASSERJ, Future Tank, com base nos dados disponibilizados pela Pesquisa Mensal do Comércio/IBGE.

O resultado foi abaixo do registrado em março, mas manteve o crescimento de dez meses consecutivos nas vendas. Desde julho de 2023, o Rio de Janeiro vem tendo aumentos seguidos nos volumes de vendas. Em março, o crescimento foi de 9,7%.

O desempenho dos supermercados em geral foi determinante para o crescimento das vendas no varejo do Rio de Janeiro, em abril (+0,2%). Nesse cenário, foi o quarto mês consecutivo de alta no comércio varejista. Em nível nacional, as vendas de supermercados apresentaram queda de -1,1% em abril, diante de cinco das 12 unidades da federação pesquisadas com resultados negativos.

No recorte econômico, o primeiro quadrimestre dos supermercados fluminense foi positivo, com um crescimento de 6,0% em termos reais, na comparação com o mesmo período em 2023. Vale ressaltar que o bom desempenho foi um reflexo da base já elevada, principalmente, do setor que registrou forte alta nesse período em 2023 (+5,4%).

Em nível nacional, as vendas dos supermercados apresentaram crescimento expressivo nesse quadrimestre de 6,1%, diante do crescimento de onze dos 12 estados pesquisados, com exceção apenas do Espírito Santo. O Rio de Janeiro, por outro lado, apresentou o nono melhor desempenho no ranking.

Por Publicado em: 14 de junho de 20240 Comentários